Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/8245
Tipo do documento: Dissertação
Título: A Educação Física no Exame Nacional do Ensino Médio
Título(s) alternativo(s): Physical Education in the National High School Examamination
Autor: Novaes, Renato Cavalcanti 
Primeiro orientador: Telles, Silvio de Cassio Costa
Primeiro membro da banca: Assis, Monique Ribeiro de
Segundo membro da banca: Soares, Antonio Jorge Gonçalves
Resumo: O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado em 1998 com o intuito de avaliar as competências e habilidades desenvolvidas ao longo da escolaridade básica. A partir do ano 2009, o Enem passou por reformulações e se tornou uma das principais vias de acesso para as instituições de ensino superior. Nesse mesmo ano, questões de Educação Física passaram a integrar a prova de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias. Diante desse acontecimento, é possível que o Enem venha a influenciar a prática pedagógica de professores de Educação Física. Dessa forma, este estudo tem como objetivo investigar os conteúdos dessa disciplina escolar nas provas do Enem. Para tal, divide-se em três artigos. O primeiro consiste num ensaio teórico e discute o campo do currículo da Educação Física escolar pautado no referencial teórico de Goodson (2013a). O segundo revisa a produção acadêmica e analisa seu conteúdo em nove dos principais periódicos da Educação Física escolar brasileira a fim de compreender sua avaliação. Seus resultados, ao oferecer dados empíricos, corroboram com a discussão apresentada no artigo anterior. O terceiro artigo, por sua vez, analisa o conteúdo das questões de Educação Física de 2009 até 2015, à luz da Sociologia Crítica do Currículo e adota o método da análise de conteúdo categorial temática de Bardin (2011), tendo como tema central a coerência entre a intencionalidade do exame com o conhecimento da Educação Física no Ensino Médio. Os resultados apontam para uma inadequação dos conteúdos para o Ensino Médio, dotados de forte influência acadêmica. Distanciam-se dos currículos praticados, mas não deixam de revelar os conflitos internos no campo do currículo da Educação Física. Além disso, a resolução dos itens depende principalmente da intepretação de textos, deixando em segundo plano conhecimentos aprofundados e as próprias habilidades que compõem a matriz dessa disciplina no exame. Assim, nega que o Enem consiga avaliar a Educação Física no Ensino Médio, ao contrário, apenas reflete os conflitos dessa disciplina. Ao mesmo tempo, desacredita a opinião de que a presença da Educação Física no Enem possa influenciar práticas curriculares e pedagógicas, oferecendo, ao final, direcionamentos para o campo imbricado do currículo e do Enem que sugerem, em suma, o reconhecimento da Educação Física a partir da valorização de suas especificidades.
Abstract: The National High School Examination (Enem) was created in 1998 in order to evaluate the learning skills developed throughout basic education. From 2009 on, the Enem has been through some reformulations and has become the main access route to higher education. That same year, Physical Education questions have been introduced in the exam. As a result, the Enem can possibly influence the pedagogical practice of Physical Education teachers. Therefore, this study aims to investigate the contents of this school subject in Enem questions. For this purpose, it is divided in three articles. The first is an essay that discusses the Physical Education curriculum from Goodson´s perspective (2013a). The second reviews nine of the main journals of Brazilian Physical Education and analyzes their content in order to understand its assessment. By providing empirical data, its results corroborate with the discussion presented in the previous article. The third article analyzes the content of the Physical Education questions from 2009 to 2015, under the perspective of the Curriculum Critical Sociology. To this end, it adopts Bardin´s (2011) method of categorical thematic content analysis, presenting as central theme the consistency between the exam intent and the Physical Education knowledge in high school. The results point to an inadequacy of the contents for high school, as they are endowed with a strong academic influence. A gap has been observed between the questions and the practiced curriculum, revealing the internal conflicts in the field of the curriculum in Physical Education. In addition, the resolution of the questions depends mainly on text interpretation, which makes deeper knowledge of the discipline unnecessary. As a result, this thesis denies that the Enem can truly evaluate Physical Education in High School. On the contrary, it only reflects the conflicts of this subject. In addition, it discredits the view that the presence of Physical Education in the Enem can influence curriculum and teaching practices. At the end, it provides directions to the imbricate field of curriculum and of the Enem suggesting, in short, the recognition of the Physical Education as from the appreciation of their specificities.
Palavras-chave: School Physical Education
Curriculum
Evaluation
Educação Física escolar
Enem
Currículo
Avaliação
Educação física Estudo e ensino
Exame Nacional de Ensino Médio (Brasil)
Ensino médio Avaliação
Educação física - Currículos
Currículos - Avaliação
Educação física para adolescentes
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Educação Física e Desporto
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências do Exercício e do Esporte
Citação: NOVAES, Renato Cavalcanti. A Educação Física no Exame Nacional do Ensino Médio. 2015. 106 f. Dissertação (Mestrado em Aspectos Biopsicossociais do Exercício Físico e Aspectos Biopsicossociais do Esporte) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/8245
Data de defesa: 10-Dez-2015
Aparece nas coleções:Mestrado em Ciências do Exercício e do Esporte

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Renato Cavalcanti Novaes_Dissertacao.pdf597,81 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.