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Tipo do documento: Tese
Título: Programa Bolsa Família e educação em Montes Claros: Olhar de mãe e visão docente
Título(s) alternativo(s): Bolsa Família program and education at Montes Claros- MG: Mother´s sight and teacher´s vision
Autor: Figueiredo, Juliane Leite Ferreira e 
Primeiro orientador: Carneiro, Sandra Maria Corrêa de Sá
Primeiro membro da banca: Sant'anna, Maria Josefina Gabriel
Segundo membro da banca: Melo, Doriam Luis Borges de
Terceiro membro da banca: Picanço, Felicia Silva
Quarto membro da banca: Ferreira, Maria da Luz Alves
Resumo: As discussões brasileiras sobre a pobreza e a desigualdade se intensificaram, consideravelmente, após a adoção dos programas de transferência de renda. No entanto, os efeitos e as relações destes programas sobre a educação dos beneficiários ainda merecem novas imersões e, as evidências empíricas iniciais podem comprometer consideravelmente os caminhos do sistema de proteção social brasileiro. A presente tese buscou analisar o Programa Bolsa Família em sua recepção social e abrangência no tocante aos seus aspectos estruturais, impacto de caráter financeiro redistributivo e primordialmente em seu impacto sobre o rendimento escolar. Vários autores subsidiaram as análises aqui empreendidas, entre outros, IVO (2011), SEN (2000, 2000a), SCHONS (2007), RAWLS (2000, 2000a, 2002) SILVA, YASBEK e GIONANNI (2004), REGO E PINZANI (2013), KLIKSBERG (2001), com os quais se procurou dialogar. O tema em questão revela nossa percepção atual sobre a necessária avaliação de um Programa que tem um pouco mais de uma década de implantação. Entendemos que esse estudo se relaciona e contribui com a literatura em duas direções. A primeira se refere ao percurso e avaliações dos impactos dos programas de transferência condicionada de renda do global à uma região específica do interior mineiro. Vimos que o PBF possui impacto sobre a frequência escolar, porém, sobre proficiência ou desempenho escolar é uma questão em aberto. A segunda direção se refere à busca de subjetividades e ideologias que podem afetar a proficiência das crianças e qualidade do ensino. Buscamos explicações através da interpretação de dados sistêmicos sobre a realidade sócio-econômica e educacional do Norte de Minas na última década e, da análise das percepções dos agentes de ponta nesse processo: mães e docentes atuantes nos anos iniciais da educação básica da rede pública de Montes Claros- MG. Isto nos permitiu a compreensão de diferentes visões sobre o programa analisado. Nossos resultados indicam que as condicionalidades do Programa, embora não diretamente, podem ser instrumentos capazes de proporcionar a cidadãos de mais baixa renda a busca dos seus direitos. Além disso, sem ter a pretensão finalista, favorecem-nos uma leitura multifocal sobre a significância e espacialidade do Programa Bolsa Família, o que nos permite oferecer à sociedade uma das imagens de uma realidade marcada por estigmas e contradições.
Abstract: Discussions on poverty and inequality have been intensified considerably in Brazil after the adoption of income transfer programs. However, the effects and relationships of these programs on the education of beneficiaries still deserve new immersions and the initial empirical evidence can jeopardize considerably the ways of the Brazilian social protection system. This thesis seeks to analyze the Bolsa Família Program in its social reception and coverage with regard to their structural, impact of redistributive financial nature and primarily in its impact on school performance. Several authors have subsidized the analysis here undertaken, among others, IVO (2011), SEN (2000, 2000a), SCHONS (2007), Rawls (2000, 2000a, 2002) SILVA, Yasbek and GIONANNI (2004), REGO E PINZANI (2013) KLIKSBERG (2001), with which it sought dialogue. The issue in question reveals our current perception of the necessary evaluation of a program that has a little more than a decade of implementation. We believe that this study relates and contributes to the literature in two directions. The first concerns the progress and impact evaluations of conditional transfer programs of global income to a specific region of the mining interior. We have seen that the PBF has impact on school attendance, however, about proficiency or school performance is an open question. The second direction concerns the search subjectivities and ideologies that can affect the proficiency of children and quality of education. We seek explanations by interpreting systemic data on the socio-economic and educational reality of the North Minas Gerais in the last decade, and the analysis of the perceptions of the leading actors in this process: mothers and active teachers in the early years of basic education from public Montes Claros- MG. This allowed us to understand different views of the analyzed program. Our results indicate that the conditionalities of the program, though not directly, can be instruments to provide lower-income citizens seeking redress. Moreover, without the pretension finalist favor us a multifocal reading on the significance and spatiality of the Bolsa Família Program, which allows us to offer to the society of the images of a reality marked by stigma and contradictions.
Palavras-chave: Bolsa Família Program
Social policies
Poverty
Education
Programa Bolsa Família
Políticas Sociais
Pobreza
Educação
Área(s) do CNPq: CNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAIS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Ciências Sociais::Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
Citação: FIGUEIREDO, Juliane Leite Ferreira e. Programa Bolsa Família e educação em Montes Claros: Olhar de mãe e visão docente. 2016. 231 f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/8320
Data de defesa: 29-Abr-2016
Aparece nas coleções:Doutorado em Ciências Sociais

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