Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/8300
Tipo do documento: Dissertação
Título: Alguns sentidos do uso da técnica do balé clássico no mundo contemporâneo: estudo com coreógrafos de companhias profissionais e diretores de escolas de dança da cidade do Rio de Janeiro
Título(s) alternativo(s): A few meanings of using classical ballet techniques in our contemporary world: a study with choreographers from professional companies and directors of dance schools in the city of Rio de Janeiro
Autor: Almeida, Heloisa Suzano de 
Primeiro orientador: Assis, Monique Ribeiro de
Primeiro membro da banca: Mattos, Rafael da Silva
Segundo membro da banca: Pires, Antonio Geraldo Magalhães Gomes
Resumo: A técnica do balé clássico permanece sendo utilizada na formação e treinamento de bailarinos profissionais contemporâneos. Essa técnica foi sistematizada há mais de três séculos e, desde então, vem se aprimorando. Nesse caminho novas reflexões acerca desse treinamento se fazem necessárias para que ele possa continuar a evoluir e se (re)significar. A linguagem coreográfica atual utilizada por coreógrafos de companhias contemporâneas não exige mais um corpo treinado unicamente com a técnica do balé clássico. Entretanto, no Rio de Janeiro, em grande parte das escolas técnicas e graduações em dança, a técnica do balé é oferecida aos alunos como uma ferramenta essencial para quem deseja se profissionalizar. Diante disso, o presente estudo objetiva contextualizar, compreender e verificar os sentidos da utilização da técnica do balé no atual mercado de trabalho da dança profissional carioca sob a ótica de coreógrafos de companhias contemporâneas profissionais e de diretores de escolas de dança da cidade do Rio de Janeiro. Para tal, foram realizadas entrevistas de roteiro semiestruturado com cinco coreógrafos de companhias de dança contemporânea e quatro diretores de escolas técnicas privadas de dança da cidade do Rio de Janeiro. Como preceitos teóricos, este trabalho se fundamenta em conceitos sociológicos, a saber, as teorias dos princípios civilizadores de Norbert Elias e de modernidade líquida de Zygmunt Bauman. Os dados coletados foram interpretados a partir do método de Análise do Discurso proposto por Eni Orlandi (ORLANDI, 2013). Concluiu-se que os sentidos e as relações acerca do uso da técnica do balé clássico vêm se modificando, mas ela segue como uma ferramenta significativa após mais de três séculos.
Abstract: The classical ballet technique was systematized more than three centuries ago and, since then, it has been improved, prevailing in the formation and practice of contemporary professional dancers. Further reflection on this practice is paramount for its continued evolution and (re) signification. The choreographic language used by choreographers from contemporary companies no longer demands a body trained only with the classical ballet technique. However, in Rio de Janeiro, in most technical and degree dance schools, the classical ballet technique is delivered to students as an essential tool for professionalization. Hence, this study aims at identifying and contextualizing the meaning of using the classical ballet technique in the current professional dance job market under the viewpoint of choreographers from professional contemporary companies and directors of dance schools in the city of Rio de Janeiro. To that end, semi-structured interviews were carried out with five choreographers from contemporary dance companies and four directors of private technical dance schools in Rio de Janeiro. The theoretical precepts underlying this study are the sociological concepts of civilizing process , by Norbert Elias, and liquid modernity , by Zygmunt Bauman. The collected data were interpreted using Eni Orlandi s Discourse Analysis approach. It was concluded that the senses and the relations about the classical ballet technique are changing, but it follows as a significant tool after more than three centuries.
Palavras-chave: Dance
Ballet technique
Discourse analysis
Professional qualification
Técnica do balé
Análise do discurso
Formação profissional
Bale (Dança) Estudo e ensino
Bailarinos - Treinamento
Coreógrafos - Entrevistas Rio de Janeiro (RJ)
Diretores escolares Entrevistas - Rio de Janeiro (RJ)
Escolas de dança Rio de Janeiro (RJ)
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Educação Física e Desporto
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências do Exercício e do Esporte
Citação: ALMEIDA, Heloisa Suzano de. Alguns sentidos do uso da técnica do balé clássico no mundo contemporâneo: estudo com coreógrafos de companhias profissionais e diretores de escolas de dança da cidade do Rio de Janeiro. 2016. 18 f. Dissertação (Mestrado em Aspectos Biopsicossociais do Exercício Físico e Aspectos Biopsicossociais do Esporte) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/8300
Data de defesa: 27-Abr-2016
Aparece nas coleções:Mestrado em Ciências do Exercício e do Esporte

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissertacao - Heloisa Suzano de Almeida - 2016 - Completa.pdf416,44 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.