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Tipo do documento: Tese
Título: Construções imaginárias contemporâneas que produzem discursividades e amalgamam sentidos e representações sobre os termos atividade física e saúde
Título(s) alternativo(s): Contemporary imaginary constructions that produce discursivity and amalgamate senses and representation on terms physical activity and health
Autor: Zalfa, Laila Maria Cardoso 
Primeiro orientador: Assis, Monique Ribeiro de
Primeiro membro da banca: Wildhagen, Giannina Maria do Espirito Santo
Segundo membro da banca: Oliveira, Alexandre Palma de
Terceiro membro da banca: Ferreira, Flávia Porto Melo
Quarto membro da banca: Silva, Elirez Bezerra da
Resumo: A busca pela saúde perfeita se transformou na nova religião contemporânea, designando à atividade física a competência de gerenciar normas de condutas que se associam à ideia de uma grande expectativa de vida ao evitar o risco de adoecer. Partindo da hipótese que atualmente os sentidos atrelados à atividade física estão diretamente vinculados à essa ideia, buscou-se investigar como se constroem e se consolidam tais crenças e como essas verdades socialmente construídas engendram ações e hábitos na modernidade. As análises fundamentaram-se em duas grandes fontes formadoras de opinião: Mídia e Escola. No capítulo 1, analisou-se os sentidos atribuídos a atividade física no jornal O Globo on-line, o objetivo foi identificar o papel que atividade física ocupa no cotidiano das pessoas. O método utilizado foi Análise do Discurso (AD). Conclui-se que a abordagem da atividade física se limitou à perspectiva biológica se constituindo como uma panaceia contemporânea. A partir disso, visto que o conceito de atividade física tinha se articulado ao conceito de saúde de uma maneira unívoca, buscou-se quebrar essa cadeia semântica e investigar a construção imaginária sobre a representação de saúde de jovens. No Capítulo 2, buscou-se identificar a representação social de saúde de alunos matriculados no segundo ano do ensino médio em uma escola privada no Rio de Janeiro, utilizou-se a Teoria das Representações Sociais (TRS), em especial, a técnica de associação livre de ideias. Os resultados apontaram para uma representação baseada em uma perspectiva biológica da saúde cujo elemento central foi Hospital, e os elementos periféricos: Médico, Bem-estar, Exercício e Alimentação. Concluiu-se que essa representação estava subordinada a um contexto social medicalizado se aproximando das propostas presentes na perspectiva promocionista de saúde, notou-se uma dicotomia entre a saúde privada e a pública, tornando essa representação de caráter socioeconômico e biológico. Sentindo a necessidade de expandir as investigações para outro segmento social, no Capítulo 3, investigou-se as representações de saúde em uma escola pública, fazendo um paralelo com o da escola privada. Os dados coletados através de evocações livres ao termo indutor saúde, foram analisados com a utilização do software Evoc 2000. Os resultados obtidos na escola pública tiveram: Alimentação, Exercício e Hospital como elementos centrais, e na escola privada, Alimentação, Exercício, Hospital e Médico. Os resultados indicaram que os termos de maior relevância para ambas se caracterizavam pelos aspectos biológicos hospitalocentrico, em que se percebe a atividade física diluída a outras práticas necessárias para se alcançar a saúde perfeita. Concluiu-se que, apesar dos grupos possuírem segmentos sociais distintos, não identificou-se diferenças significativas entre as representações
Abstract: The search for perfect health has become the new contemporary religion, designating physical activity as the competence to manage norms of conduct that are associated with the idea of a great life expectancy by avoiding the risk of becoming ill. Based on the hypothesis that currently the senses linked to physical activity are directly linked to this idea, we sought to investigate how these beliefs are constructed and consolidated and how these socially constructed truths engender actions and habits in modernity. The analyzes were based on two main sources of opinion: Media and School. In chapter 1, we analyzed the meanings attributed to physical activity in the newspaper O Globo on-line, the objective was to identify the role that physical activity occupies in people's daily lives. The method used was Discourse Analysis (AD). It is concluded that the approach of physical activity was limited to the biological perspective, constituting a contemporary panacea. From this, since the concept of physical activity had articulated to the concept of health in a univocal way, it was sought to break this semantic chain and to investigate the imaginary construction on the representation of health of young people. In Chapter 2, we sought to identify the social representation of health of students enrolled in the second year of high school in a private school in Rio de Janeiro, using the Theory of Social Representations (TRS), especially the association technique free of ideas. The results pointed to a representation based on a biological perspective of health whose central element was Hospital, and the peripheral elements: Medical, Welfare, Exercise and Food. It was concluded that this representation was subordinated to a medicalized social context approaching the present proposals in the perspective of health promotion, a dichotomy between private and public health, making this representation socioeconomic and biological. Feeling the need to expand the investigations to another social segment, Chapter 3 investigated the representations of health in a public school, paralleling that of the private school. The results obtained in the public school had: Food, Exercise and Hospital as central elements, and in the private school, Food, Exercise, Hospital and Doctor. The results indicated that the terms of greater relevance for both were characterized by the hospital-centered biological aspects, in which one perceives the diluted physical activity to other practices necessary to achieve perfect health. It was concluded that, although the groups had distinct social segments, no significant differences were identified between the representations
Palavras-chave: Physical activity
Health
Journalistic media
School
Exercícios físicos Aspectos da saúde
Mídia social
Análise do discurso
Estudantes Saúde e higiene
Atividade física
Saúde
Mídia jornalística
Escola
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Educação Física e Desporto
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências do Exercício e do Esporte
Citação: ZALFA, Laila Maria Cardoso. Construções imaginárias contemporâneas que produzem discursividades e amalgamam sentidos e representações sobre os termos atividade física e saúde. 2019. 78 f. Tese (Doutorado em Aspectos Biopsicossociais do Exercício Físico e Aspectos Biopsicossociais do Esporte) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/8205
Data de defesa: 1-Abr-2019
Aparece nas coleções:Doutorado em Ciências do Exercício e do Esporte

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