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Tipo do documento: Dissertação
Título: Parâmetros biomecânicos indicadores de desenvolvimento motor do salto vertical em escolares de cinco a sete anos
Título(s) alternativo(s): Biomechanical parameters indicators of motor development of vertical jump in schoolchildren aged five to seven years old
Autor: Oliveira, Tainá de Sousa 
Primeiro orientador: Batista, Luiz Alberto
Primeiro membro da banca: Pereira, Glauber Ribeiro
Segundo membro da banca: Silva, Julio Guilherme
Terceiro membro da banca: Santos, Jomilto Luiz Praxedes dos
Resumo: O conhecimento sobre o desenvolvimento motor, assim como a identificação do estado motor de criança permite ao professor detectar as reais demandas de seus alunos. Porém, os instrumentos dispostos na literatura apresentam limitações no ponto de vista científico. Especialistas da área acreditam que estudos de Biomecânica possam contribuir com sua melhora na qualidade científica, contudo são escassas as investigações deste tema. Portanto o objetivo deste trabalho foi identificar se os indicadores cinemáticos podem ser utilizados como determinantes da eficácia da habilidade motora fundamental salto vertical em crianças em cinco a sete anos de idade. A amostra foi composta por 30 crianças com idade entre 5 e 7 anos. Para a mensuração dos deslocamentos angulares e altura do salto foi adotado o posicionamento de 5 marcadores em pontos anatômicos do membro inferior direito. Como instrumentação, utilizou-se uma câmera filmadora posicionada perpendicularmente ao local de execução do salto. Para identificação do estado motor utilizou-se o exame qualitativo de Gallahue e Ozmun (2005), que permite classificar crianças em três estágios. Aplicou-se a ADE como modelo para a identificação das etapas do salto vertical e de um padrão biomecânico proficiente. Por intermédio do software SkillSpector , os marcadores nas imagens foram digitalizados e em seguida, os dados cinemáticos dos deslocamentos das articulações do quadril, joelho e tornozelo, foram tratados por meio do software MATLAB. Os cálculos dos dados de média e desvio padrão de cada variável cinemática foram calculados pelo software estatística SPSS. Foram utilizados apenas dados de estatística descritiva. Como resultados do estado motor, identifica-se a prevalência de dois estágios. Observa-se que as crianças do estágio inicial apresentam menores médias de flexão articular na Duração 1 comparadas aos outros estágios. Na Duração 2 identifica-se que as médias em extensão parecem aumentar entre os estágios; principalmente para joelho e tornozelo. Na Duração 5, as crianças dos estágios inicial possuem menores médias em deslocamento angular para flexão de quadril e joelho, comparadas aos estágios elementar e maduro. Os achados de altura do salto vertical sugerem que quanto mais avançado for o estado motor do indivíduo, maior poderia ser a seu alcance. Os dados da identificação do estado motor não corroboram com a literatura. Essas diferenças podem estar relacionadas à falta de experiências motoras dos indivíduos. Já os dados relativos às Durações 1 e 2 correspondem à proposta desenvolvimentista de Gallahue. No entanto os dados da Duração 5 não são descritos qualitativamente pelo autor. As comparações entre as médias das características cinemáticas são apenas hipóteses, visto que o estudo é descritivo. Além disso, a amostra é considerada pequeno o que dificultou a resposta de algumas lacunas. No entanto espera-se que os resultados servir para a construção de um exame quantitativa e preciso para a classificação do ao estado motor de crianças
Abstract: The knowledge about motor development, as well as the identification of the child motor state, allows the teacher to detect the real demands of his students. However, the instruments available in the literature present limitations from a scientific quality. Experts in the field believe that studies of biomechanics can contribute to its improvement in scientific quality, but there are few investigations of this topic. Therefore the aim of this work was to identify whether kinematic indicators can be used as determinants of vertical jump motor skill in children between five and seven years old. The sample consisted of 30 children aged 5 to 7 years old. For the measurement of angular displacements and height of the jump, the positioning of 5 markers on anatomical points of the right lower limb was adopted. As instrumentation, a camera was positioned in perpendicular angle to the jump area. To identify the motor state, we used the qualitative test of Gallahue and Ozmun (2005), which allows children to be classified in three stages. The ADE was applied as a model for the identification of vertical jump phases and a proficient biomechanical pattern. Through the SkillSpector software, the markers on the images were scanned and then the kinematic data of the hip, knee and ankle joint displacements were treated using MATLAB software. As results of the motor state, the two-stage prevalence is identified. It is observed that the children of the initial stage present smaller averages of joint flexion in Duration 1 compared to the other stages. In Duration 2 it is identified that the averages in extension seem to increase between the stages, specially for knee and ankle. In Duration 5, children in the initial stages have lower average angular displacement for hip and knee flexion in comparison to the other stages. The vertical jump height findings suggest that the more developed the motor state, the greater its range. The motor status identification data do not corroborate with the literature. These differences may be related to the lack of individuals' motor experiences. The data on Durations 1 and 2 correspond to the developmental proposal of Gallahue. However the data of Duration 5 are not described qualitatively by the author. The comparisons between the averages of the kinematic characteristics are only hypotheses, as the study is descriptive. In addition, the sample is considered small which could bring difficulties to respond some gaps. However it is hoped that the results serve to construct a quantitative and accurate examination for the classification of the motor status of children
Palavras-chave: Biomechanics
Motor Development
Children
Capacidade motora
Salto (Atletismo)
Crianças - Desenvolvimento
Capacidade motora - Testes
Biomecânica
Desenvolvimento motor
Crianças
Gallahue
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Educação Física e Desporto
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências do Exercício e do Esporte
Citação: OLIVEIRA, Tainá de Sousa. Parâmetros biomecânicos indicadores de desenvolvimento motor do salto vertical em escolares de cinco a sete anos. 2017. 82 f. Dissertação (Mestrado em Aspectos Biopsicossociais do Exercício Físico e Aspectos Biopsicossociais do Esporte) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/8303
Data de defesa: 4-Ago-2017
Aparece nas coleções:Mestrado em Ciências do Exercício e do Esporte

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