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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/8298
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Memórias, identidades docentes e o fazer pedagógico: um estudo com professores de Educação Física de Armação dos Búzios |
Título(s) alternativo(s): | Memories, identities teachers and pedagogical practice: a study of teacher education of Armação dos Búzios |
Autor: | Castro, Juliana Diuana de ![]() |
Primeiro orientador: | Assis, Monique Ribeiro de |
Primeiro coorientador: | Santo, Wecisley Ribeiro do Espírito |
Primeiro membro da banca: | Mattos, Rafael da Silva |
Segundo membro da banca: | Cupolillo, Amparo Villa |
Resumo: | As dificuldades de concretizar na prática educativa os avanços teóricos alcançados na educação física escolar brasileira, tornam a reflexão acerca do caminhar da disciplina um desafio que se coloca para a formação inicial e continuada dos professores. Considera-se que a memória e os contextos de atuação profissional são dimensões importantes na formação das identidades docentes e do fazer pedagógico, o que coloca para este estudo, as seguintes questões: quais são as memórias dos professores em relação à Educação Física ainda enquanto alunos nos bancos escolares? O que motivou suas escolhas profissionais? Como, atualmente, veem seus contextos de atuação profissional? Para discuti-las, este estudo, de inspiração etnográfica, analisou o material colhido durante a formação continuada de 39 professores de Educação Física da Rede Municipal de Ensino de Armação dos Búzios em 2015. Como resultados, observou-se memórias bastante idealizadas, afetivas e uma forte identificação com o passado desportivista e militarista da Educação Física. Acredita-se que isto está relacionado às precárias condições de trabalho do presente, à desvalorização da disciplina na escola e à dificuldade no trato com a diversidade. Conclui-se pela necessidade de construir novas teorias pedagógicas para a Educação Física, mais próximas do universo escolar, capazes de sustentar as práticas docentes; e ainda desenvolver um trabalho de (re)elaboração das experiências e identidades pessoais, que são anteriores à entrada no ensino superior, a fim de promover uma reflexibilidade crítica sobre as práticas; por fim, a necessidade de sensibilizar os professores e futuros professores qunto à pluralidade cultural e avançar na criação de propostas e práticas pedagógicas alinhadas ao multiculturalismo tão presente nas escolas |
Abstract: | The difficulties of implementing the theoretical advances achieved in Brazilian Physical Education into educational practice make the studies about the course of the subject a challenge that arises from the initial and the continuing training of teachers. It is believed that the memory and professional practice contexts are important dimensions in the formation of teachers' identities and pedagogical practice, which raises the following questions: what are the teachers' memories when they were Physical Education students back in school? What has motivated their career choices? How do they see the prevailing professional context? In order to discuss these questions, this essay, an ethnographic inspiration, has analyzed the material collected during the continued training of 39 Physical Education teachers from the Municipal Education of Armação de Búzios in 2015. As a result, there were quite idealized and emotional memories, besides a strong identification to the sporting and military past of Physical Education. It is believed that this is related to the current precarious working conditions, the devaluation of the subject at school and the difficulty in dealing with diversity. The results confirm the demand to build new pedagogical theories for Physical Education that are closer to the school universe and are able to sustain the teaching practices, alongside a working development of personal experiences and prior university identities, in order to develop a critical consideration about the pedagogical practices. Finally, the results also identify the need to raise awareness among teachers and future teachers about cultural diversity and advance on the formation of pedagogical proposals and practices related to the multiculturalism prevailing at schools |
Palavras-chave: | Memory School Physical Education Teachers Continuing education Teaching Professores de educação física Armação de Búzios (RJ) Identidade (Psicologia) Educação física (Ensino fundamental) Estudo e ensino Educação física (Ensino médio) - Estudo e ensino Memória Educação física escolar Docentes Educação continuada Ensino |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Educação Física e Desporto |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ciências do Exercício e do Esporte |
Citação: | CASTRO, Juliana Diuana de. Memórias, identidades docentes e o fazer pedagógico: um estudo com professores de Educação Física de Armação dos Búzios. 2016. 76 f. Dissertação (Mestrado em Aspectos Biopsicossociais do Exercício Físico e Aspectos Biopsicossociais do Esporte) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/8298 |
Data de defesa: | 27-Abr-2016 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Ciências do Exercício e do Esporte |
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