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Tipo do documento: Dissertação
Título: Avaliação dos processos de gestão entre o planejamento e a execução dos recursos do PDDE destinados às escolas Municipais de Juiz de Fora-MG
Título(s) alternativo(s): Assessment of management processes between planning and execution of the PDDE resources for Municipal Schools at Juiz de Fora - MG
Autor: Zaniratto Junior, Adilson Carlos 
Primeiro orientador: Silva Júnior, Dércio Santiago da
Primeiro coorientador: Perobelli, Fernando Salgueiro
Primeiro membro da banca: Duque, Andréa Paula Osorio
Segundo membro da banca: Zanini, Alexandre
Resumo: Essa dissertação pretende demonstrar os processos de planejamento, execução e prestação de contas dos recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) nas escolas Municipais de Juiz de Fora (MG) com o intuito de demonstrar se realmente existe a participação da sociedade, principalmente no que tange a participação dos pais no controle social, bem como busca compreender o entendimento dos gestores quanto as separações das verbas entre custeio e capital e a sua correta utilização. A metodologia utilizada foi descritiva, com uso de questionário respondido por gestores de treze escolas selecionadas juntamente com a Prefeitura. Os resultados das entrevistas realizadas demonstraram que há pouca participação da sociedade, principalmente dos pais nas escolas. O processo do planejamento é realizado pelo gestor e, em alguns casos, com os professores e funcionários. A prestação de contas realizadas com à prefeitura na grande maioria dos casos foi somente validada pelo colegiado sem a sua atuação efetiva e que os gestores têm certa dificuldade no uso das verbas que são separadas entre custeio e capital.
Abstract: This thesis aims to demonstrate the planning, execution and accountability of funds from the Direct Money in School Program - Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) - in the public schools of Juiz de Fora (MG) in order to demonstrate whether there is the participation of society in social control, especially regarding the participation of parents in social control, and seeks to understand managers' ability in the separation of funds between current and capital and its proper use. The methodology used was descriptive, based on a questionnaire answered by managers of thirteen schools selected along with the City Hall. The results of the interviews showed that there is little participation of society, especially parents in schools. The planning process is carried out by the manager and, in some cases with teachers and staff. Accountability held with the City Hall in most cases was only validated by the collegiate without their full activeness and that managers have some difficulty in the use of funds that are separated between current and capital.
Palavras-chave: Accountability
Governance
Quality of public spent
PDDE.
Prestação de Contas
Accountability
Governança
Qualidade do Gasto Público
PDDE.
Administração pública
Escolas públicas Juiz de Fora (MG)
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Ciências Sociais::Faculdade de Administração e Finanças
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis
Citação: ZANIRATTO JUNIOR, Adilson Carlos. Avaliação dos processos de gestão entre o planejamento e a execução dos recursos do PDDE destinados às escolas Municipais de Juiz de Fora-MG. 2016. 55 f. Dissertação (Mestrado em Controle de Gestão) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/8177
Data de defesa: 9-Mar-2016
Aparece nas coleções:Mestrado em Ciências Contábeis

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