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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/8416
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Ações afirmativas no Ensino Superior: o debate no Congresso Nacional |
Título(s) alternativo(s): | Affirmative actions in College Education: the debate in the national congress |
Autor: | Miranda, Luma Doné ![]() |
Primeiro orientador: | Garchet, Helena Maria Bomeny |
Primeiro membro da banca: | Sento-sé, João Trajano de Lima |
Segundo membro da banca: | Vieira, Andréa Lopes da Costa |
Resumo: | A presente dissertação analisou a formulação de políticas de ações afirmativas para o ensino superior público no Congresso Nacional Brasileiro que originaram a lei nº 12.711/12. A partir do método de análise de conteúdo, a pesquisa esteve pautada nos documentos produzidos na Câmara dos Deputados Federais e no Senado. Sob a perspectiva do ciclo da política pública formulado por Stephen Ball, buscou-se compreender quais grupos foram contemplados com este tipo de política bem como os atores envolvidos no desenvolvimento. Como resultado, percebemos que havia uma preferencia na reserva de vagas como modalidade das ações afirmativas e dos estudantes de escola pública como grupo alvo. Do mesmo modo, procuramos analisar os argumentos presentes na criação da lei. Encontramos a justificativa da desigualdade de renda sendo mobilizada de forma recorrente pelos atores. |
Abstract: | The present dissertation analyzed the formulation of affirmative action policies for public higher education in the Brazilian National Congress that originated the law 12.711/12. Based on the content analysis method, the research was based on documents produced in the Federal Chamber of Deputies and the Senate. From the perspective of the public policy cycle formulated by Stephen Ball, it was tried to understand which groups were contemplated with this type of policy as well as the actors involved in the development. As a result, we noticed that there was a preference in the reserve of vacancies as a modality of affirmative actions and public school students as a target group. In the same way, we try to analyze the arguments present in the creation of the law. We find the justification of income inequality being mobilized recurrently by the actors. |
Palavras-chave: | Affirmative actions College education Public policy Ações afirmativas Ensino superior Política pública Programa de ações afirmativas |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Ciências Sociais::Instituto de Filosofia e Ciências Humanas |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais |
Citação: | MIRANDA, Luma Doné. Ações afirmativas no Ensino Superior: o debate no Congresso Nacional. 2018. 140 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/8416 |
Data de defesa: | 14-Mar-2018 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Ciências Sociais |
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