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Tipo do documento: Dissertação
Título: Estratégia de prova, variação do humor e percepção de esforço em competição simulada de mountain bike cross country
Título(s) alternativo(s): Pace strategy, mood changes and perceived exertion on mountain bike cross country race.
Autor: Viana, Bruno Ferreira 
Primeiro orientador: Santos, Tony Meireles dos
Primeiro membro da banca: Pires, Flávio de Oliveira
Segundo membro da banca: Deslandes, Andréa Camaz
Resumo: Apesar de descrito em diversos esportes, as estratégias de prova não foram descritas em uma prova de mountain bike cross country (XCO). Em conjunto, uma melhor compreensão das respostas emocionais e cognitivas contribui para um melhor entendimento do esporte. A presente dissertação tratará desses dois temas em dois diferentes artigos. O artigo 1 teve como objetivo comparar e classificar as estratégias de prova adotadas por sujeitos com diferentes níveis de desempenho num teste de desempenho simulado (TDS) O objetivo do estudo 2 foi descrever a resposta do humor ao longo do TDS, além de analisar o relacionamento da percepção subjetiva de esforço (PSE) em função da distância completada e da potência média produzida a cada volta (WSPT). No artigo 1, ciclistas de nível nacional e regional de XCO (n=20, 32,3±6,5 anos, 175.7±5,9cm, 69,2±5,6kg, 297,6±21,8Wmax e 65,7±5,4mL.kg.min) participaram de uma competição simulada em um cicloergômetro eletrônico (Computrainer ), composta por 4 voltas em um circuito. Os atletas foram divididos em dois grupos (alto e baixo) baseados no tempo de desempenho e instruídos a realizarem o percurso o mais rápido que pudessem. Não houve interação para o tempo da volta (P=0,169) potência produzida absoluta (P=0,719) e relativa (P=0,607), PSE (P=0,182) e frequência cardíaca (P=0,125). No artigo 2, ciclistas de nível nacional e regional de XCO (n=19, 32,2±6,5 anos, 174,9±5,4cm, 67,8±6,5kg, 295,8±21,1Wmax e 65,3±4,9mL.kg.min) realizaram a mesma simulação de desempenho descrita no método do estudo 1. No último km de cada volta foi utilizada a escala de perfil de estado de humor (POMS) e a escala CR100 para a quantificação da PSE. Foram observadas a diminuição no vigor (P=0,049) e aumento na fadiga (P=0,000) e no distúrbio total de humor (DTH) (P=0,014). Além disso encontramos boa correlação entre a PSE e a distância percorrida (r=0,999 P=0,000), o %tempo (r=0,999 P=0,000) e a W (r=0,969 P=0,030). Concluímos a partir dos nossos resultados que o nível de desempenho não afetou a estratégia, e que o humor foi afetado negativamente em nível competitivo, confirmado pelo aumento do DTH assim como pelo aumento do cofator fadiga do POMS e da PSE ao longo do TDS.
Abstract: Despite described in many sports, pace strategy have not been described in mountain bike cross country race (XCO). Together, a better comprehension of cognitive and emotional responses contribute for a better understanding of sport. This dissertation will address these two issue on two different articles. The purpose of article 1 was to compare and classify the pace strategy adopted by subjects with different levels of performance on a simulated performance test (SPT). The purpose of article 2 was to describe the mood responses over a SPT, in addition to analyze the relationship of rating of perceived exertion (RPE) against distance covered and mean power output of each lap (WSPT). On the article 1, cyclists of regional and national level of XCO (n=20, 32,3±6,5 anos, 175.7±5,9cm, 69,2±5,6kg, 297,6±21,8Wmax e 64,9±4,8mL.kg-1.min-1), participated of a simulated race on a bike fixed at an electronic ergometer (Computrainer ), composed by 4 laps on a circuit. The athletes were divided in two groups (high and low) based on finish time and instructed to perform the circuit as fast as they can . No interaction was found to lap time (P=0,169) absolut power output (P=0,719) and relative (P=0,607), RPE (P=0,182) e heart rate (P=0,125). On the article 2, cyclists of regional and national level of XCO (n=19, 32,2±6,5 anos, 174.9±5,4cm, 67,9±6,3kg, 295,8±21,1Wmax e 65,3±4,9mL.kg.min), perform the same SPT described on the article1. On the last km of each lap was used the profile of mood state (POMS) and the CR100 scale to quantify the RPE. Were observed a decreased on the vigour (P=0,049) and an increase of fatigue (P=0,000) and total mood of disturbance (TMD) (P=0,014). In addition, we found a nearly perfection correlation between RPE and distance covered (r=0,999 P < 0,001), the %time (r=0,999 P=0,000) e a W (r=0,969 P=0,030). In conclusion our data suggests that performance level did not affect the strategy, and the mood was negatively affected in competitive level, confirmed by the rise of TMD as well as by the increase of POMS fatigue factor and PSE during the SPT.
Palavras-chave: Pacing strategy
Exercise regulation
Mood state
Ritmo de prova
Regulação de exercício
Estado de humor
Montain bikes
Exercícios aeróbicos Aspectos fisiológicos
Exercícios aeróbicos Aspectos psicológicos
Humor (Psicologia)
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Educação Física e Desporto
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências do Exercício e do Esporte
Citação: VIANA, Bruno Ferreira. Estratégia de prova, variação do humor e percepção de esforço em competição simulada de mountain bike cross country. 2015. 52 f. Dissertação (Mestrado em Aspectos Biopsicossociais do Exercício Físico e Aspectos Biopsicossociais do Esporte) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/8286
Data de defesa: 10-Ago-2015
Aparece nas coleções:Mestrado em Ciências do Exercício e do Esporte

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