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Tipo do documento: Tese
Título: Sendo um consumidor consciente: discursos, projetos e subjetividades
Título(s) alternativo(s): Being a conscious consumer: discourses, projects and subjectivities
Autor: Luz, Carlos Costa Rodrigues 
Primeiro orientador: Rezende, Claudia Barcellos
Primeiro membro da banca: Ayrosa, Eduardo André Teixeira
Segundo membro da banca: Vianna, Adriana de Resende Barreto
Terceiro membro da banca: Prado, Rosane Manhães
Quarto membro da banca: Condé, Geraldo Garcez
Resumo: Esta tese analisa construções discursivas sobre o consumidor consciente, o qual visa se diferenciar de um suposto consumo regular e/ou consumista. Toma por base inicial as atribuições propostas em guias e manuais pró consumo consciente, em específico aqueles produzidos pela Akatu e pelo Idec, os quais buscam conceitualizar, debater e promover este tipo de consumidor. Compreende este grupo inicial enquanto uma dimensão prescritiva do discurso os quais elaboram indicações de ação e embasamentos do conceito. O desdobramento do trabalho realiza uma análise qualitativa do discurso dos indivíduos de camadas médias cariocas que se identificam enquanto este tipo de consumidor. Observa-se as semelhanças, diferenças e o desenrolar destes conceitos nas falas de indivíduos em relação àquelas prescritas nos manuais. Assim, pautado em entendimentos sobre consumo enquanto construtor simbólico, noções de projetos de vida e construção de si, produções de sentido e significado, relações de sociabilidade e novas modalidades de participação política, a tese se desenvolve nos seguintes aspectos: análise das bases de origem as quais formulam possibilidades de inserção na temática se ser e fundamentos possíveis; elementos constituintes fundamentais na formação do perfil dos entrevistados e seus conceitos de consciência, os aspectos emotivos sentimentais responsáveis pela valorização ou desvalorização da experiência, e expectativas e perspectivas a respeito dos relacionamentos com terceiros, abordando o tema principalmente através das categorias: chatos e radicais. Com isso, aprofundando-se nas bases definidoras dos sujeitos, suas concepções de consciência, seus medos, anseios, prazer e felicidades; procurando compreender como a subjetividade destes sujeitos está sendo produzida e como dialogam seus projetos com o espaço urbano de uma grande cidade.
Abstract: This thesis examines discourses on the conscious consumer, who seeks to differentiate itself from a supposed consumerist or regular consumption. Takes as initial base assignments proposed in guides and manuals pro conscious consumption, specifically those produced by Akatu and Idec, which seek to conceptualize, discuss and promote this type of consumer. Understanding this initial group as a prescriptive dimension of discourse, which elaborated indications of action and emplacements of the concept. The unfolding of the work conducts a qualitative analysis of the speeches of individuals from middle class of Rio de Janeiro who identify themselves as this type of consumer. We observe the similarities, differences and developments of these concepts in the speech of individuals in relation to those prescribed in the manuals. So, based on understandings about consumption as a symbolic builder, notions of life projects and self-construction, productions of meaning and significance, personal relations and new forms of political participation, the thesis unfolds in the following aspects: analysis of the bases of origin which formulate possibilities for the insertion in the subject of to be and possible grounds, core constituent elements of in format on of the profile of interviewees and their concepts of consciousness, the emotional and sentimental aspects responsible for the appreciation or depreciation of experience, and expectations and perspectives on the relationships with others, approaching the issue mainly through boring and extreme categories. With this, deepening the bases defining the subjects, their conceptions of consciousness, their fears, anxieties, pleasure and happiness; seeking to understand how subjectivity of these subjects is being produced and how their projects dialogue with the urban space in a big city.
Palavras-chave: Conscious consumption
Project of the self
Discourses
Emotions and subjectivities
Consumo consciente
Projeto de si
Discursos
Emoções e subjetividade
Consumo (Economia)
Comportamento do consumidor
Consumidores - Atitudes
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Ciências Sociais::Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
Citação: LUZ, Carlos Costa Rodrigues. Sendo um consumidor consciente: discursos, projetos e subjetividades. 2014. 237 f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/8376
Data de defesa: 14-Nov-2014
Aparece nas coleções:Doutorado em Ciências Sociais

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