Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/8116
Tipo do documento: Dissertação
Título: Percepção sobre a disciplina Prática Contábil no curso de graduação em Ciências Contábeis: um estudo de caso com discentes de uma IFES
Título(s) alternativo(s): Perception of discipline "Accounting Practice" in graduate degree in Accounting: a case study with IFES students
Autor: Silva, Maria Auxiliadora da 
Primeiro orientador: Carvalho, Frederico Antonio Azevedo de
Primeiro membro da banca: Alves, Francisco José dos Santos
Segundo membro da banca: Jorge, Marcelino José
Resumo: O objetivo desta pesquisa exploratória é analisar, sob a ótica da pedagogia experiencial, a disciplina Prática Contábil, inserida na matriz curricular dos cursos de graduação em Ciências Contábeis. Utilizando o método do estudo de caso, são destacados e, ou criticados aspectos pertinentes à educação contábil. Ressalta-se, na abordagem experiencial, a potencialidade motivacional e a capacidade de estimular o senso crítico. Destacam-se, ainda, consequências para a profissionalização. Através da aplicação ao caso selecionado, investiga-se a percepção sobre o laboratório de contabilidade no curso de graduação em Ciências Contábeis, oferecido por uma IFES brasileira. Focalizam-se, finalmente, o papel dos docentes da Instituição Federal de Ensino Superior (IFES), os principais agentes de mudança para a melhoria do processo ensino-aprendizagem da Contabilidade. A partir da revisão bibliográfica foi elaborado um roteiro semiestruturado abordando diversas questões sobre o tema, depois utilizado para a coleta de dados nas entrevistas. As respostas e reações ao roteiro foram utilizadas para relatar e analisar os resultados da entrevistas. São propostas quatro hipóteses para pesquisa futura, justificadas pela evidência coletada através do caso.
Abstract: This explorative research aimed to analyze, under the experiential pedagogic view, the Practical Accounting class, which is found in the curricula of the undergraduate courses of Accounting Sciences. Aspects pertinent to the accounting education are highlighted and/or criticized by using study case methods. The motivational potentiality and the ability to stimulate criticism are emphasized in the experiential approach. Consequences for professionalization are also pointed out. By applying this methodology on the selected case, the perception on the accounting laboratory in the undergraduate course of Accounting Sciences offered by a Brazilian IFES is investigated. The role of the Instituição Federal de Ensino Superior (IFES) faculty, the main agents responsible for the improvement of the teaching-learning process in Accounting, is finally focused. By means of a bibliographic review, a semi-structured guide including several questions on the theme was prepared. This guide was later used for the collection of data during the interviews. The answers and reaction to this guide were used to report and analyze the results of the interviews. Four hypotheses for future research, justified by evidence collected from the case, are proposed.
Palavras-chave: Experiential pedagogy
Accounting Laboratory
Accounting Education
Professionalization
Pedagogia experiencial
Laboratório de Contabilidade
Ensino da Contabilidade
Profissionalização
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Ciências Sociais::Faculdade de Administração e Finanças
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis
Citação: SILVA, Maria Auxiliadora da. Percepção sobre a disciplina Prática Contábil no curso de graduação em Ciências Contábeis: um estudo de caso com discentes de uma IFES. 2010. 103 f. Dissertação (Mestrado em Controle de Gestão) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/8116
Data de defesa: 10-Fev-2010
Aparece nas coleções:Mestrado em Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissertacao_Maria_Auxiliadora_da_Silva.pdf567,72 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.