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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/8268
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Um estudo de caso sobre a produtividade acadêmica de professores de Educação Física: da produtividade industrial ao tecnocontrole |
Título(s) alternativo(s): | A case study on the academic productivity of physical education teachers:from industrial produtctivity to techno-control |
Autor: | Chagas, Fernanda Andressa dos Santos |
Primeiro orientador: | Mattos, Rafael da Silva |
Primeiro membro da banca: | Telles, Silvio de Cassio Costa |
Segundo membro da banca: | Torres, Monica da Silveira |
Resumo: | A Sociedade disciplinar pode ser situada entre os séculos XVIII e início do XX. Nela, destaca-se o enclausuramento e o adestramento para tornar o corpo útil economicamente. Para Michel Foucault, disciplinas são métodos que permitem o controle minucioso das operações do corpo, realizando uma sujeição constante de suas forças e impondo-lhes uma relação de docilidade-utilidade. Já a sociedade de controle teve sua ascensão no século XX e foi discutida por Gilles Deleuze como um aperfeiçoamento das tecnologias de poder sobre a vida, ultrapassando as instituições. É marcada pela suposta ausência de limites geográficos definidos. Nesta, há uma predominância do poder cada vez menos localizável e de indivíduos supostamente livres, mas normatizados por práticas, discursos e biopolíticas. O objetivo desta pesquisa foi identificar algumas características da disciplina e do controle que podem ser determinantes sociais na produtividade científica de docentes de Educação Física. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo e a população do estudo foi delimitada pelo número de docentes descritos no Banco de Produção Científica (BPC) da Sub-Reitoria de Pesquisa (SR2) da UERJ. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética do HUPE/UERJ. Foram realizadas 10 entrevistas semiestruturadas. Ressalta-se que a produtividade acadêmica dos docentes pode contribuir beneficamente para as empresas, o Estado e a população. Porém, essa produtividade é inibida pelas características da denominada sociedade de controle. Além disso, a acentuação da deterioração das condições de trabalho e da infraestrutura produzem impactos negativos nos processos de pesquisa, ensino e extensão |
Abstract: | The Disciplinary Society can be situated between the 18th and early 20th centuries. It highlights the enclosure and training to make the body economically useful. For Michel Foucault, disciplines are methods that allow for the thorough control of the body's operations, performing a constant subjection of its forces and imposing on them a docility-utility relationship. Already the control society had its rise in the twentieth century and was discussed by Gilles Deleuze as an improvement of the technologies of power over life, surpassing the institutions. It is marked by the supposed absence of defined geographical boundaries. In this, there is a predominance of less and less localizable power and supposedly free individuals, but normalized by practices, discourses and biopolitics. The aim of this research was to identify some characteristics of discipline and control that may be social determinants in the scientific productivity of Physical Education teachers. This is a qualitative research and the study population was delimited by the number of teachers described in the Scientific Production Bank (BPC) of the UERJ Research Sub-Rectory (SR2). The research was approved by the HUPE / UERJ Ethics Committee. Ten semi-structured interviews were conducted. It is noteworthy that the academic productivity of teachers can contribute beneficially to companies, the state and the population. However, this productivity is inhibited by the characteristics of the so-called control society. In addition, the accentuated deterioration in working conditions and infrastructure has negative impacts on research, teaching and extension processes |
Palavras-chave: | Disciplinary society Control society College professor Academic productivity Cheers Professores de educação física - Pesquisa Professores de educação física - Produtividade do trabalho Ciência Aspectos sociais Educação física - Pesquisa Poder (Ciências sociais) Biopolítica Sociedade disciplinar Sociedade de controle Professor universitário Produtividade acadêmica Saúde |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Educação Física e Desporto |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ciências do Exercício e do Esporte |
Citação: | CHAGAS, Fernanda Andressa dos Santos. Um estudo de caso sobre a produtividade acadêmica de professores de Educação Física: da produtividade industrial ao tecnocontrole. 2019. 156 f. Dissertação (Mestrado em Aspectos Biopsicossociais do Exercício Físico e Aspectos Biopsicossociais do Esporte) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/8268 |
Data de defesa: | 3-Set-2019 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Ciências do Exercício e do Esporte |
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