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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/8399
Tipo do documento: | Tese |
Título: | Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais nos Cursos de Formação Docente: um estudo de caso da Lei 10.639/03 e seus desdobramentos legais |
Título(s) alternativo(s): | National Curriculum Guidelines for the Education of Racial-Ethnic Relations in the Teacher Training Courses: a case study of the 10.639/03 law and it s legal developments |
Autor: | Cardoso, Zilmar Santos ![]() |
Primeiro orientador: | Garchet, Helena Maria Bomeny |
Primeiro membro da banca: | Alberti, Verena |
Segundo membro da banca: | Costa, Marcio da |
Terceiro membro da banca: | Emerique, Raquel Balmant |
Quarto membro da banca: | Sento-sé, João Trajano de Lima |
Resumo: | Esta tese trata da implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais nos cursos de formação docente. As DCNERER e o seu Plano de Implementação, aprovados em 2004 e 2009 respectivamente, representam os desdobramentos legais para fortalecer as ações para a implementação da Lei 10.639/03. O objeto de estudo foram os cursos de licenciatura em Artes/Música, Artes/Teatro, Artes/Visuais, História, Letras e Pedagogia, áreas de conhecimentos citadas na Lei 10.639/03 como privilegiadas para o estudo da História e Cultura Afro-Brasileira na Educação Básica. O foco de pesquisa foram os cursos de licenciatura da Unimontes. Analisou-se também, a forma como a Unimontes vem lidando com essa política de ação afirmativa e quais ações vêm sendo realizadas pelas unidades administrativas diretamente ligadas aos cursos de licenciatura na graduação. A pesquisa constatou que as ações no âmbito da Unimontes para a implementação das DCNERER são pontuais. As DCNERER ainda não se encontram "enraizadas" nos cursos analisados. |
Abstract: | This thesis deals with implementation of the National Curriculum Guidelines for the Education of Racial-Ethnic Relations in the teacher training courses. The DCNERER and Its Implementation Plan, approved in 2004 and 2009 respectively, represent legal developments to strengthen the actions for the implementation of Law 10.639/03. The study object was the degree courses in Arts/Music, Art/Theatre, Arts/Visual, History, Letters and Pedagogy, knowledge areas mentioned in Law 10,639/03 as privileged for Study of History and Afro-Brazilian Culture in Basic Education. The focus of research was the degree of Unimontes. It was Analyzed also a form of how Unimontes are dealing with this Affirmative Action Policy and What are the actions that have been carried out by the administrative units directly linked to degree courses. The survey found that the actions under the Unimontes to implement the DCNERER are one-off. The DCNERER still are not "rooted" in the analyzed courses. |
Palavras-chave: | DCNERER Law 10.639/03 Implementation Teacher training DCNERER Lei 10.639/03 Implementação Formação docente Relações étnico-raciais na educação Brasil. [Lei n. 10.639, de 9 de janeiro de 2003] |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Ciências Sociais::Instituto de Filosofia e Ciências Humanas |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais |
Citação: | CARDOSO, Zilmar Santos. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais nos Cursos de Formação Docente: um estudo de caso da Lei 10.639/03 e seus desdobramentos legais. 2016. 232 f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/8399 |
Data de defesa: | 31-Mar-2016 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Ciências Sociais |
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