Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/8397
Tipo do documento: Tese
Título: Desigualdades educacionais: discriminação, estigma e retraimento no contexto do ambiente escolar e das novas desigualdades contemporâneas
Título(s) alternativo(s): Educational inequalities:discrimination, stigma and withdrawal in the context of the school environment and new inequalities contemporary
Autor: Alves, Maria Railma 
Primeiro orientador: Melo, Doriam Luis Borges de
Primeiro membro da banca: Garchet, Helena Maria Bomeny
Segundo membro da banca: Costa, Marcio da
Terceiro membro da banca: Silva, Graziella Moraes Dias da
Quarto membro da banca: Dayrell, Juarez Tarcisio
Resumo: O propósito fundamental desta tese é analisar as experiências que ocorrem e/ou se cristalizam no ambiente escolar pelos sujeitos (alunos, professores, pais, equipe pedagógica, equipe de gestão e auxiliares de serviços de educação básica) no contexto das desigualdades contemporâneas e, de modo específico, das desigualdades escolares. E ainda, compreender, a partir de uma observação participante efetuada em uma escola pública do ensino fundamental e médio da rede estadual de Montes Claros, as relações instituídas entre os sujeitos no cotidiano escolar e seus efeitos na trajetória escolar dos alunos; além de Identificar as principais percepções dos alunos, professores, equipe pedagógica, equipe de gestão e auxiliares de serviços de educação básica no que tange à discriminação, estigma e retraimento no ambiente escolar. Durante o processo de análise, procurou mapear os principais fundamentos clássicos e contemporâneos acerca do tema das desigualdades nas Ciências Sociais. Nesse bojo, delimitou-se a análise sobre as desigualdades educacionais na cidade de Montes Claros (MG) e no Brasil. A estratégia metodológica concentrou-se no âmbito da pesquisa qualitativa com ênfase na observação participante - caminho perseguido para ajudar na aproximação dos sujeitos investigados. As entrevistas semiestruturadas, a análise documental, as conversas e escutas nos corredores, na sala de supervisão, na sala dos professores e a participação no cotidiano escolar constituíram a principal base de análise. Avaliando os achados da pesquisa, infere-se que, apesar dos avanços no sistema educacional brasileiro, a partir da Constituição de 1988, as desigualdades escolares e educacionais parecem tender a se multiplicar, e a face perversa advinda de tal quadro se manifesta a partir da proliferação do estigma e da discriminação.
Abstract: This thesis intends to analyze experiences that occur and/or consolidate in the school environment by individuals such as (students, teacher, parents, pedagogical team, management team and assistants in basic education services) at the contemporary inequalities context and specifically at the school inequalities. And also comprehend starting from a participant observation accomplished in an elementary and secondary education public school from the State Educational System of Montes Claros city the relations established between subjects in school life and the effects on school performance of students; in addition to identify the main perceptions of students, teachers, pedagogical team, management team and assistants in basic education services regarding discrimination, stigma and withdrawal in the school environment. During the analysis process, it sought to map the main classical and contemporary fundamentals about the topic of inequalities in the social sciences. In the midst of this core it is demarcated the analysis of educational inequalities in Montes Claros city (Minas Gerais) and Brazil. It was used the concentrated methodological strategy in the context of qualitative research with emphasis on observation - used way to assist on rapprochement of the analyzed individuals. The semi-structured interviews, document analysis, conversations in the corridors of the school environment, in the teacher's lounge, in the supervision room and participation in the daily school life were the main analytical basis of that research. After analyzing and evaluating all materials investigated is concluded that despite advances in the Brazilian educational system from the 1988 Constitution, school and educational inequalities seem to have a tendency to multiply and the perverse side arising from that scenery manifests from of the proliferation of stigma and discrimination.
Palavras-chave: School environment
School leavers
School and educational inequalities
Discrimination
Stigma and withdrawal
Ambiente escolar
Abandono escolar
Desigualdades escolares e educacionais
Discriminação
Estigma e retraimento
Discriminação na educação
Sociologia educacional
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Ciências Sociais::Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
Citação: ALVES, Maria Railma. Desigualdades educacionais: discriminação, estigma e retraimento no contexto do ambiente escolar e das novas desigualdades contemporâneas. 2016. 223 f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/8397
Data de defesa: 10-Mar-2016
Aparece nas coleções:Doutorado em Ciências Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Maria Railma Alves.pdf3,31 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.