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Tipo do documento: Dissertação
Título: Um estudo de caso sobre a produtividade acadêmica de professores de Educação Física: da produtividade industrial ao tecnocontrole
Título(s) alternativo(s): A case study on the academic productivity of physical education teachers:from industrial produtctivity to techno-control
Autor: Chagas, Fernanda Andressa dos Santos 
Primeiro orientador: Mattos, Rafael da Silva
Primeiro membro da banca: Telles, Silvio de Cassio Costa
Segundo membro da banca: Torres, Monica da Silveira
Resumo: A Sociedade disciplinar pode ser situada entre os séculos XVIII e início do XX. Nela, destaca-se o enclausuramento e o adestramento para tornar o corpo útil economicamente. Para Michel Foucault, disciplinas são métodos que permitem o controle minucioso das operações do corpo, realizando uma sujeição constante de suas forças e impondo-lhes uma relação de docilidade-utilidade. Já a sociedade de controle teve sua ascensão no século XX e foi discutida por Gilles Deleuze como um aperfeiçoamento das tecnologias de poder sobre a vida, ultrapassando as instituições. É marcada pela suposta ausência de limites geográficos definidos. Nesta, há uma predominância do poder cada vez menos localizável e de indivíduos supostamente livres, mas normatizados por práticas, discursos e biopolíticas. O objetivo desta pesquisa foi identificar algumas características da disciplina e do controle que podem ser determinantes sociais na produtividade científica de docentes de Educação Física. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo e a população do estudo foi delimitada pelo número de docentes descritos no Banco de Produção Científica (BPC) da Sub-Reitoria de Pesquisa (SR2) da UERJ. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética do HUPE/UERJ. Foram realizadas 10 entrevistas semiestruturadas. Ressalta-se que a produtividade acadêmica dos docentes pode contribuir beneficamente para as empresas, o Estado e a população. Porém, essa produtividade é inibida pelas características da denominada sociedade de controle. Além disso, a acentuação da deterioração das condições de trabalho e da infraestrutura produzem impactos negativos nos processos de pesquisa, ensino e extensão
Abstract: The Disciplinary Society can be situated between the 18th and early 20th centuries. It highlights the enclosure and training to make the body economically useful. For Michel Foucault, disciplines are methods that allow for the thorough control of the body's operations, performing a constant subjection of its forces and imposing on them a docility-utility relationship. Already the control society had its rise in the twentieth century and was discussed by Gilles Deleuze as an improvement of the technologies of power over life, surpassing the institutions. It is marked by the supposed absence of defined geographical boundaries. In this, there is a predominance of less and less localizable power and supposedly free individuals, but normalized by practices, discourses and biopolitics. The aim of this research was to identify some characteristics of discipline and control that may be social determinants in the scientific productivity of Physical Education teachers. This is a qualitative research and the study population was delimited by the number of teachers described in the Scientific Production Bank (BPC) of the UERJ Research Sub-Rectory (SR2). The research was approved by the HUPE / UERJ Ethics Committee. Ten semi-structured interviews were conducted. It is noteworthy that the academic productivity of teachers can contribute beneficially to companies, the state and the population. However, this productivity is inhibited by the characteristics of the so-called control society. In addition, the accentuated deterioration in working conditions and infrastructure has negative impacts on research, teaching and extension processes
Palavras-chave: Disciplinary society
Control society
College professor
Academic productivity
Cheers
Professores de educação física - Pesquisa
Professores de educação física - Produtividade do trabalho
Ciência Aspectos sociais
Educação física - Pesquisa
Poder (Ciências sociais)
Biopolítica
Sociedade disciplinar
Sociedade de controle
Professor universitário
Produtividade acadêmica
Saúde
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Educação Física e Desporto
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências do Exercício e do Esporte
Citação: CHAGAS, Fernanda Andressa dos Santos. Um estudo de caso sobre a produtividade acadêmica de professores de Educação Física: da produtividade industrial ao tecnocontrole. 2019. 156 f. Dissertação (Mestrado em Aspectos Biopsicossociais do Exercício Físico e Aspectos Biopsicossociais do Esporte) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/8268
Data de defesa: 3-Set-2019
Aparece nas coleções:Mestrado em Ciências do Exercício e do Esporte

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