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Tipo do documento: Dissertação
Título: Inclusão e integração social da criança e do adolescente transgênero no ambiente escolar: um exercício de direito, saúde pública e cidadania.
Título(s) alternativo(s): Inclusion and social integration of transgender children and teenagers in the school environment: an exercise in law, public health and citizenship.
Autor: Guimarães, Camila de Carvalho Ouro 
Primeiro orientador: Taquette, Stella Regina
Primeiro membro da banca: Rangel, Mary Therezinha Alexandre Simen
Segundo membro da banca: Silva, Miriam Ventura da
Resumo: Os termos transexualidade, transexual e transgênero permeiam a sociedade moderna, assim como tantos outros criados para conceituar e definir aqueles que não se encaixam no padrão sexual por ela determinado. A sexualidade considerada normal faz parte de um sistema binário de masculino ou feminino em que se tem como predominante o padrão de identidade heterossexual. É cediço que a sociedade avançou, ainda que de forma tímida, nas últimas décadas, no que diz respeito à redução do preconceito e ao aumento do respeito e solidariedade pela luta daqueles que têm sexualidade diversa do padrão heteronormativo. O objeto deste estudo são as políticas educacionais de inclusão e integração no ambiente escolar, e o principal objetivo é descobrir a visão do profissional da Educação acerca da inclusão e integração social da criança e do adolescente transgênero no ambiente escolar. A pesquisa se justifica pelo elevado índice de evasão escolar em razão do preconceito e do bullying sofridos por essas crianças e adolescentes, tendo como consequência a dificuldade de inserção no mercado de trabalho, a realização de atividades profissionais informais e, em grau mais grave, a prostituição e a marginalidade. Constatou-se, por meio desta pesquisa, que, apesar de existirem políticas LGBTs, estas são voltadas majoritariamente para o público adulto. Em função disso, não se fomenta também a criação de políticas educacionais de inclusão. O que se propõe com esta pesquisa é tentar compreender a visão do profissional da Educação acerca da temática proposta, e com isso alertar a sociedade para a importância e necessidade de políticas educacionais de inclusão e integração, bem como fomentar novas reflexões sobre questões ainda não discutidas ou esclarecidas a respeito do tema. A metodologia utilizada centra-se no método qualitativo de pesquisa, sendo realizadas entrevistas em profundidade com educadores e coordenação pedagógica de escolas de ensino fundamental/médio da Rede Cenecista de Ensino. Os resultados demonstram que, apesar de os profissionais da área de Educação serem favoráveis à criação de políticas e/ou programas e projetos voltados para inclusão e integração social de crianças e adolescentes trans no ambiente escolar, eles ainda não estão preparados para lidar com o assunto. Além disso, ainda há grande resistência da sociedade, que trata o tema como um tabu. Verificou-se que, sob a ótica dos educadores, para que ocorra a melhoria das condições de vida e do atendimento aos funcionamentos básicos desses indivíduos de forma a garantir-lhes uma vida digna como a qualquer outro cidadão, são necessárias iniciativas públicas por meio de políticas públicas de Educação e Saúde , bem como iniciativas privadas por meio de projetos voltados para a sociedade geral e melhorias na formação dos profissionais da Educação
Abstract: The terms transsexuality, transsexual and transgender permeate modern society, as do so many other servants to conceptualize and define those who do not fit the sexual pattern determined by it. Sexuality considered normal is part of a binary system of male or female in which the pattern of heterosexual identity is predominant. It is a must that society has advanced, albeit timidly, in the last decades regarding the reduction of prejudice, and the increase of respect and solidarity for the struggle of those who have sexuality different from the heteronormative pattern. The objective of this study is the educational policies of inclusion and integration in the school environment, and its main objective is to know the vision of the education professional about the inclusion and social integration of transgender children and adolescents in the school environment. The research is justified by the high number of school dropouts due to the prejudice and bullying suffered by these children and adolescents, resulting in the difficulty of entering the labor market, performing informal professional activities and, to a more serious degree, prostitution and marginality. It was found through this research that although there are LGBT policies, they are, as a rule, aimed at adult audiences. And, as a result, they also do not encourage the creation of inclusive education policies. The aim of this research is to try to understand the vision of the education professional about the proposed theme, and with this to alert the society to the importance and necessity of educational policies of inclusion and integration, as well as to foment new reflections on questions not yet discussed or clarified the topic. The methodology used was research was the application of the qualitative method of research, being conducted in-depth interviews with educators and pedagogical coordination of elementary / middle schools of the cenescist teaching network. The results showed that education professionals, despite being favorable to the creation of policies and / or programs and projects aimed at the inclusion and social integration of children and adolescents trans in the school environment, there is still great resistance from the society that deals with the theme as a taboo, as well as the unpreparedness of the professionals of Education to deal with the subject. It was concluded that in order to improve living conditions and attend to the basic functions of these individuals as a way to guarantee a dignified life like any other citizen, from the point of view of educators, public initiatives are necessary - through public education policies and Health, as well as private initiatives through projects aimed at the general society and improvement in the training of Education professionals
Palavras-chave: Child and adolescent transgender
Sexual diversity
Social inclusion and integration
Education
Law
Public health
Bioethics
Criança e adolescente transgênero
Diversidade sexual
Inclusão e integração social
Educação
Direito
Saúde pública
Bioética
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro Biomédico::Instituto de Medicina Social
Programa: Programa de Pós-Graduação em Bioética, Ética aplicada e Saúde Coletiva
Citação: GUIMARÃES, Camila de Carvalho Ouro. Inclusão e integração social da criança e do adolescente transgênero no ambiente escolar: um exercício de direito, saúde pública e cidadania.. 2017. 137 f. Dissertação (Mestrado em Bioética, Ética aplicada e Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7751
Data de defesa: 23-Nov-2017
Aparece nas coleções:Mestrado em Bioética, Ética aplicada e Saúde Coletiva

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