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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/8200
Tipo do documento: | Tese |
Título: | O estágio curricular orientado em Educação Física: a prática, a percepção dos coordenadores de curso, a legislação, e uma proposta de modelo factível |
Título(s) alternativo(s): | The curricular internship oriented in physical education: the practice, the perception of the course coordinators, the legislation, and a proposal of a feasible model |
Autor: | Torres, Monica da Silveira ![]() |
Primeiro orientador: | Telles, Silvio de Cassio Costa |
Primeiro membro da banca: | Ferreira, Flávia Porto Melo |
Segundo membro da banca: | Mattos, Rafael da Silva |
Terceiro membro da banca: | Antunes, Marcelo Moreira |
Quarto membro da banca: | Sousa, Maria do Socorro Cirilo de |
Resumo: | Introdução: a tese defende um modelo factível para o funcionamento do estágio curricular orientado (ECO) nas Instituições Públicas do Rio de Janeiro, construído com base no conhecimento do formato ofertado e da Lei 11.788 (BRASIL, 2008). Materiais e métodos: caracteriza-se como estudo transversal, descritivo, dados primários, análise do conteúdo. Foram realizadas entrevistas sobre os formatos de ECO ofertados, com cinco gestores dos cursos de Educação Física, dois de Bacharelado e quatro de Licenciatura das quatro Universidades Públicas do Rio de Janeiro. Construído com suporte nos dados analisados sob a ótica de Bardin (2011) e na legislação pertinente, o modelo perfilhado foi submetido a avaliação utilizando um questionário, respondido pelos mesmos coordenadores entrevistados. Realizou-se análise estatística, em software, empregando os testes de Friedman para a comparação das respostas dos gestores, Cochran para a comparação das respostas dicotômicas, Alpha de Cronbach para a exclusão de cada gestor e a inclusão de todos, Cluster Analysis, para a produção de um dendograma, e a significância adotada foi 5%. Tanto o formulário de apoio à entrevista (com 28 perguntas) quanto o questionário (com 15 perguntas fechadas todas com espaço para justificativa da escolha) foram validados por qualidade e pertinência. Resultados: a análise do conteúdo dos dados obtidos com as entrevistas apresentou três categorias além de unidades de contexto e registro que permitiram observar que: o formato predominante oferecido não garante a supervisão exigida pela Lei; existe descompasso entre a legislação e a oferta; a satisfação dos coordenadores com o ECO praticado é influenciada por barreiras encontradas pela gestão na Universidade Pública. As respostas ao questionário de validação do modelo defendido utilizando o teste de Friedman (valor-p = 0,255), e perfil médio das questões que avaliaram a percepção do grau de concordância dos gestores com o modelo apresentado apontaram para a sua exequibilidade. O modelo foi julgado factível com base na comparação da percepção dos gestores sobre a aplicação em seus cursos, efetuada pelo teste de Cochran (valor-p = 0,255). Conclusão: o modelo de ECO proposto, validado pelos participantes, contribui para a eficácia no funcionamento do ECO e construção de uma formação profissional plena |
Abstract: | Introduction: the thesis advocates a feasible model for the functioning of the curricular internship mandatory (ECO) in Public Institutions of Rio de Janeiro, based on knowledge of the format offered and Law 11.788 (BRASIL, 2008). Materials and methods: characterized as a cross-sectional study, descriptive, primary data, content analysis. Interviews were conducted on the ECO formats offered, with five managers of the Physical Education courses, two Bachelor's (health area) and four Bachelor's (school area) degrees from the four Public Universities of Rio de Janeiro. Constructed with support in the data analyzed from Bardin's perspective (2011) and in the pertinent legislation, the profile model was submitted to evaluation using a questionnaire, answered by the same coordinators interviewed. A statistical analysis was carried out in software, using Friedman's tests for the comparison of the managers' answers, Cochran for the comparison of the dichotomous answers, Cronbach's Alpha for the exclusion of each manager and the inclusion of all Cluster Analysis for the dendogram, and the significance was 5%. Both the interview support form (with 28 questions) and the questionnaire (with 15 closed questions all with space to justify the choice) were validated for quality and relevance. Results: the analysis of the content of the data obtained from the interviews presented three categories in addition to context and registry units that allowed to observe that: the predominant format offered does not guarantee the supervision required by the Law; there is a mismatch between legislation and supply; the coordinators' satisfaction with the ECO practiced is influenced by barriers encountered by management at the Public University. The responses to the validation questionnaire of the model defended using the Friedman test (p-value = 0.255), and the average profile of the questions that assessed the perception of the degree of agreement of the managers with the presented model pointed to its feasibility. The model was judged to be feasible based on the comparison of the managers' perceptions about the application in their courses, carried out by the Cochran test (p-value = 0.255). Conclusion: the proposed ECO model, validated by the participants, contributes to the effectiveness of ECO functioning and the construction of full professional training |
Palavras-chave: | Curricular Internship Mandatory Physical Education Proposed operation Educação física Estudo e ensino Estágios supervisionados Professores de educação física - Formação Educação física - Currículos Estágio Curricular Orientado Modelo de funcionamento |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Educação Física e Desporto |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ciências do Exercício e do Esporte |
Citação: | TORRES, Monica da Silveira. O estágio curricular orientado em Educação Física: a prática, a percepção dos coordenadores de curso, a legislação, e uma proposta de modelo factível. 2018. 263 f. Tese (Doutorado em Aspectos Biopsicossociais do Exercício Físico e Aspectos Biopsicossociais do Esporte) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/8200 |
Data de defesa: | 24-Jul-2018 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Ciências do Exercício e do Esporte |
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