Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/8405
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Ensino religioso na Alerj: laicidade e confessionalidade em debate |
Título(s) alternativo(s): | Religious Education in Alerj: debate about secularism and confessionality |
Autor: | Silva, Manuella Maria Santos Miguel da ![]() |
Primeiro orientador: | Carneiro, Sandra Maria Corrêa de Sá |
Primeiro membro da banca: | Mariz, Cecilia Loreto |
Segundo membro da banca: | Lui, Janayna de Alencar |
Resumo: | Esta dissertação é o resultado da pesquisa que objetivou analisar as noções de laicidade e os sentidos atribuídos ao ensino religioso que emergem nos discursos dos parlamentares nos debates ocorridos na Alerj (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro) no período compreendido entre janeiro de 1989 e dezembro de 2015 sobre o ensino religioso nas escolas públicas. Analiso também o conteúdo das falas pronunciadas pelas agremiações civis e religiosas que participaram da audiência pública convocada pelo STF em decorrência da Ação Direta de Inconstitucionalidade proposta pela Procuradoria Geral da República. A ideia norteadora é analisar os discursos desses atores sociais nas sessões do plenário para dialogar com o material etnográfico disponível sobre o ensino religioso, buscando compreender quais as concepções vinculadas à laicidade bem como o sentido e expectativas nutridas para o ensino religioso. |
Abstract: | This essay is the result of the research that purposed the analysis of the notions of secularism and the meaning assigned to religious education that was mentioned in the parliamentarians speech in the debates occurred in Alerj (Legislative Assembly of the State of Rio de Janeiro) In the period from January 1989 to December 2015 about the religious education in public schools. There is also content analysis of the speechs pronounced Pronounced by civil and religious associations who attended the public hearing convened by the STF (Federal Court of Justice) due to ADI (Direct action of unconstitutionality) proposed by the PGR (Attorney general of the republic. The goal is to analyze the speechs of those social agents in the plenary sessions to dialogue with the ethnographic material available about the religious education, aiming the understanding which conceptions are linked to secularism and also the meaning and expectations nurtured for the religious education. |
Palavras-chave: | Religious education Secularism Alerj Ensino religioso Laicidade Alerj Leigos (Religião) |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Ciências Sociais::Instituto de Filosofia e Ciências Humanas |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais |
Citação: | SILVA, Manuella Maria Santos Miguel da. Ensino religioso na Alerj: laicidade e confessionalidade em debate. 2017. 113 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/8405 |
Data de defesa: | 14-Nov-2017 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Ciências Sociais |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Manuella Maria Santos Miguel da Silva.pdf | 1,3 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.