Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/8359
Tipo do documento: Tese
Título: O que eu vou ser quando eu crescer? Identidade e escolha profissional entre jovens vestibulandos
Título(s) alternativo(s): What will I be when I grow up? Identity and career choice among young vestibulandos
Autor: Mattos, Fernanda Sansão Ramos 
Primeiro orientador: Rezende, Claudia Barcellos
Primeiro membro da banca: Barros, Myriam Moraes Lins de
Segundo membro da banca: Machado, Carly Barboza
Terceiro membro da banca: Coelho, Maria Claudia Pereira
Quarto membro da banca: Garchet, Helena Maria Bomeny
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar de que forma os alunos que se preparam para ingressar na universidade através do vestibular, repensam e reconstroem suas próprias identidades durante este processo de elaboração de uma identidade profissional, fortemente marcada pela escolha de carreira. Para tanto, foi utilizado como referencial teórico a proposta analítica de construção de projetos de vida, apresentada por Gilberto Velho (2003; 2004; 2009), bem como as contribuição de Anthony Giddens (2002) a respeito do papel da escolha na sociedade ocidental moderna. Destaca-se também o interesse em comparar as motivações e critérios de escolha de carreira entre alunos das redes pública e privada de ensino, para apontar semelhanças e distinções ao longo da escolha.
Abstract: This study aims to analyze how students preparing to enter university through the vestibular, rethink and reconstruct their own identities during the process of developing a professional identity, strongly marked by career choice. Therefore, it was used the theoretical proposal of life projects, presented by Gilberto Velho (2003, 2004, 2009) as well as the contribution of Anthony Giddens (2002) concerning the role of choice in the modern Western society. Also noteworthy is the interest of this study in comparing the motivations and criteria for career choice among students from public and private schools, to point out similarities and distinctions over the choice.
Palavras-chave: Identity
Youth
Projects
Career choice
Vestibular
Identidade
Juventude
Projetos
Escolha de carreira
Vestibular
Orientação profissional
Jovens Brasil
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Ciências Sociais::Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
Citação: MATTOS, Fernanda Sansão Ramos. O que eu vou ser quando eu crescer? Identidade e escolha profissional entre jovens vestibulandos. 2012. 136 f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/8359
Data de defesa: 20-Set-2012
Aparece nas coleções:Doutorado em Ciências Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Tese Fernanda Sansao.pdf1,01 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.