Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/8290
Tipo do documento: Dissertação
Título: Saúde e promoção da saúde na educação física escolar: um olhar dos professores da rede municipal do Rio de Janeiro
Título(s) alternativo(s): Health and health promotion in the physical education: the perspective of the teacher who works in the city of Rio de Janeiro
Autor: Laurito Filho, Luiz Fernando 
Primeiro orientador: Ferreira, Marcos Santos
Primeiro membro da banca: Assis, Monique Ribeiro de
Segundo membro da banca: Oliveira, Alexandre Palma de
Resumo: É comum observarmos discussões na literatura sobre a relação que a Educação Física pode ter com a saúde e com a Promoção da Saúde. Esta relação é vista sob diferentes olhares e usualmente é enquadrada em duas grandes perspectivas. Considerando que a saúde aparece como um dos objetivos da Educação Física e que, desde sua inserção na escola, essa disciplina vem se manifestando através de diferentes abordagens e tendências pedagógicas, o objetivo do presente estudo foi investigar como, atualmente, professores de Educação Física da Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro entendem a relação que a Educação Física Escolar (EFE) pode ter com a saúde e a Promoção da Saúde, e identificar a forma como eles introduzem o tema em sua prática pedagógica. Para isso, foi utilizada a plataforma SurveyMonkey, que permitiu, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, a criação e o envio de questionário eletrônico diretamente para o e-mail institucional de todos os professores de Educação Física da Rede Municipal do Rio de Janeiro (cerca de dois mil). O questionário, que foi submetido à Validade de Face e obteve bons níveis de Estabilidade Temporal e Consistência Interna em seu teste piloto, foi respondido por 277 professores da Rede Municipal. Foram aplicados os testes t de student e qui quadrado para análise do perfil dos respondentes e a estatística descritiva simples para enquadrar os respondentes dentro das diferentes perspectivas desta ambígua relação que a EFE pode ter com a saúde e a Promoção da Saúde. Por fim, verifiquei se existiam correlações entre o perfil da amostra com os escores obtidos nas questões específicas através da Correlação de Spearman. Os resultados demonstraram que a maioria dos professores participantes da pesquisa compreende que Promoção da Saúde é um movimento de grande amplitude em busca da qualidade de vida das pessoas; que os fatores sociais, econômicos e culturais são determinantes do binômio saúde-doença; e ainda que ações individuais de mudança de comportamento não conseguirão alcançar os objetivos de uma EFE orientada à saúde. O estudo apontou ainda para algumas tendências, identificando correlações que servem de incentivo a estudos futuros, como por exemplo: quanto maiores a idade e o tempo de formado, mais afeitos são os respondentes a uma visão conservadora de saúde e Promoção da Saúde, que desloca a atenção para a adoção de comportamentos considerados saudáveis. Foi possível observar também, que os respondentes que possuem outra profissão que não a Educação Física, tenderam a conceituar a Promoção da Saúde de maneira menos conservadora, respeitando a influência dos determinantes gerais sobre a saúde
Abstract: It is common to observe discussions in literature about the relationship that physical education can have on health and the health promotion. This relationship is seen in different ways and is usually framed in two perspectives. Whereas health appears as one of the objectives of physical education and, since its inclusion in school, this discipline has been manifesting through different approaches and pedagogical trends, the goal of the study was to investigate how, currently, Physical Education Teachers working at the Municipal Education of Rio de Janeiro understand the impact that Physical Education can have on health and health promotion and to identify how they introduce the topic in their teaching. For this, we used SurveyMonkey platform, which allowed, with the support of the Municipal Education of Rio de Janeiro, the creation of an electronic questionnaire that has been sent through the institutional e-mail to all teachers of Physical Education working at the Municipal Education of Rio de Janeiro, (about two thousand teachers). The questionnaire, which was submitted to Face Validity and achieved good levels of internal consistency and temporal stability in the pilot test, was completed by 277 teachers. We applied the Student t test and chi square analysis for the profile of the respondents and simple descriptive statistics to frame the respondents within the different perspectives of this ambiguous relationship that Physical Education may have on health and health promotion. Finally, we checked if there are any correlations between the profile of the sample with the "scores" obtained on specific issues through the Spearman correlation. The results showed that the majority of teachers participating in the research understands that health promotion is a movement of large amplitude in the pursuit a healthier life; besides, the social, economic and cultural rights are determinants of the health-disease; and that individual actions to change behaviors will not be able to achieve the goals of a health-oriented Physical Education. The study also pointed out some trends, identifying correlations that could encourage future studies, such as: the higher the age and time since graduation, more the respondents are accustomed to a conservative view of health and health promotion, which shifts the attention to the adoption of behaviors considered healthy. In addition, was observe that respondents who have no other profession that physical education tended to conceptualize health promotion in a less conservative way, respecting the influence of general determinants of health
Palavras-chave: Physical Eeducation
Health promotion
School
Physical activity
Health
Escola
Atividade física
Saúde
Educação física para crianças
Promoção da saúde
Exercícios físicos para crianças
Professores de educação física Rio de Janeiro (RJ)
Escolas municipais Rio de Janeiro (RJ)
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Educação Física e Desporto
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências do Exercício e do Esporte
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/8290
Data de defesa: 10-Ago-2016
Aparece nas coleções:Mestrado em Ciências do Exercício e do Esporte

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Luiz Fernando Laurito Filho_dissertacao.pdf395,22 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.