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Tipo do documento: Dissertação
Título: Ensino religioso na Alerj: laicidade e confessionalidade em debate
Título(s) alternativo(s): Religious Education in Alerj: debate about secularism and confessionality
Autor: Silva, Manuella Maria Santos Miguel da 
Primeiro orientador: Carneiro, Sandra Maria Corrêa de Sá
Primeiro membro da banca: Mariz, Cecilia Loreto
Segundo membro da banca: Lui, Janayna de Alencar
Resumo: Esta dissertação é o resultado da pesquisa que objetivou analisar as noções de laicidade e os sentidos atribuídos ao ensino religioso que emergem nos discursos dos parlamentares nos debates ocorridos na Alerj (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro) no período compreendido entre janeiro de 1989 e dezembro de 2015 sobre o ensino religioso nas escolas públicas. Analiso também o conteúdo das falas pronunciadas pelas agremiações civis e religiosas que participaram da audiência pública convocada pelo STF em decorrência da Ação Direta de Inconstitucionalidade proposta pela Procuradoria Geral da República. A ideia norteadora é analisar os discursos desses atores sociais nas sessões do plenário para dialogar com o material etnográfico disponível sobre o ensino religioso, buscando compreender quais as concepções vinculadas à laicidade bem como o sentido e expectativas nutridas para o ensino religioso.
Abstract: This essay is the result of the research that purposed the analysis of the notions of secularism and the meaning assigned to religious education that was mentioned in the parliamentarians speech in the debates occurred in Alerj (Legislative Assembly of the State of Rio de Janeiro) In the period from January 1989 to December 2015 about the religious education in public schools. There is also content analysis of the speechs pronounced Pronounced by civil and religious associations who attended the public hearing convened by the STF (Federal Court of Justice) due to ADI (Direct action of unconstitutionality) proposed by the PGR (Attorney general of the republic. The goal is to analyze the speechs of those social agents in the plenary sessions to dialogue with the ethnographic material available about the religious education, aiming the understanding which conceptions are linked to secularism and also the meaning and expectations nurtured for the religious education.
Palavras-chave: Religious education
Secularism
Alerj
Ensino religioso
Laicidade
Alerj
Leigos (Religião)
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Ciências Sociais::Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
Citação: SILVA, Manuella Maria Santos Miguel da. Ensino religioso na Alerj: laicidade e confessionalidade em debate. 2017. 113 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/8405
Data de defesa: 14-Nov-2017
Aparece nas coleções:Mestrado em Ciências Sociais

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