Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/8425
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Do salvacionismo à segregação: a experiência dos Centros Integrados de Educação Pública no Rio de Janeiro |
Título(s) alternativo(s): | From salvation to segregation: the experience of the Centros Integrados de Educação Pública in Rio de Janeiro |
Autor: | Emerique, Raquel Balmant |
Primeiro orientador: | Garchet, Helena Maria Bomeny |
Primeiro membro da banca: | Gomes, Angela Maria de Castro |
Segundo membro da banca: | Zaluar, Alba Maria |
Resumo: | Este trabalho versa sobre a relação entre a implantação de um projeto de educação pública e a sua receptividade social. Resgata as concepções que deram origem ao programa de implantação das escolas de tempo integral no estado do Rio de Janeiro e como hoje elas são vistas por seus usuários. Discute os resultados inesperados que teve o projeto educacional salvador (não só da educação como também das populações empobrecidas do estado do Rio de Janeiro). Pretendendo ser inclusivo, dando ao pobre acesso a benefícios que não tinha, produziu mais segregação, repetindo a seletividade que a escola pública brasileira apresenta. |
Abstract: | This work talks about the relationship between the implementation of a public education's project and its social receptivity. It rescues the conceptions which gave rise to the Full time schools implantation program in Rio de Janeiro State and how they have been seen by its users. It talks about the unexpected results of the "savior" educational project (not only concerning the education but also to the impoverished populations from RIo de Janeiro State). Intending to be inclusive, giving to a poor person access to benefits he had not before, it ended up producing more segregation, repeating the selectivity that Brazilian public school already presented. |
Palavras-chave: | Sociology of education Elementary school School inequalities Full time school Centro Integral de Educação Pública (CIEP) Centros Integrados de Educação Pública Sociologia da educação Ensino fundamental Escola de tempo integral Centros Integrados de Educação Pública (CIEPs) |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::SOCIOLOGIA DA EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Ciências Sociais::Instituto de Filosofia e Ciências Humanas |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais |
Citação: | EMERIQUE, Raquel Balmant. Do salvacionismo à segregação: a experiência dos Centros Integrados de Educação Pública no Rio de Janeiro. 1997. 130 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1997. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/8425 |
Data de defesa: | 8-Dez-1997 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Ciências Sociais |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Dissertacao Raquel Emerique.pdf | 405,91 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.