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Tipo do documento: Tese
Título: A escola por trás dos muros da prisão: percepções de alunos detentos sobre educação, religião e vida cotidiana
Título(s) alternativo(s): School behind prison´s walls: the perception of inmate-students about education, religion and everyday life
Autor: Lobo, Edileuza Santana 
Primeiro orientador: Leite, Marcia da Silva Pereira
Primeiro membro da banca: Birman, Patrícia
Segundo membro da banca: Carneiro, Sandra Maria Corrêa de Sá
Terceiro membro da banca: Novaes, Regina Celia Reyes
Quarto membro da banca: Freire, Jussara
Resumo: Este estudo procura compreender como os detentos elaboram a vida cotidiana na prisão e, em que medida o acesso aos dispositivos da educação e da religião disponíveis no cárcere podem contribuir para a reintegração social do indivíduo recluso. A pesquisa foi desenvolvida na perspectiva de que a população carcerária é constituída majoritariamente de pessoas marcadas pela vulnerabilidade social e que não tiveram acesso aos direitos fundamentais ao exercício da cidadania. Para estes indivíduos, o espaço escolar é percebido como espaço de sociabilidade e também de oportunidade de mudança, uma vez que, possibilita vislumbrar caminhos alternativos à vida criminal. As observações foram realizadas em quatro escolas localizadas em unidades prisionais do Rio de Janeiro. Trata-se de um estudo de caráter etnográfico que utiliza a narrativa dos presidiários sobre educação e religião como recurso metodológico. Através de depoimentos e entrevistas, procura identificar experiências que produziram significados no contexto das escolas existentes no interior das prisões e que revelam formas de elaboração da vida cotidiana pelos alunos detentos.
Abstract: This study´s intention is to understand how inmates elaborate their everyday life in prison and to what extend education and religion available prisons facilities can contribute to the social re-education of these incarcerated persons. The research have been conducted under the perspective that the prison population is manly composed by persons who have been marked by social vulnerability and not given the access to the fundamental rights and citizenship. For those persons, the prison school is seen as a place of sociability and as an opportunity of change as well, once it portrays alternative ways to criminal life. The observation was done in four different schools locate in prison´s units in Rio de Janeiro. This paper has an ethnographic perspective that uses prisoners narratives about education and religion as a methodological resource. Thru testimonies and interviews it seeks to indentify experiences that have produced meaning and reveal ways to elaborate everyday life by the inmate-students in the context of the schools inside the prison system.
Palavras-chave: Prison
Inmates
Religion
School
Prison system
Prisioneiros - Educação - Rio de Janeiro (Estado)
Prisioneiros e prisões - Rio de Janeiro (Estado)
Prisioneiros - Condições sociais
Prisão
Presidiário
Religião
Escola
Sistema penitenciário
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Ciências Sociais::Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
Citação: LOBO, Edileuza Santana. A escola por trás dos muros da prisão: percepções de alunos detentos sobre educação, religião e vida cotidiana. 2009. 172 f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/8377
Data de defesa: 6-Nov-2009
Aparece nas coleções:Doutorado em Ciências Sociais

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