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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/8332
Tipo do documento: | Tese |
Título: | Matizes do privado: a AEC e a defesa da educação escolar católica (Brasil 1945-1994) |
Título(s) alternativo(s): | Shades of the private: the AEC and the defense of catholic schooling |
Autor: | Senra, Alvaro de Oliveira |
Primeiro orientador: | Garchet, Helena Maria Bomeny |
Primeiro membro da banca: | Paula, Christiane Jalles de |
Segundo membro da banca: | Magaldi, Ana Maria Bandeira de Mello |
Terceiro membro da banca: | Costa, Marcelo da Silva Timotheo da |
Quarto membro da banca: | Mariz, Cecilia Loreto |
Resumo: | Esta pesquisa tem como tema a Associação de Educação Católica do Brasil (AEC), seu discurso e sua prática política desenvolvidos no sentido de defesa do espaço ocupado pelas instituições escolares católicas no período compreendido entre 1945 e 1994. Após sua fundação, em 1945, a AEC se firmou como principal entidade de representação da Igreja Católica para a educação escolar. O sentido inicial da AEC foi claramente privatista, negando ao Estado o monopólio da educação e fundando o direito de existência das escolas católicas no exercício da liberdade de ensino reivindicado pelos setores da sociedade brasileira identificados com o catolicismo. A concretização deste sentido implicou a constituição de alianças com o segmento empresarial não-religioso, então minoritário no interior do setor privado da educação. Em um segundo momento, a partir de finais da década de 1970, a AEC se afastou do segmento empresarial não- religioso da educação escolar, passando a reivindicar para a educação escolar católica a condição de pública não-estatal, o que implicou refazer discursos e alianças. |
Abstract: | This research focuses on the Brazil Association for Catholic Education (Associação de Educação Católica do Brasil AEC), its discourses and its political practices devoted to defend the catholic educational institutions between 1945 and 1994. After its foundation, in 1945, the AEC became the main entity as far as catholic schools and educational principles were concerned. In its beginnings, the AEC was clearly pro-privatization, denying the State an educational monopoly and defending the right of catholic schools to exist. On pursuing this goal, AEC had to establish alliances with non- religious segments, such as the educational entrepreneurs. From the 1970s, AEC withdrew from these alliances and started to claim for the catholic schools the status of public but non-governmental. |
Palavras-chave: | Catholic church Public and private education Modernity Education policy (Brasil, 1945-1994) Igreja Católica Educação pública e privada Modernidade Política educacional |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONAL |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Ciências Sociais::Instituto de Filosofia e Ciências Humanas |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais |
Citação: | SENRA, Alvaro de Oliveira. Matizes do privado: a AEC e a defesa da educação escolar católica (Brasil 1945-1994). 2007. 274 f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/8332 |
Data de defesa: | 20-Set-2007 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Ciências Sociais |
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