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Tipo do documento: Dissertação
Título: MA-AVA: modelo de avaliação da aprendizagem em ambientes virtuais
Título(s) alternativo(s): MA-AVA: learning evaluation Model in Virtual Learning Environments
Autor: Ferreira, Alane de Almeida 
Primeiro orientador: Werneck, Vera Maria Benjamim
Primeiro coorientador: Santos, Neide dos
Primeiro membro da banca: Costa, Rosa Maria Esteves Moreira da
Segundo membro da banca: Santoro, Flávia Maria
Resumo: Os ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) vêm sendo usados há mais de uma década com o propósito específico de ensinar tópicos curriculares e/ou desenvolver determinadas competências, complementando o processo de ensino uma vez que é possível encontrar uma diversidade destes. No entanto, a avaliação de sua efetividade como instrumentos de apoio a ganhos de aprendizagem não tem sido objeto de muitos estudos. Alguns modelos de avaliação de aprendizagem estão sendo propostos atualmente, mas boa parte destaca aspectos como interface, qualidade, clareza abstendo-se de tratar sobre o real ganho no ensino. Este trabalho apresenta um modelo de avaliação de ambientes educacionais, construída após sólida revisão sistemática da literatura, focado na verificação de ganhos de aprendizado dos alunos. Este modelo foi experimentado no ensino de Geometria Analítica com o AVA Educ-MAS GA em alunos da Graduação da área de Engenharia de uma Universidade pública do Rio de Janeiro. O processo de aplicação do modelo e a análise dos resultados obtidos são apresentados e discutidos, bem como apontados alguns encaminhamentos futuros.
Abstract: Virtual learning environments (VLEs) have been used in more than a decade for the specific purpose of teaching curricular topics and / or skills development, complementing the teaching process since we can find a diversity of these environments. However, an evaluation of their effectiveness as instruments of support is still an object of research. Some evaluation models are currently offered, but they highlight issues such as interface, quality, clarity, refraining from dealing with actual non-teaching gain. This work presents an evaluation model of educational environments, built after the systematic review of the literature, focused on the selection of students' learning gains. This model was tested on teaching of Analytical Geometry with AVA Educ-MAS GA in Engineering undergraduate students in the a public University in Rio de Janeiro. The process of applying the model and the obtained results analysis are discussed, as well as some future works are pointed
Palavras-chave: Evaluation models
Learning
Learning environments
Computação
Tecnologia educacional
Modelo de avaliação
Aprendizagem
Ambientes virtuais
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Tecnologia e Ciências::Instituto de Matemática e Estatística
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências Computacionais
Citação: FERREIRA, Alane de Almeida. MA-AVA: modelo de avaliação da aprendizagem em ambientes virtuais. 2017. 95 f. Dissertação (Mestrado em Modelagem matemático-estatístico-computacional) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7712
Data de defesa: 10-Mar-2017
Aparece nas coleções:Mestrado em Ciências Computacionais

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