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Tipo do documento: Tese
Título: Extensão universitária: caminhos para o desenvolvimento de ações emancipadoras nas comunidades em vulnerabilidade social
Título(s) alternativo(s): University extension : pathways for developing emancipatory actions in communities on social vulnerability
Autor: Costa, Claudia de Freitas Lopes 
Primeiro orientador: Votre, Sebastião Josué
Primeiro membro da banca: Silva, Carlos Alberto Figueiredo da
Segundo membro da banca: Assis, Monique Ribeiro de
Terceiro membro da banca: Wildhagen, Giannina Maria do Espirito Santo
Quarto membro da banca: Motta, Jorge França
Resumo: Uma das principais discussões na dimensão social perpassa sobre o tema emancipação social, o que na concepção de Santos (2007, p.17) é um conceito absolutamente central na modernidade . Estudos que venham revelar as evidências emancipadoras por meio das práticas de projetos sociais são relevantes socialmente e representam alternativas de intervenção social. A tese central é a de que os projetos de intervenção social em áreas de vulnerabilidade social propiciam a emancipação dos atores locais. Este estudo se justifica pela necessidade de compreender como são construídas essas redes de intervenção social que atuam em comunidades pobres. Os objetivos do estudo foram: i) verificar as possibilidades de emancipação que se associam às políticas e práticas de extensão universitária; ii) identificar as representações de mulheres sobre o tempo que destinam a esperar os filhos que participam de atividades em uma Vila Olímpica; iii) analisar os objetivos e ações que mobilizaram a Central Única das Favelas (CUFA), com atenção na fundação e sua trajetória, do Street Basket das Favelas, em 2005, à competição Taça das Favelas, em 2011; iv) identificar o conteúdo das representações sociais (RS) acerca da participação de jovens adolescentes na Taça das Favelas. Para a realização dos estudos, adotou-se a abordagem qualitativa. No primeiro estudo utilizou-se a metodologia da análise documental para seleção dos documentos e análise de conteúdo de Bardin (2009) para identificação das categorias a serem analisadas. Definimos um marco referencial básico a partir das reflexões de Boaventura de Sousa Santos e Paulo Freire para conceituar a extensão e emancipação social. Os tópicos contemplados na análise se desdobraram em três questões: qual a concepção de extensão universitária está presente nos documentos institucionais; de que forma a universidade promove a articulação com o território; como se dá a prática da extensão universitária na UNISUAM. Os resultados da análise evidenciaram processos emancipadores nas práticas extensionistas. O segundo estudo é de natureza etnográfica, com aportes da etnometodologia e da pesquisa-ação colaborativa. O grupo pesquisado se caracteriza por mulheres que frequentam a Vila Olímpica do Complexo do Alemão. Os resultados em relação à representação das mulheres sobre o tempo que esperam os filhos revelaram que é um tempo para a aprendizagem. O terceiro estudo é sobre o papel da CUFA na cultura hip hop no basquetebol, no Rio de Janeiro e na Taça das Favelas, uma competição de futebol de campo entre 80 seleções, com jovens moradores das favelas. O estudo seguinte é sobre representações sociais acerca da participação de jovens adolescentes na Taça das Favelas. Os dados provêm de entrevista semiestruturada com 11 jogadores da Taça das Favelas.
Abstract: One of the main discussions in the social dimension permeates social emancipation on the subject, In the definition of Santos (2007, p.17) "is an absolutely central concept in modernity." Studies which reveals emancipatory evidences practices through social projects are socially relevant and represent a social alternative intervention. The central thesis is that the projects of social intervention in areas of social vulnerability foster the empowerment of local actors. This study is justified by the need to understand how these networks are built for social intervention that operate in poor communities. The study objectives were: i) to verify the possibilities of emancipation which are related to policies and practices of university extension , ii) identify representations of women over time designed to expect the children to participate in activities in an Olympic Village , iii) analyze the goals and actions that mobilized the Central Unica das Favelas (CUFA), with attention to the foundation and its trajectory, the Street Basket Slums in 2005, the Slums Cup competition in 2011, iv) identify the content of the socials representations (RS) on the participation of young adolescents in the Slums Cup. For such studies, we adopted a qualitative approach. In the first study we used the methodology of document analysis for the selection of documents and content analysis of Bardin (2009) for identifying the categories to be analyzed. We define a basic reference point from the reflections of Boaventura de Sousa Santos and Paulo Freire to conceptualize the extent and social emancipation. The topics covered in the analysis unfolded in three questions: what conception of university extension is present in institutional documents, how the university promotes the articulation with the territory, how is the practice of university extension in UNISUAM . The analysis results showed emancipatory processes in extension practices. The second study is an ethnographic nature, with contributions of ethnomethodology and collaborative action research. The group studied is characterized by women attending the Olympic Village of the Complexo do Alemão . The results concerning the representation of women over time expecting the children revealed that it is a time for learning. The third study is on the role of CUFA in hip hop culture in basketball, in Rio de Janeiro and in the Slums Cup , a soccer field competition with 80 teams of young slum dwellers . The following study is about social representations concerning the participation of young adolescents in the Slums Cup. The data comes from semistructured interviews with 11 players Slums Cup.
Palavras-chave: University extension
Emancipation
Communities
Young teens
Football
Extensão universitária
Emancipação
Comunidades
Jovens adolescentes
Futebol
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Educação Física e Desporto
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências do Exercício e do Esporte
Citação: COSTA, Claudia de Freitas Lopes. Extensão universitária: caminhos para o desenvolvimento de ações emancipadoras nas comunidades em vulnerabilidade social. 2015. 90 f. Tese (Doutorado em Aspectos Biopsicossociais do Exercício Físico e Aspectos Biopsicossociais do Esporte) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/8220
Data de defesa: 10-Ago-2015
Aparece nas coleções:Doutorado em Ciências do Exercício e do Esporte

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