Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/8116
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Percepção sobre a disciplina Prática Contábil no curso de graduação em Ciências Contábeis: um estudo de caso com discentes de uma IFES |
Título(s) alternativo(s): | Perception of discipline "Accounting Practice" in graduate degree in Accounting: a case study with IFES students |
Autor: | Silva, Maria Auxiliadora da |
Primeiro orientador: | Carvalho, Frederico Antonio Azevedo de |
Primeiro membro da banca: | Alves, Francisco José dos Santos |
Segundo membro da banca: | Jorge, Marcelino José |
Resumo: | O objetivo desta pesquisa exploratória é analisar, sob a ótica da pedagogia experiencial, a disciplina Prática Contábil, inserida na matriz curricular dos cursos de graduação em Ciências Contábeis. Utilizando o método do estudo de caso, são destacados e, ou criticados aspectos pertinentes à educação contábil. Ressalta-se, na abordagem experiencial, a potencialidade motivacional e a capacidade de estimular o senso crítico. Destacam-se, ainda, consequências para a profissionalização. Através da aplicação ao caso selecionado, investiga-se a percepção sobre o laboratório de contabilidade no curso de graduação em Ciências Contábeis, oferecido por uma IFES brasileira. Focalizam-se, finalmente, o papel dos docentes da Instituição Federal de Ensino Superior (IFES), os principais agentes de mudança para a melhoria do processo ensino-aprendizagem da Contabilidade. A partir da revisão bibliográfica foi elaborado um roteiro semiestruturado abordando diversas questões sobre o tema, depois utilizado para a coleta de dados nas entrevistas. As respostas e reações ao roteiro foram utilizadas para relatar e analisar os resultados da entrevistas. São propostas quatro hipóteses para pesquisa futura, justificadas pela evidência coletada através do caso. |
Abstract: | This explorative research aimed to analyze, under the experiential pedagogic view, the Practical Accounting class, which is found in the curricula of the undergraduate courses of Accounting Sciences. Aspects pertinent to the accounting education are highlighted and/or criticized by using study case methods. The motivational potentiality and the ability to stimulate criticism are emphasized in the experiential approach. Consequences for professionalization are also pointed out. By applying this methodology on the selected case, the perception on the accounting laboratory in the undergraduate course of Accounting Sciences offered by a Brazilian IFES is investigated. The role of the Instituição Federal de Ensino Superior (IFES) faculty, the main agents responsible for the improvement of the teaching-learning process in Accounting, is finally focused. By means of a bibliographic review, a semi-structured guide including several questions on the theme was prepared. This guide was later used for the collection of data during the interviews. The answers and reaction to this guide were used to report and analyze the results of the interviews. Four hypotheses for future research, justified by evidence collected from the case, are proposed. |
Palavras-chave: | Experiential pedagogy Accounting Laboratory Accounting Education Professionalization Pedagogia experiencial Laboratório de Contabilidade Ensino da Contabilidade Profissionalização |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Ciências Sociais::Faculdade de Administração e Finanças |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis |
Citação: | SILVA, Maria Auxiliadora da. Percepção sobre a disciplina Prática Contábil no curso de graduação em Ciências Contábeis: um estudo de caso com discentes de uma IFES. 2010. 103 f. Dissertação (Mestrado em Controle de Gestão) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/8116 |
Data de defesa: | 10-Fev-2010 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Ciências Contábeis |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Dissertacao_Maria_Auxiliadora_da_Silva.pdf | 567,72 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.