Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/8321
Tipo do documento: | Tese |
Título: | Audiência do Espírito Santo : música evangélica, indústria fonográfica e produção de celebridades no Brasil |
Título(s) alternativo(s): | "God's audience": evangelical music, music industry and celebrities formation in Brazil |
Autor: | Paula, Robson Rodrigues de ![]() |
Primeiro orientador: | Mafra, Clara Cristina Jost |
Primeiro membro da banca: | Coelho, Maria Claudia Pereira |
Segundo membro da banca: | Mariz, Cecilia Loreto |
Terceiro membro da banca: | Menezes, Renata de Castro |
Quarto membro da banca: | Lins, Elizabeth Travassos |
Resumo: | Seguindo uma perspectiva analítica que visa compreender o fenômeno a partir de suas dinâmicas internas, nesta tese focalizo o sentido de missão religiosa que tem impulsionado as recentes transformações na organização da produção musical evangélica, bem com as negociações realizadas pelos diferentes atores sociais religiosos e não religiosos envolvidos no processo. Argumento que esse nicho do mercado possui uma estrutura organizacional similar a de outras empresas estabelecidas no mercado - pois conta, como as demais, com um rol de cantores, capacidade de formação de celebridades, empresas produtoras e distribuidoras -, mas que por estar freqüentemente associada às congregações e igrejas evangélicas, estabelece um modo de auto-regulação estreita mente vinculado a um projeto proselitista que visa a ampliação da audiência do Espírito do Santo e do resgate do mundo . |
Abstract: | Following an analytic perspective that intends to understand the phenomenon from its inside dynamics, in this thesis I focus the meaning of religious mission that has been stimulating the recent transformation in the gospel music production organization, as well with the businesses made by the different social factors religious and non-religious involved in the process. I argue that this part of business owns an organizational structure similar to other companies established on the market for it counts, as the others, with a roll of singers, celebrities formation capability, producing companies and deliverers , but for being usually associated to congregations and churches, establishes a way of self-regulation closely joined to a proselytism project that looks for the ampliation of the Holly Ghost s audience and of the rescue of the world . |
Palavras-chave: | Evangelical music Music industry Celebrities formation Proselytism evangelical Música sacra Igrejas protestantes Música Fonografia Indústria Celebridades Música evangélica Indústria fonográfica Formação de celebridades Proselitismo cristão |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Ciências Sociais::Instituto de Filosofia e Ciências Humanas |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais |
Citação: | PAULA, Robson Rodrigues de. Audiência do Espírito Santo : música evangélica, indústria fonográfica e produção de celebridades no Brasil. 2008. 217 f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/8321 |
Data de defesa: | 3-Nov-2008 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Ciências Sociais |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Tese Robson Rodrigues de Paula.pdf | 2,25 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.