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Tipo do documento: Tese
Título: Uma etnografia do dinheiro: os projetos gráficos de papel-moeda no Brasil após 1960
Título(s) alternativo(s): A etnography on money: the graphical projects of paper-currency in Brazil after 1960
Autor: Silva Junior, Amaury Fernandes da 
Primeiro orientador: Peixoto, Clarice Ehlers
Primeiro coorientador: Sento-sé, João Trajano de Lima
Primeiro membro da banca: Kornis, Mônica Almeida
Segundo membro da banca: Medeiros, Rogério
Terceiro membro da banca: Munteal Filho, Oswaldo
Quarto membro da banca: Sinder, Valter
Resumo: As imagens que se constituem em símbolos do Estado são representativas de bem mais do que as vontades individuais dos seus criadores. Os elementos de representação da nação, como hinos, bandeiras, cédulas, são narrativas coletivas plasmadas no trabalho de criação e nos aspectos estéticos que os constituem. As cédulas brasileiras, produzidas pela Casa da Moeda do Brasil e aqui estudadas, constroem uma destas narrativas, que se modifica ao longo do recorte temporal determinado para essa pesquisa. Nas propostas visuais das cédulas estão congregadas relações tanto entre o individual e o coletivo, quanto entre os diferentes grupos que existem na sociedade brasileira. Somente após a nacionalização dos projetos é que esse espaço discursivo encontra, nos artistas que desenham o papel-moeda, atores suficientemente inseridos no contexto cultural da sociedade brasileira para melhor expressar essas relações. Este trabalho tem por objetivo identificar, no universo estudado, os fragmentos visuais que, unificados no espaço plástico das cédulas, transformam-se em narrativas coletivas da brasilidade.
Abstract: The images that constitute the symbols of the State are representative of much more than the individual wills of its creators. The elements that represent the nation, as hymns, flags, banknotes, are shaped as collective narratives in the creation work and in the aesthetic aspects that constitute them. The Brazilian banknotes studied in this research, produced by the Brazilian Mint, are constitutive of one of these narratives, that modify throughout the definitive secular clipping for this study. In the visual proposals of the banknotes relations in such a way between individual and the collective one are congregated, as much as between the different groups that exist in the Brazilian society. Only after the nationalization of the projects, this discursive space finds in the artists who draw the paper-currency enough inserted actors in the cultural context of the Brazilian society, in better conditions to express these relations. The purpose of this work is to make the identification of the visual fragments unified into the plastic space of the studied banknotes, changed in collective narratives of the brazility.
Palavras-chave: Etnography
Money
Image
Design
Etnografia
Dinheiro
Imagem
Design
Papel moeda
Casa da Moeda do Brasil
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Ciências Sociais::Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
Citação: SILVA JUNIOR, Amaury Fernandes da. Uma etnografia do dinheiro: os projetos gráficos de papel-moeda no Brasil após 1960. 2008. 352 f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/8347
Data de defesa: 20-Mai-2008
Aparece nas coleções:Doutorado em Ciências Sociais

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