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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/8223
Tipo do documento: | Tese |
Título: | Jogos digitais como ferramenta educacional para contextualizar conhecimentos e valores vivenciados na Educação Física |
Título(s) alternativo(s): | Digital games as an educational tool to contextualize knowledge and values experienced in Physical Education |
Autor: | Constantino, Marcio Turini ![]() |
Primeiro orientador: | Costa, Lamartine Pereira da |
Primeiro coorientador: | Ribeiro, Carlos Henrique de Vasconcellos |
Primeiro membro da banca: | Oliveira, Ricardo Brandão de |
Segundo membro da banca: | Ferreira, Flávia Porto Melo |
Terceiro membro da banca: | Miragaya, Ana Maria de Freitas |
Quarto membro da banca: | Clua, Esteban Walter Gonzalez |
Resumo: | O presente documento apresenta os jogos digitais (JDs) como uma ferramenta de inovação tecnológica para contextualizar conhecimentos e valores formados na prática da Educação Física, destacando a possibilidade de estender e reforçar a reflexão da cultura corporal do indivíduo. A proposta metodológica de uso de JDs teve como objetivo analisar a prática e elaboração de games que contextualizassem diferentes formas de aprendizagens vivenciadas na Educação Física. Para tal, são apresentadas duas abordagens de pesquisa que buscou observar o uso de JDs associados com a prática da Educação Física. Na primeira abordagem se verificou o perfil e a percepção de alunos do segundo segmento do ensino fundamental de uma escola pública, na cidade do Rio de Janeiro, quanto ao uso de mídias digitais, destacando-se os JDs e suas relações com a prática da Educação Física. Na segunda abordagem se observou o uso do software FazGame por alunos para elaborar JDs contextualizando os conhecimentos esportivos e os valores olímpicos vivenciados em aulas de handebol na prática da Educação Física. Este estudo foi conduzido com uma amostra de alunos do mesmo grupo investigados no primeiro artigo. |
Abstract: | This document presents digital developed games as a technological innovation tool to contextualize knowledge and values in physical education, highlighting the possibility of extending and strengthening the reflection of body culture. The methodology of using digital games aimed to analyze the practice and development of games that applied different forms of learning in physical education. For this purpose, we present two approaches that looked at the use the digital games associated with the practice of physical education. In the first approach overviews the profile and the perception of students of the elementary education at a public school in the city of Rio de Janeiro, on the use of digital media, highlighting digital games and their relationship with the practice of physical education. The second approach puts into practice the use of FazGame software for students to develop digital games contextualizing the sports knowledge and the Olympic values experienced in handball classes in physical education. This study was conducted with a sample of students of the same group investigated in the first article. |
Palavras-chave: | Digital games Physical Education Teaching-learning Body culture Jogos digitais Ensino-aprendizagem Cultura corporal Educação Física Estudo e ensino Aprendizagem por atividades Jogos eletrônicos Corpo humano na educação - Aspectos sociais Tecnologia educacional |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Educação Física e Desporto |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ciências do Exercício e do Esporte |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/8223 |
Data de defesa: | 24-Jun-2016 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Ciências do Exercício e do Esporte |
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Arquivo | Tamanho | Formato | |
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