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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/8402
Tipo do documento: | Tese |
Título: | Atuações e desafios dos atores do Teatro da Laje: "Posso falar?" |
Título(s) alternativo(s): | Performances and challenges of Teatro Laje actors: "Can I Talk?" |
Autor: | Vieira, Ane Lise ![]() |
Primeiro orientador: | Santos, Myrian Sepúlveda dos |
Primeiro membro da banca: | Castro, Maurício Barros de |
Segundo membro da banca: | Souza, Rogerio Ferreira de |
Terceiro membro da banca: | Mendonça, Carlos Eduardo Rebello de |
Quarto membro da banca: | Sinder, Valter |
Resumo: | Num país extremamente desigual como o Brasil, em que opressão de classes, racismo e machismo são estruturais, é muito difícil combinar argumentos relacionados a direitos fundamentais e possibilidades de emancipação e visibilidade, tendo em vista a recusa em se buscar uma perspectiva unitária e sistemática sobre o que esses direitos podem ser. Nesse contexto, o 'Teatro da Laje' nasceu na Vila Cruzeiro, território de periferia do Rio, por iniciativa de um ator e professor de Artes Cênicas da rede municipal, em 2003, utilizando as lajes dos moradores da comunidade como palco para as dramaturgias encenadas. O objetivo deste trabalho é pensar o impacto das práticas desenvolvidas no teatro sobre a agência, as opções e práticas apresentadas pelos jovens frequentadores do Teatro da Laje em seus cotidianos; como afeta as questões de visibilidade e subalternidade dos jovens atores participantes. Para pensar a pluralidade de vozes do Teatro da Laje mediante a trajetória do grupo, que já conquistou prêmios como o 'Cultura Viva', numa conjuntura em que violências são naturalizadas e onde os silêncios não são questionados, os escritos de Gramsci sobre os grupos às margens da história e o popular na cultura permanecem como um desafio, mais atual do que nunca. |
Abstract: | In an extremely unequal country like Brazil, where class oppression, racism and chauvinism are structural, is really hard to combine arguments fundamental of human rights and possibility of emancipation and visibility, bearing in mind the refusal to looking for a unit and systematic perspective regarding this right might be. In this context, the 'Theater of Laje' was born in Vila Cruzeiro, territory of periphery in the city of Rio de Janeiro, by initiative of an arts actor and teacher belong to municipal networking, in 2003, using the slabs of community residents as stage for dramaturgy staged. The objective of this work is to think about the impact of developed practices in theater regard to agency, options and practices presented by young people who stay in the theater in everyday life. Its affect the issues regarding visibility and subalternity of participants actors? To think about so many voices in 'Theater of Laje' by a group way which has already won prizes as "Cultura Viva", in an environment where violence is naturalized and where silences are not questioned, the writings of Gramsci on groups at the margin of history and the popular in culture remain as a challenge, more present than ever. |
Palavras-chave: | Culture Discourse Theater Identity Territory Cultura Linguagem Teatro Identidade Território Ciências sociais |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Ciências Sociais::Instituto de Filosofia e Ciências Humanas |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais |
Citação: | VIEIRA, Ane Lise. Atuações e desafios dos atores do Teatro da Laje: "Posso falar?". 2017. 177 f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/8402 |
Data de defesa: | 6-Set-2017 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Ciências Sociais |
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