Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/8172
Tipo do documento: Dissertação
Título: Perspectivas para o Ensino de Contabilidade: uma Contribuição para o Estudo Sobre a Utilização do Computador no Processo Ensino-Aprendizagem
Título(s) alternativo(s): Prospects for accounting education: a contribution to the study on the use of computer in teaching-learning process.
Autor: Mongruel, Sergio Mauro 
Primeiro orientador: Machado, Gilcina Guimarães
Primeiro membro da banca: Mattos, Neli Maria Costa
Segundo membro da banca: Assumpção, Alzira Ramalho Pinheiro de
Resumo: Este trabalho tem por objetivo levantar dados que permitam avaliar a qualidade do ensino nos Cursos de Ciências Contábeis. Dois aspectos são abordados dentre aqueles considerados como problema na atual estrutura dos cursos oferecidos pelas Instituições de Ensino Superior IES. O primeiro procura focalizar os conceitos relativos às questões pedagógicas, particularmente sobre a metodologia de ensino a ser adotada. Pretende-se mostrar a necessidade de um rompimento com a forma tradicional de se ministrar aulas, que é centrada no professor. Considerando todas as mudanças pela qual o mundo está passando e que determina uma mudança radical no perfil do formando na era da informação. O segundo aspecto é o de identificar o estado em que se encontram as IES no que diz respeito a apropriação da informática pelo ensino, a começar pela identificação da existência dos equipamentos à disposição de professores e alunos.
Abstract: This work contributes to the study looking for quality improvements in Accountancy Course. In the actual structure of the courses offered in High School Institutes, two problematic aspects are aborded. The first point shows to Accountancy Teachers conceptions on pedagogic questions, particularly on Teaching Methodology to be followed. It is demanded a rupture with the traditional way of ministering classes, which is centralized in the teacher. Considering all the transformations ot de world, and the radical change that the Informatics Era determines to the performance of the graduands; de second point identifies the conditions that High School Institutes give to students and teachers, concerning Computer Aided Instruction (CAI) and avaliable computers for all.
Palavras-chave: Higher Education in Accounting Sciences
Teaching Method Learning
Conceptions of Teaching
Constructivism
Teaching by Computers.
Ensino Superior em Ciências Contábeis
Método de Ensino Aprendizagem
Concepções de Ensino
Construtivismo
Ensino por Computadores
Ensino superior
Ciências contábeis - método de ensino
Ciências contábeis - método de ensino
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Ciências Sociais::Faculdade de Administração e Finanças
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis
Citação: MONGRUEL, Sergio Mauro. Perspectivas para o Ensino de Contabilidade: uma Contribuição para o Estudo Sobre a Utilização do Computador no Processo Ensino-Aprendizagem. 2003. 141 f. Dissertação (Mestrado em Controle de Gestão) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2003.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/8172
Data de defesa: 31-Jul-2003
Aparece nas coleções:Mestrado em Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissertacao_Sergio_Mongurel_com_ficha_catalografica.pdf1,34 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.