Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7743
Tipo do documento: Dissertação
Título: O enquadramento do aborto pela mídia impressa brasileira no período eleitoral (2010): uma questão bioética
Título(s) alternativo(s): The framing of abortion by the printed media in Brazilian electoral period (2010): a bioethical issue ?
Autor: Oliveira, Jussara Costa de 
Primeiro orientador: Diniz, Débora
Primeiro coorientador: Loyola, Maria Andrea Rios
Primeiro membro da banca: Esperidião, Maria Cleidejane Silva
Segundo membro da banca: Rego, Sergio Tavares de Almeida
Resumo: O presente trabalho trata do enquadramento do aborto realizado pela mídia impressa brasileira no período eleitoral (2010) e suas implicações como questão bioética. O objetivo foi identificar as matrizes de enquadramento do aborto nos veículos nacionais e regionais por meio de técnicas mistas de levantamento e análise de dados, na eleição presidencial de 2010, tendo como material para análise as notícias veiculadas tanto na mídia impressa como eletrônica e aspectos bioéticos associados. Os veículos que dominaram o enquadramento de notícias e a pauta sobre o aborto são provenientes do Sudeste, tendo contribuído com 80% (N = 453) das notícias publicadas. As autoridades que obtiveram voz eram na sua maioria homens (91%), e apenas 3 histórias de vida de mulheres relacionadas a aborto emergiram das notícias analisadas, colocando em evidência o estigma relacionado ao aborto onde as mulheres são silenciadas. A contribuição relativa das autoridades na qualificação do debate do aborto, em 238 das notícias analisadas, foi de 23% de especialistas (cientistas políticos, juristas ou acadêmicos), igual percentual (23%) de religiosos; sendo que a maior parte foi formado por políticos 52%. O enquadramento realizado pela maioria dos veículos favoreceu um viés moral e religioso, com o qual os candidatos eram confrontados durante a campanha. Esse viés, por sua vez, favoreceu grupos religiosos que se pretenderam como promotores do segundo turno da campanha presidencial, embora outras fossem as causas mais prováveis como a candidatura de Marina Silva e as abstenções (18%). Os candidatos, pautados pelo enquadramento em que a tese conservadora, de cunho moral e religioso, foi majoritária (57%), mantiveram-se favoráveis a ele, muitas vezes em detrimento da sua própria biografia e, sobretudo, descartando os efeitos do aborto para a saúde pública, já estudados por pesquisas como a Pesquisa Nacional de Aborto. O enquadramento mostrou-se como um dispositivo de poder importante, quando se analisou a mídia impressa, pois nele se revela o poder de gerar cenários, dar voz a atores e autoridades, e permitir ou não uma diversidade de argumentos que empoderem os indivíduos a tomarem suas próprias decisões, seja sobre que candidato eleger ou ainda sobre sua saúde, como no caso do aborto, auxiliando por sua vez na distribuição mais igualitária do poder. A própria regulação da mídia na apresentação de temas que afetem a saúde pública deve ser almejada a fim de que se avance no debate, possibilitando a formação de contraenquadramentos. A bioética poderia atuar de modo sinérgico ao enquadramento, exigindo na composição deste cenário, que os argumentos possuam atributos racionais e de razoabilidade, fomentadores de consensos, que, neste caso, tem implicações na saúde da mulher que realiza o aborto, sendo por vezes, o diferencial entre sua vida e morte.
Abstract: The present work deals with the framing of the abortion carried through for the media Brazilian printed in the electoral period (2010) and its implications as bioethical question. The objective was to identify to the matrices of framing of the abortion in the national and regional vehicles by means of mixing techniques of survey and analysis of data, in the presidential election of 2010, having as material one for analysis the notice propagated in such a way in the media printed as electronic and bioethics aspects associates. The news media that had dominated the framing of notice and the guideline on the abortion are proceeding southeastern, having contributed with 80% (N = 453) of the published notice. The authorities that had gotten voice were in its majority men (91%), and only 3 histories of life of related women the abortion had emerged of the analyzed notice, placing in evidence the stigma related to the abortion where the women are silenced. The relative contribution of the authorities in the qualification of the debate of the abortion, in 238 of the analyzed notice, was of 23% of specialists (scientists politicians, jurists or academics), equal percentage (23%) of religious; being that most was formed by politicians 52%. The framing carried through for the majority of the news media favored moral and religious a bias, with which the candidates were collated during the campaign. This bias, in turn, favored groups religious that if they had intended as promotional of as the turn of the presidential campaign, even so others was the causes more probable as the candidacy of Marina Silva and the abstentions (18%). The candidates, ruled for the framing where the thesis conservative, of moral and religious matrix, was majority (57%), had had remained favorable it, many times in detriment of its proper biography and, over all, discarding the effect of the abortion for the public health, already studied for research as the National Research of Abortion. The framing revealed as a device of being able important, when if it analyzed the media printed, therefore in it if it discloses the power to generate scenes, to give to voice the actors and authorities, and to allow or not a diversity of arguments that to empowerment the individuals to take its proper decisions, either on that candidate to still choose or on its health, as in the case of the abortion, assisting in turn in the distribution equality of the power. The proper regulation of the media in the presentation of themes that affect the public health must be longed for so that if it advances in the debate, making possible the formation of counterframings. The bioethic could act in synergic way to the framing, demanding in the composition of this scene, that the arguments possess rational attributes and of razoability, furthering consensus, that, in this in case that, have implications in the health of the woman that carries through the abortion, being for times, the differential between its life and death.
Palavras-chave: Abortion
Journalism - political aspects
Print media
Bioethics
Aborto
Jornalismo-aspectos políticos
Mídia impressa
Bioética
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro Biomédico::Instituto de Medicina Social
Programa: Programa de Pós-Graduação em Bioética, Ética aplicada e Saúde Coletiva
Citação: OLIVEIRA, Jussara Costa de. O enquadramento do aborto pela mídia impressa brasileira no período eleitoral (2010): uma questão bioética. 2012. 66 f. Dissertação (Mestrado em Bioética, Ética aplicada e Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7743
Data de defesa: 26-Jul-2012
Aparece nas coleções:Mestrado em Bioética, Ética aplicada e Saúde Coletiva

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Jussara Costa de Oliveira-dissertacao.pdf685,32 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.