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Tipo do documento: Tese
Título: Políticas públicas do Estado angolano: um mapeamento do programa de merenda escolar nas regiões de Luanda e Huambo (2008 - 2014)
Título(s) alternativo(s): Public policies of the Angolan State: a mapping of the school lunch program in the regions of Luanda and Huambo (2008 - 2014)
Autor: Hossi, José Amaro 
Primeiro orientador: D'avila Filho, Paulo Mesquita
Primeiro coorientador: Nascimento, Washington Santos
Primeiro membro da banca: Pereira, Luena Nascimento Nunes
Segundo membro da banca: Riscado, Priscila Erminia
Terceiro membro da banca: Silva Filho, Dario de Sousa e
Resumo: Esta pesquisa tem como finalidade ajudar a compreender a percepção dos atores políticos e sociais e demais interessados na matéria que padece deste conteúdo, que é o da importância dos processos das tomadas de decisão sobre as ações do governo (políticas públicas) e o que representa o Programa da Merenda Escolar na sociedade angolana para o auxílio na concretização dos resultados de combate a fome e eliminar a evasão escolar. A pesquisa foi dividida em duas partes, sendo uma com base numa abordagem teórica e conceitual com definições de termos sobre o assunto, baseada em argumentos publicados por especialistas acessíveis em África, Angola e em geral, tal como livros, revistas, jornais e internet e a outra com base na parte prática. A parte prática da pesquisa contou com o apoio de atores das decisões da educação, designadamente da direção municipal de Viana e provincial do Huambo, que por meio de questionário responderam perguntas abertas e fechadas sobre a percepção de políticas públicas e o que representa o Programa da Merenda Escolar aos beneficiados diretos, ou seja, familiares, dirigidos aos mesmos contribuíram com as suas respostas para o resultado dessa pesquisa. Na parte prática, o resultado da pesquisa concluiu que apesar das percepções, ainda não se sabe a definição do que são Políticas Públicas como responsabilidade do Estado e da sociedade civil, como fator de desenvolvimento e reforço da posição cidadã, bem como deu a conhecer sobre a representação do Programa da Merenda Escolar como parte da política de combate a fome e a pobreza do governo angolano a fim de conter a evasão escolar.
Abstract: This research aims at helping to understand the perception of political and social actors and other stakeholders in the subject that suffers from this content, which is the importance of decision-making processes on government actions (public policies) and what represents the School Lunch Program in Angolan society to assist in achieving the results of fighting hunger and eliminate school dropout. The research was divided into two parts, one based on a theoretical and conceptual approach with definitions of terms on the subject, based on arguments published by specialists accessible in Africa, Angola and in general, such as books, magazines, newspapers and the Internet. the other based on the practical part. The practical part of the research was supported by actors of education decisions, namely the municipal administration of Viana and Huambo provincial, which, through a questionnaire, with open and closed questions about the perception of public policies and what the Program represents of the Merenda Escolar to the direct beneficiaries, that is, to the families, contributed to their answers to the results of this research. In the practical part, the result of the research concluded that despite being perceptions, the definition of Public Policies as the responsibility of the State and of civil society, as a factor for the development and strengthening of the citizen position, was not yet known, as well as to make known on the representation of the School Lunch Program as part of the Angolan government's anti-hunger and poverty policy to curb school dropout.
Palavras-chave: Public Policy Perception
School Lunch Program
Citizen participation and school dropout
Percepção sobre Políticas Públicas
Programa da Merenda Escolar
Participação dos cidadãos e evasão escolar
Políticas públicas Angola
Merenda escolar Angola
Evasão escolar Angola
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Ciências Sociais::Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
Citação: HOSSI, José Amaro. Políticas públicas do Estado angolano: um mapeamento do programa de merenda escolar nas regiões de Luanda e Huambo (2008 - 2014). 2018. 126 f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/8323
Data de defesa: 27-Abr-2018
Aparece nas coleções:Doutorado em Ciências Sociais

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