Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/8300
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Alguns sentidos do uso da técnica do balé clássico no mundo contemporâneo: estudo com coreógrafos de companhias profissionais e diretores de escolas de dança da cidade do Rio de Janeiro |
Título(s) alternativo(s): | A few meanings of using classical ballet techniques in our contemporary world: a study with choreographers from professional companies and directors of dance schools in the city of Rio de Janeiro |
Autor: | Almeida, Heloisa Suzano de ![]() |
Primeiro orientador: | Assis, Monique Ribeiro de |
Primeiro membro da banca: | Mattos, Rafael da Silva |
Segundo membro da banca: | Pires, Antonio Geraldo Magalhães Gomes |
Resumo: | A técnica do balé clássico permanece sendo utilizada na formação e treinamento de bailarinos profissionais contemporâneos. Essa técnica foi sistematizada há mais de três séculos e, desde então, vem se aprimorando. Nesse caminho novas reflexões acerca desse treinamento se fazem necessárias para que ele possa continuar a evoluir e se (re)significar. A linguagem coreográfica atual utilizada por coreógrafos de companhias contemporâneas não exige mais um corpo treinado unicamente com a técnica do balé clássico. Entretanto, no Rio de Janeiro, em grande parte das escolas técnicas e graduações em dança, a técnica do balé é oferecida aos alunos como uma ferramenta essencial para quem deseja se profissionalizar. Diante disso, o presente estudo objetiva contextualizar, compreender e verificar os sentidos da utilização da técnica do balé no atual mercado de trabalho da dança profissional carioca sob a ótica de coreógrafos de companhias contemporâneas profissionais e de diretores de escolas de dança da cidade do Rio de Janeiro. Para tal, foram realizadas entrevistas de roteiro semiestruturado com cinco coreógrafos de companhias de dança contemporânea e quatro diretores de escolas técnicas privadas de dança da cidade do Rio de Janeiro. Como preceitos teóricos, este trabalho se fundamenta em conceitos sociológicos, a saber, as teorias dos princípios civilizadores de Norbert Elias e de modernidade líquida de Zygmunt Bauman. Os dados coletados foram interpretados a partir do método de Análise do Discurso proposto por Eni Orlandi (ORLANDI, 2013). Concluiu-se que os sentidos e as relações acerca do uso da técnica do balé clássico vêm se modificando, mas ela segue como uma ferramenta significativa após mais de três séculos. |
Abstract: | The classical ballet technique was systematized more than three centuries ago and, since then, it has been improved, prevailing in the formation and practice of contemporary professional dancers. Further reflection on this practice is paramount for its continued evolution and (re) signification. The choreographic language used by choreographers from contemporary companies no longer demands a body trained only with the classical ballet technique. However, in Rio de Janeiro, in most technical and degree dance schools, the classical ballet technique is delivered to students as an essential tool for professionalization. Hence, this study aims at identifying and contextualizing the meaning of using the classical ballet technique in the current professional dance job market under the viewpoint of choreographers from professional contemporary companies and directors of dance schools in the city of Rio de Janeiro. To that end, semi-structured interviews were carried out with five choreographers from contemporary dance companies and four directors of private technical dance schools in Rio de Janeiro. The theoretical precepts underlying this study are the sociological concepts of civilizing process , by Norbert Elias, and liquid modernity , by Zygmunt Bauman. The collected data were interpreted using Eni Orlandi s Discourse Analysis approach. It was concluded that the senses and the relations about the classical ballet technique are changing, but it follows as a significant tool after more than three centuries. |
Palavras-chave: | Dance Ballet technique Discourse analysis Professional qualification Técnica do balé Análise do discurso Formação profissional Bale (Dança) Estudo e ensino Bailarinos - Treinamento Coreógrafos - Entrevistas Rio de Janeiro (RJ) Diretores escolares Entrevistas - Rio de Janeiro (RJ) Escolas de dança Rio de Janeiro (RJ) |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Educação Física e Desporto |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ciências do Exercício e do Esporte |
Citação: | ALMEIDA, Heloisa Suzano de. Alguns sentidos do uso da técnica do balé clássico no mundo contemporâneo: estudo com coreógrafos de companhias profissionais e diretores de escolas de dança da cidade do Rio de Janeiro. 2016. 18 f. Dissertação (Mestrado em Aspectos Biopsicossociais do Exercício Físico e Aspectos Biopsicossociais do Esporte) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/8300 |
Data de defesa: | 27-Abr-2016 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Ciências do Exercício e do Esporte |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Dissertacao - Heloisa Suzano de Almeida - 2016 - Completa.pdf | 416,44 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.