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Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/8350
Tipo do documento: Tese
Título: A pós-graduação em Estudos de Problemas Brasileiros na UERJ: uma reflexão sociológica sobre um projeto de socialização política no Brasil
Título(s) alternativo(s): The post-graduation study of brazilian problems UERJ: a sociological reflection on a project of political socialization in Brazil
Autor: Lerner, Samara Lima Tavares Mancebo 
Primeiro orientador: Garchet, Helena Maria Bomeny
Primeiro membro da banca: Cunha, Luiz Antonio Constant Rodrigues da
Segundo membro da banca: Sento-sé, João Trajano de Lima
Terceiro membro da banca: Pandolfi, Dulce Chaves
Quarto membro da banca: D'avila Filho, Paulo Mesquita
Resumo: Esta tese tem como objetivo principal analisar o processo de montagem e desmontagem de um projeto de pós-graduação em Estudo de Problemas Brasileiros, desenvolvido na UERJ em meados dos anos 70, que visava a socialização política dos jovens na ideologia do regime militar. A UERJ foi berço para o desenvolvimento dos cursos de Especialização e Mestrado em EPB, que sobreviveram até os primeiros anos do regime democrático, nos anos 80. Defende-se nesta tese que a pós-graduação em EPB da UERJ expressa o transplante de um projeto de Mestrado em EPB criado na Escola Superior de Guerra e fundamentado na Doutrina de Segurança Nacional, com vistas a garantir a reprodução da ideologia do regime militar, através da projeção sobre o campo educacional-universitário. Para compreender o referido processo de transplante, com seus respectivos interesses, mostrou-se necessário explicitar as relações de colaboração existentes entre autoridades da UERJ e da ESG a partir dos anos 60 e as próprias condições de possibilidade para a UERJ, e não outra universidade, ter sido palco para o estabelecimento dessas relações e do desenvolvimento da única experiência de pós-graduação stricto sensu em EPB no Brasil. Esta tese sustenta-se sobre a análise de fontes primárias relativas aos cursos de Especialização e Mestrado em EPB da UERJ e aos cursos desenvolvidos na ESG no início dos anos 70. Fontes secundárias também foram importantes para remontar a história da UERJ, do regime militar e do Estudo de Problemas Brasileiros no país. O marco temporal deste estudo compreende cerca de duas décadas, indo do final dos anos 60, quando as relações entre civis e militares da UERJ e ESG começaram a ser tecidas, até o final dos anos 80, quando foram extintos os cursos de Especialização e Mestrado em EPB na UERJ.
Abstract: This thesis aims to analyze the process of construction and deconstruction of a post-graduation course in Brazilian Problems Studies (EPB) deployed at Rio de Janeiro State University (UERJ) in the mid 1970 s, which aimed to the political socialization of the young in the military regime. This University was a pioneer regarding the development of Specialization and Master s courses in EPB, which survived until the early years of the democratic regime of the 1980s. In this thesis, it is argued that the post-graduation course in EPB at the UERJ expressed the replication of a Master s course in EPB created at the Superior School of War (ESG), which had the National Security Doctrine as its foundation, in order to guarantee the reproduction of military regime ideology over the university/educational fields. To understand this process of so-called replication, and its respective interests, it was necessary to clarify the relations of cooperation between the authorities of the ESG and of the UERJ from the 1960s on, and the very conditions concerning the possibility that the UERJ, and not another university, has been chosen for the establishment of these relations and the development of this unique experience of a stricto sensu post-graduation course in EPB in Brazil. This thesis is sustained by the analysis of primary sources regarding the Specialization and Master s courses in EPB at the UERJ and the courses developed by the ESG in the early 1970s. Secondary sources were also important to trace the history of the UERJ, the military regime, and the Brazilian Problems Studies in the country. The timeframe of this study comprises about two decades, from the late 1960s, when the civil-military relations between the UERJ and the ESG began, until the late 1980s, when the Specialization and Master s courses in EPB at the UERJ were extinct.
Palavras-chave: Brazilian problems studies (EPB)
Moral and civic education
Military regime
National security doctrine
Superior School of War (ESG)
Rio de Janeiro State University (UERJ)
Political socialization
Ideological reproduction
Estudo de problemas brasileiros
Educação moral e cívica
Regime militar
Doutrina de segurança nacional
Escola Superior de Guerra
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Socialização política
Reprodução ideológica
Problemas brasileiros Estudo e ensino (Pós-graduação)
Pós-graduação
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Ciências Sociais::Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
Citação: LERNER, Samara Lima Tavares Mancebo. A pós-graduação em Estudos de Problemas Brasileiros na UERJ: uma reflexão sociológica sobre um projeto de socialização política no Brasil. 2013. 446 f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/8350
Data de defesa: 28-Fev-2013
Aparece nas coleções:Doutorado em Ciências Sociais

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