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Tipo do documento: Tese
Título: Feminismo de base comunitária: iniciativas que discutem questões de gênero na Maré (RJ)
Título(s) alternativo(s): Community based feminism: initiatives that discuss gender in Maré (RJ)
Autor: Prosdocimide, Patricia Elisa Rivera 
Primeiro orientador: Araújo, Clara Maria de Oliveira
Primeiro membro da banca: Moraes, Lorena Lima de
Segundo membro da banca: Miranda, Claudia
Terceiro membro da banca: Rocha, Lia de Mattos
Quarto membro da banca: Szwako, José Eduardo Leon
Resumo: Este trabalho desenvolveu uma investigação acerca de pedagogias criativas de feminismo de base comunitária produzidas por mulheres para trabalhar questões de gênero e violência contra a mulher (VCM) no contexto do conjunto de favelas da Maré. A pesquisa procurou estudar as questões, conceitos, motivações que orientam as práticas e dinâmicas educativas de indivíduos e coletivos de mulheres no esforço de compreender o papel da sociedade civil na promoção da igualdade de gênero na Maré. As iniciativas que foram estudadas incluem as seguintes: as oficinas do Centro de Referência Da Mulher da Maré-Carminha Rosa (CRMM-CR); O Grupo de Gênero e Sexualidade da Luta Pela Paz (GS-LPP); O Projeto Maré de Sabores das Redes de Desenvolvimento da Maré; o projeto autônomo do grupo de Mulheres ao Vento; as oficinas do Espaço Casulo. Localizadas em 4 distintas comunidades, estas inciativas foram descritas e analisadas com base em categorias definidas a partir de reflexões sobre dados obtidos através do cruzamento de observação participante, entrevistas semi-estruturadas e histórias de vida. As experiências estudadas nesta pesquisa focam nas perspectivas de mulheres dos territórios, de mulheres das periferias da América Latina, de mulheres que resistem em contextos de violências e que, em meio a esses contextos, produzem pedagogias que desconstroem e descolonizam modos de pensar e, subsequentemente, mudando formas de agir.
Abstract: This thesis investigates Brazilian feminist community based efforts, which utilize creative pedagogies, to work on gender issues and violence against women (VCM) in the favelas of Maré. Rio de Janeiro. The research sought to study the issues, concepts, and motivations that guide the practices and educational dynamics of individuals and women 's groups in the effort to understand civil society s role in promoting gender equality. The initiatives studied include: Women's Reference Center of Maré-Carminha Rosa (CRMM-CR); The Gender and Sexuality Group of Fight for Peace (GS-LPP); The Maré de Sabores Project of the ONG Redes da Maré; the project MulheresAo Vento; workshops held at EspaçoCasulo. Located in four distinct communities, these initiatives were described and analyzed based on categories defined from reflections on data obtained through participant observation, semi-structured interviews and life histories. The experiences studied in this research focus on the perspectives of women from distinct territories, living in the peripheries of urban centers in Latin America, women who resist in contexts of violence and who, in the midst of these contexts, produce pedagogies that deconstruct and decolonize ways of thinking, and subsequently, changing gender biased attitudes.
Palavras-chave: Decolonial Pedagogies
Community based feminism
Gender Based Violence (GBV)
Violence Against Women (VAW)
Pedagogias Decoloniais
Feminismo de Base Comunitária
Violência de Gênero (VDG)
Violência contra a Mulher (VCM)
Área(s) do CNPq: CNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAIS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Ciências Sociais::Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
Citação: PROSDOCIMIDE, Patricia Elisa Rivera. Feminismo de base comunitária: iniciativas que discutem questões de gênero na Maré (RJ). 2017. 286 f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/8318
Data de defesa: 31-Ago-2017
Aparece nas coleções:Doutorado em Ciências Sociais

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