Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/8367
Tipo do documento: Tese
Título: Interação na produção e recepção de obras de arte contemporânea
Título(s) alternativo(s): Interaction in the production and reception of contemporary art
Autor: Aguirre, Alexandra 
Primeiro orientador: Castro, Ronaldo Oliveira de
Primeiro membro da banca: Coelho, Maria Claudia Pereira
Segundo membro da banca: Ribeiro, Paulo Jorge da Silva
Terceiro membro da banca: Sinder, Valter
Quarto membro da banca: Geiger, Amir
Quinto membro da banca: Silva, Ana Amélia Brasileiro Medeiros
Resumo: A tese procura compreender quais ações sociais estão presentes na recepção e produção de obras de arte contemporânea. O ponto de vista da etnometodologia é de que os processos de interação são originários e formais, pois o sujeito fenomenológico não se percebe, é sempre o outro para o qual se dirige. E, ao mesmo tempo, as ações sociais e interpretações são orientadas por métodos (pressupostos e subentendidos) compartilhados entre agentes. Para investigar estes métodos, deve-se situá-los no contexto de uso, as circunstâncias concretas , que os tornam observáveis e relatáveis ( accountable ) por meio de operações de visibilização e/ou ocultamento, antecipação e/ou aguardo. A etnometodologia observa as ações sociais em situações rotineiras, nas quais os agentes lançam mão do conhecimento que compartilham e esperam que os outros façam o mesmo. É quando se age sem pensar . As artes são frequentemente analisadas segundo as diferenças produzidas nas relações cotidianas, oferecendo outros olhares e deslocamentos para o que já é habitual. Não negamos esta condição, mas compreendemos também que a observação de artes não se dá fora do mundo social. Cotidianamente, os agentes utilizam recursos de identificação das circunstâncias em que se encontram, do interlocutor com quem interage e do ambiente onde se insere. O que significa que estes recursos estão disponíveis a qualquer pessoa e são levados para o interior de galerias e museus, à revelia de observadores, artistas e instituições. Para qualquer um que ocupe a posição de observador da obra, as circunstâncias concretas da recepção (a obra, o texto da crítica, a fala do artista, a ação dos outros visitantes, etc.), exigem, deste agente, operações semelhantes às utilizadas no cotidiano. Estas operações foram investigadas nas entrevistas com público e artistas, nas quais se buscou reconhecer quais recursos e métodos compartilhados com a obra, o público, os outros artistas e a crítica, eles lançam mão quando ocupam as posições de observador ou produtor de obras de arte.
Abstract: The thesis seeks to identify the social actions present in the reception and production of contemporaty art. According to ethnomethodology, the interaction processes can be classified as both originative and formal, because the phenomenological subject does not perceive itself, it always addresses to someone else. Moreover, social actions and interpretations are guided by methods (implied and expected) shared among agents. Those methods should be investigated in the context of use, the actual circumstances that make them observable and reportable ( accountable ) through operations of visualization and/or concealment, forwardness and/or retention. Ethnomethodology observes the social actions in everyday situations, in which agents make use of the shared knowledge and hope that others do the same thing. It is when one acts without thinking . Works of art are often analyzed by the differences they produce in everyday life, introducing other perspectives to what is usual. We don t deny that carachteristic, but we also understand that art observation belongs to the social world. In everyday life, the agents use action resources to investigate the actual circunstamces, auditors and locations. Therefore, those resources are available to anyone and are taken inside galleries and museums regardless of those institutions, the public and the artists. The actual circumstances of reception (the work of art, the critic s text, the artist s speech, the other visitors actions, etc.) demands of anyone in the observer role procedures similar to those of everyday life. In the interviews with the public and the artists, we tried to identify, through the discourses, which resources and methods are shared with the work, the public, other artists and criticism.
Palavras-chave: Ethnomethodology
Methods
Contemporary art
Etnometodologia
Métodos
Obras de arte contemporânea
Arte moderna
Ciências Sociais
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Ciências Sociais::Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
Citação: AGUIRRE, Alexandra. Interação na produção e recepção de obras de arte contemporânea. 2014. 201 f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/8367
Data de defesa: 17-Set-2014
Aparece nas coleções:Doutorado em Ciências Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Alexandra Aguirre Tese.pdf3,83 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.