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Tipo do documento: Dissertação
Título: Influencia da amplitude em treinos intervalados, de igual intensidade média, no tempo de permanência com consumo de oxigênio próximo ao máximo, esforço percebido e diversão em jovens saudáveis
Título(s) alternativo(s): Influence of amplitude on interval training with equal mean intensity, in the time spent oxygen consumption close to the maximum, perceived exertion and fun in healthy young adults
Autor: Guerreiro, Renato de Carvalho 
Primeiro orientador: Santos, Tony Meireles dos
Primeiro coorientador: Ferreira, Flávia Porto Melo
Primeiro membro da banca: Deslandes, Andréa Camaz
Segundo membro da banca: Gurgel, Jonas Lírio
Resumo: A prática de exercício físico apresenta benefícios para a saúde, entretanto o número de praticantes é baixo. As principais barreiras para a prática de exercício são, a falta de tempo e de diversão. Exercícios capazes de gerar adaptações fisiológicas e que promovam maior divertimento podem facilitar, em tese, a adesão ao exercício e devem ser encorajados. Considerando a importância da melhora do VO2Máx e tendo em vista a importância das respostas perceptivas ao exercício, o principal estudo da presente dissertação tem como objetivos comparar as respostas de diversão, percepção subjetiva de esforço, de VO2 em treinos aeróbicos intervalados (TI) e contínuo (TC). Para tal a dissertação foi dividida em três trabalhos, uma revisão abordando aspectos relacionados à prescrição do TI, uma validação de uma equação para cálculo da intensidade média em TI e o ultimo trabalho que comparou respostas perceptivas e de VO2 em TI e TC em 15 estudantes universitários. Foram realizadas cinco visitas, na primeira, um teste escalonado máximo e nas visitas subsequentes três TI e um TC de igual intensidade média e diferentes amplitudes. A PSE, o divertimento e o VO2 foram analisados por ANOVA com medidas repetidas intra e entre os grupos. O TC apresentou maior média de VO2 em relação à dois TI com maiores amplitudes. O TI com maior amplitude foi percebido como mais intenso que o TC. Não houve diferença para o T@90 ou PSE e divertimento durante a atividade. Concluiu-se que diferentes modelos de exercício podem levar o indivíduo a alcançar e manter o VO2 próximo ao máximo. Embora o TC tenha apresentado média de VO2 superior, nenhum dos treinos apresentou superioridade fisiológica no T@90. Treinos com maiores amplitudes parecem reduzir o consumo de oxigênio médio, com possíveis impactos ao dispêndio energético da sessão. O presente estudo aponta para a necessidade de ampliação das estratégias metodológicas orientadas a investigar a superioridade de métodos de treinamento, a partir da incorporação de abordagens metodológicas qualitativas
Abstract: Regular physical exercise has many health benefits, though the number of practitioners remains low. Among the main barriers to regular physical activity are lack of time and fun. Exercise can take the most fun and less perceived effort is more likely to be repeated. The improved VO2Máx is objective of the training is for health or performance. In this sense exercises capable of generating physiological adaptations and promote positive psychological sensations can facilitate, in theory, adherence to exercise and should be encouraged. Considering the importance of improving VO2Máx and the importance of perceptual responses to exercise, the main study of the present dissertation aims to compare, fun, subjective perception of exertion and responses of VO2 in interval (IT) and continuous (CT) aerobic training. For this the dissertation was divided in three works. The first consists of a review addressing aspects related to IT prescription. The second work approached with a validation of an equation to calculate the average intensity in IT. Finally, the last work compared perceptual and VO2 responses in TI and CT. Participants on the last study were, 15 college students who made five visits. At first, a maximum scaled test was performed. In subsequent visits were three HIT and TC the same average intensity and diferentes amplitudes. The RPE fun and VO2 variables were analyzed by ANOVA with repeated measures within-group and between groups. The CT showed higher mean VO2 on the two HIT with larger amplitudes. The HIT more broadly was perceived as more intense than the TC. There was no difference for the T @ 90 and the PSE and fun responses during activity. Based on the results, it can be concluded that different exercise models can lead the individual to achieve and maintain VO2 close to the maximum. Although TC has presented higher VO2 average, none of the training presented physiological superiority in T@90, or psychological. Training with larger amplitudes appear to reduce the average oxygen consumption, with possible impacts on the energy expenditure of the session. This study points to the need for expansion of methodological strategies aimed to investigate the superiority of training methods, from the incorporation of qualitative methodological approaches
Palavras-chave: Interval training
Time spent at high percentage of maximal oxygen uptake
Oxygen uptake
Affect
Treino intervalado
Tempo de permanência com consumo de oxigênio próximo ao máximo
Consumo de oxigênio
Afeto
Diversão
Exercícios físicos - Aspectos fisiológicos
Exercícios aeróbicos - Aspectos fisiológicos
Educação física para adolescentes
Oxigênio - Transporte fisiológico
Prazer
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Educação Física e Desporto
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências do Exercício e do Esporte
Citação: GUERREIRO, Renato de Carvalho. Influencia da amplitude em treinos intervalados, de igual intensidade média, no tempo de permanência com consumo de oxigênio próximo ao máximo, esforço percebido e diversão em jovens saudáveis. 2016. 74 f. Dissertação (Mestrado em Aspectos Biopsicossociais do Exercício Físico e Aspectos Biopsicossociais do Esporte) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/8295
Data de defesa: 21-Jul-2016
Aparece nas coleções:Mestrado em Ciências do Exercício e do Esporte

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