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Tipo do documento: Dissertação
Título: As finanças públicas e a sociedade: um estudo de caso dos gastos em educação dos municípios da região metropolitana do Estado do Rio de Janeiro no período de 2004 a 2008
Título(s) alternativo(s): Public finances and society: a case study of spending on education in the municipalities within the metropolitan area of State of Rio de Janeiro in the period 2004-2008
Autor: Machado, Agnaldo 
Primeiro orientador: Silva, Lino Martins da
Primeiro membro da banca: Santos, Waldir Jorge Ladeira dos
Segundo membro da banca: Vieira, Ricardo Bezerra Cavalcanti
Resumo: O objetivo desta pesquisa acadêmica é o de compreender os aspectos que envolvem os gastos com educação dos municípios que compõe a região metropolitana do Estado do Rio de Janeiro no período de 2004 a 2008, através do estudo da sua aplicação e dos aspectos que envolvem a sociedade. Apesar do acesso às informações financeiras dos entes governamentais serem disponibilizada mediante a atuação das finanças públicas, dando cumprimento às diferentes normas legais, a necessidade de tornar transparente o patrimônio público insere a um percepção por uma demanda por modelos de indicadores que evidenciem o controle dos gastos públicos. Desta forma, pretende-se entender as relações e características que envolvem tais informações e aguça a atenção em melhor conhecê-las. A análise de diferenciados aspectos governamentais, legais e socioambiental que afetam os gastos públicos em educação dos municípios que ocupam a região metropolitana do Estado do Rio de Janeiro, impondo aos entes governamentais algumas das responsabilidades que são compartilhadas pela população, legisladores e administradores. O conhecimento dos padrões de comportamento dos envolvidos nesta relação traz esclarecimentos úteis, como fundamentais, para o planejamento e o controle a curto e longo prazo. Ao desenvolver a pesquisa bibliográfica, esta requereu uma revisão das obras literárias e nas experiências e vivências nelas contidas para satisfazer a curiosidade crítica que propelia a pesquisa. A discussão precedente das análises efetuadas neste estudo mostrou a ampla possibilidade em ressaltar-se que compreender e acompanhar os gastos públicos em educação e a elaboração de indicadores de percepção dos gastos públicos representa papel de suma importância ao exercício democrático de fiscalização do poder público pela sociedade.
Abstract: The purpose of this academic research is to understand the aspects that involve spending on education in the municipalities comprising the metropolitan area of the State of Rio de Janeiro in the period 2004-2008, through the study of its implementation and matters involving the company . Despite access to financial information of government entities being released by the action of public finances, through compliance with various laws, the need to make clear that public property is part of a perception by a demand for models of indicators that demonstrate the control of expenditures public. Thus, the aim is to understand the relationships and characteristics that involve such information and sharpens the focus on better know them. The analysis of different aspects of government, legal and socio affecting public expenditure on education of municipalities occupying the metropolitan region of Rio de Janeiro State and requires that governmental entities some of the responsibilities that are shared by the public, legislators and administrators. Knowledge of patterns of behavior of this relationship provides useful guidance as key to planning and control in the short and long term. In developing the literature search, this required a review of literary experiences and the experiences therein and to satisfy curiosity criticism that propelled the search. The preceding discussion of the analysis performed in this study showed ample opportunity to point out that understand and monitor public spending on education and development of indicators of perception of public expenditures is of huge importance to the exercise of democratic control of public power by society.
Palavras-chave: Control
Education
Public Expenditure
Indicators
Controle
Educação
Gastos Públicos
Indicadores
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA::CONTABILIDADE E FINANCAS PUBLICAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Ciências Sociais::Faculdade de Administração e Finanças
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis
Citação: MACHADO, Agnaldo. As finanças públicas e a sociedade: um estudo de caso dos gastos em educação dos municípios da região metropolitana do Estado do Rio de Janeiro no período de 2004 a 2008. 2011. 136 f. Dissertação (Mestrado em Controle de Gestão) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/8068
Data de defesa: 21-Fev-2011
Aparece nas coleções:Mestrado em Ciências Contábeis

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