Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/8399
Tipo do documento: Tese
Título: Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais nos Cursos de Formação Docente: um estudo de caso da Lei 10.639/03 e seus desdobramentos legais
Título(s) alternativo(s): National Curriculum Guidelines for the Education of Racial-Ethnic Relations in the Teacher Training Courses: a case study of the 10.639/03 law and it s legal developments
Autor: Cardoso, Zilmar Santos 
Primeiro orientador: Garchet, Helena Maria Bomeny
Primeiro membro da banca: Alberti, Verena
Segundo membro da banca: Costa, Marcio da
Terceiro membro da banca: Emerique, Raquel Balmant
Quarto membro da banca: Sento-sé, João Trajano de Lima
Resumo: Esta tese trata da implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais nos cursos de formação docente. As DCNERER e o seu Plano de Implementação, aprovados em 2004 e 2009 respectivamente, representam os desdobramentos legais para fortalecer as ações para a implementação da Lei 10.639/03. O objeto de estudo foram os cursos de licenciatura em Artes/Música, Artes/Teatro, Artes/Visuais, História, Letras e Pedagogia, áreas de conhecimentos citadas na Lei 10.639/03 como privilegiadas para o estudo da História e Cultura Afro-Brasileira na Educação Básica. O foco de pesquisa foram os cursos de licenciatura da Unimontes. Analisou-se também, a forma como a Unimontes vem lidando com essa política de ação afirmativa e quais ações vêm sendo realizadas pelas unidades administrativas diretamente ligadas aos cursos de licenciatura na graduação. A pesquisa constatou que as ações no âmbito da Unimontes para a implementação das DCNERER são pontuais. As DCNERER ainda não se encontram "enraizadas" nos cursos analisados.
Abstract: This thesis deals with implementation of the National Curriculum Guidelines for the Education of Racial-Ethnic Relations in the teacher training courses. The DCNERER and Its Implementation Plan, approved in 2004 and 2009 respectively, represent legal developments to strengthen the actions for the implementation of Law 10.639/03. The study object was the degree courses in Arts/Music, Art/Theatre, Arts/Visual, History, Letters and Pedagogy, knowledge areas mentioned in Law 10,639/03 as privileged for Study of History and Afro-Brazilian Culture in Basic Education. The focus of research was the degree of Unimontes. It was Analyzed also a form of how Unimontes are dealing with this Affirmative Action Policy and What are the actions that have been carried out by the administrative units directly linked to degree courses. The survey found that the actions under the Unimontes to implement the DCNERER are one-off. The DCNERER still are not "rooted" in the analyzed courses.
Palavras-chave: DCNERER
Law 10.639/03
Implementation
Teacher training
DCNERER
Lei 10.639/03
Implementação
Formação docente
Relações étnico-raciais na educação
Brasil. [Lei n. 10.639, de 9 de janeiro de 2003]
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Ciências Sociais::Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
Citação: CARDOSO, Zilmar Santos. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais nos Cursos de Formação Docente: um estudo de caso da Lei 10.639/03 e seus desdobramentos legais. 2016. 232 f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/8399
Data de defesa: 31-Mar-2016
Aparece nas coleções:Doutorado em Ciências Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Zilmar Santos Cardoso.pdf1,47 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.