Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/8124
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | O impacto da adoção das normas contábeis internacionais no ensino superior de Contabilidade, segundo a percepção dos docentes |
Título(s) alternativo(s): | The impact of the adoption of international accounting standards in Higher Education Accounting, as perceived by teachers |
Autor: | Silva, Edilma Pinheiro da ![]() |
Primeiro orientador: | Padovani, Fernando |
Primeiro membro da banca: | Gomes, Josir Simeone |
Segundo membro da banca: | Vicente, Ernesto Fernando Rodrigues |
Resumo: | A globalização econômica tem provocado transformações na base produtiva da economia mundial, estimulando a aceleração do processo de internacionalização de empresas. Esse processo estimula variados processos de convergência e interdependência. Também na área contábil, a internacionalização dos fluxos comerciais financeiros e tecnológicos expande a oportunidade de investimentos estrangeiros, o que, por sua vez gera a demanda por uma linguagem mais universal para as demonstrações financeiras. Nesse contexto, a educação superior em Contabilidade parece desempenhar papel fundamental para a construção de novas competências e de uma nova cultura que contribua para operacionalizar a convergência internacional de procedimentos contábeis. O presente trabalho pretendeu, assim, avaliar por meio da percepção dos operadores do ensino superior em Contábeis, o nível de adequação dos cursos de graduação diante das novas competências demandadas por um mercado de trabalho em processo de internacionalização. Para tanto, foi realizada uma revisão da literatura sobre globalização e internacionalização, convergência e harmonização, mecanismos de disseminação de normas internacionais, e ainda sobre demandas por competências específicas para a nova realidade de normas internacionais. Também foi aplicado questionário junto a professores e gestores de 10 cursos de graduação em Contábeis do município do Rio de Janeiro, procurando sistematizar a percepção sobre a formação e desenvolvimento de competências relacionadas a um mercado orientado por normas internacionais. Os resultados principais apontam para uma situação onde, apesar de avaliada como positiva e irreversível, e apesar dos professores se considerarem bem preparados para tratar o tema, a problemática das normas internacionais não é incorporada no cotidiano dos cursos de graduação. |
Abstract: | The globalization economic has been promoted transformations in the world production economy base and stimulating acceleration in the internationalization process in companies. This process has requested many actions in the convergence and interdependency. The same happens in the account area, the internationalization of flows from comercial, finance and technology expand the opportunity from external investments, which demands a universal language at finance statement. In this context, the higher education in Accountability shows important place for building new competences and new cultures that cooperate for operationalize the international convergence in procedures account. The present work intended to evaluate, by perception of operators from higher education in Accountability, the level of adjustment of undergraduate course due new competences demanded by a work market in internationalization process. For this reason, a revision in the literature about globalization and internationalization, convergence and harmonization, ways of dissemination of international standards has been done, and over more, there are demands by competences for the new reality in international standards. In this work there is a questionnaire that was answered by teachers and managers from ten courses in Accountability of Rio de Janeiro city, in order to looking for systematizing the perception about the formation and development of competences related to the market oriented by international standards. The main results show a situation where, although evaluated like positive and irreversible, and even though teachers think that they are well prepared to discuss this subject in classroom, the problematic of international standards has not been inserted in the quotidian of undergraduate course. |
Palavras-chave: | IFRS International Accounting Standards Accounting Teaching Internationalization Normas Internacionais de Contabilidade Ensino de Contabilidade Internacionalização |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Ciências Sociais::Faculdade de Administração e Finanças |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis |
Citação: | SILVA, Edilma Pinheiro da. O impacto da adoção das normas contábeis internacionais no ensino superior de Contabilidade, segundo a percepção dos docentes. 2009. 109 f. Dissertação (Mestrado em Controle de Gestão) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/8124 |
Data de defesa: | 30-Nov-2009 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Ciências Contábeis |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Dissertacao_Edilma_Pinheiro_da_Silva.pdf | 1,05 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.