Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/8436
Tipo do documento: Dissertação
Título: Deus, o diabo e a televisão: mídia moderna de massa e pentecostalismo em uma comunidade evangélica da Ilha Grande
Título(s) alternativo(s): God, the devil and television
Autor: Bakker, André Werneck de Andrade 
Primeiro orientador: Birman, Patrícia
Primeiro membro da banca: Carneiro, Sandra Maria Corrêa de Sá
Segundo membro da banca: Medeiros, Bianca Stella Pinheiro de Freire
Resumo: O foco desta dissertação é a relação entre Pentecostalismo e a tecnologia televisiva na vila de Provetá, uma comunidade evangélica situada na Ilha Grande, município de Angra dos Reis, Estado do Rio de Janeiro. Os residentes de Provetá são majoritariamente membros da Igreja Pentecostal Assembléia de Deus, situada ali desde princípios da década de 1930. A televisão, em contraste, fora introduzida na vila apenas em 1987, mediante o acesso a antenas parabólicas. O objetivo central da dissertação é compreender o processo histórico e social de inserção da tecnologia televisiva na vila de Provetá, e como esta tecnologia se relaciona com mídias e práticas Pentecostais de mediação com o transcendental . Condenada num primeiro momento pelo então pastor presidente da Assembléia de Deus como uma tecnologia exclusivamente diabólica e portanto, irrevogavelmente proibida aos membros da igreja , a televisão fora progressivamente ressignificada pelas lideranças da igreja como uma tecnologia ambivalente, a partir da qual tanto Deus quanto o Diabo seriam capazes de operar. A dissertação explora, nesse sentido, o processo de negociação em torno dos significados religiosos atribuídos à televisão, bem como os regimes normativos relativos ao seu consumo. Dado o status ambivalente da tecnologia televisiva aos olhos das lideranças contemporâneas da igreja seu potencial de estar a serviço de Deus ou do Diabo, do bem ou do mal , busco compreender uma ética do assistir que parece subjazer o processo de autorização do consumo da televisão, isto é, como um crente deve assisti-la. Assistir à televisão de forma eticamente apropriada, portanto, implicaria um conhecimento essencial sobre como assistir. Este conhecimento, argumento, é o conhecimento da Bíblia. Mediante um regime de verdade bíblico, os provetaenses traçariam uma distinção fundamental em relação aos conteúdos televisivos considerados factuais ou reais , cujo consumo seria inofensivo ou benéfico, e aqueles considerados forjados , encenados ou construídos , cujo consumo seria inapropriado, ou ainda perigoso. Partindo da identificação das telenovelas da Rede Globo como mentiras de natureza diabólica, e do telejornal como um espaço de aprendizado para o crente, empreendo uma análise de recepção destes programas, buscando compreender as dinâmicas simbólicas e sensoriais de identificação das presenças e das agências de Deus e do Diabo através da televisão. O argumento central a ser desenvolvido na dissertação é o de que a experiência de assistir à televisão em Provetá encontra-se estruturada por uma estética Pentecostal fomentada a partir da Bíblia. A partir das práticas religiosas de mediação centradas na Bíblia, um regime sensorial Pentecostal fora progressivamente constituído: uma dada gramática do sentir os objetos da experiência em relação ao regime de verdade Bíblico. Têm-se, desse modo, uma dinâmica circular no interior da qual imagens são experimentadas sensivelmente a partir do prisma da verdade Bíblica, e tais sensações, por sua vez, objetificam a realidade dessa verdade no corpo do sujeito. Nessa dialética entre o crer e o sentir, a experiência sensível de assistir à televisão é informada por um entendimento Pentecostal da realidade, e esse entendimento é autenticado por aquilo que é sentido.
Abstract: This thesis main concern is with the entanglement of television and Pentecostal Christianity in Provetá, an evangelical community in Ilha Grande, State of Rio de Janeiro, Brazil. The evangelical epithet of the aforementioned community is due to the remarkable presence of the Assembly of God in the village since the 1930 s. My main purpose in this thesis is to understand how the technology of television has been culturally incorporated in the village of Provetá. It will be argued that, in its moment of arrival, television as a technology was symbolically framed by religious leaderships as an exclusive device of satanic agency, an exclusive medium of the Devil. Nonetheless, through its progressive insertion in the village, the symbolic character of television appeared to have radically shifted: from a technology of the Devil, television is currently framed as an ambivalent portal through which the spiritual battle between God and Devil takes place. Instead of being condemned per se as a technology, television is an ambivalent object whose consumption urges caution and a proper use i.e., a given knowledge of how to use it. This knowledge, it is argued, is knowledge of the Bible. Through that knowledge an ethics of watching television appeared to have been yielded: what is ethically commendable or condemnable to be watched. My argument is that a concern with the status of reality of television contents constantly underpinned the moral evaluation of them, of whether they were considered good or bad . Through an understanding of reality centered in the Bible, a fundamental distinction unfolded between television contents regarded as factual , or belonging to the realm of real happenings , and others identified as forged , constructed , or inauthentic. Whereas the consumption of realistic television contents was thought to be harmless and even instructive for a Christian, the latter was considered morally innapropriate, and dangerous. The fictional genre of narrative was by and large conceptualized as a lie : an intentional construction of a given subject, driven towards purposes of seduction and delusion from the real world; the author of such constructions, I was told, is the Devil. A focal point of this thesis is to understand through which cultural dynamics the agencies of God and of Devil were identified in television: what kinds of television contents, aesthetics, images and narrative styles were addressed as utterances of God s or the Devil s agency. Departing from such identification of the television news as a rather positive space of potential learning of what is happening in the world for a Christian, and of fiction as dangerous lies , as the Devil s strategy of seduction par excellance, I undertake an analysis of reception of two television programs in more depth: Rede Globo de Televisão s telenovelas and the Jornal Nacional. The main argument to be developed throughout the thesis is that the experience of watching television in Provetá is symbolically and sensorially underpinned by a Pentecostal aesthetics: a given grammar of sensing the objects of experience in relation to the Biblical truth. Television consumption, in this sense, was being mediated by a religious medium, the Bible promoting, in turn, a remediation of the Biblical truth. In this circular dynamics between feeling and believing, images are sensually experienced through the prism of the Biblical truth, and those sensations, conversely, objectify the religious truth in the subject s body. Through such dialetics of feeling and believing, the sensual experience of watching television is underpinned by a Pentecostal understanding of reality, and this understanding is authenticated by what is felt.
Palavras-chave: God
Devil
Bible
Television
Ethics of watching
Mediation
Pentecostal aesthetics
Pentecostalismo
Televisão na religião
Comunicação de massa em religião
Deus
Diabo
Bíblia
Televisão
Ética do assistir
Mediação
Estética pentecostal
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Ciências Sociais::Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
Citação: BAKKER, André Werneck de Andrade. Deus, o diabo e a televisão: mídia moderna de massa e pentecostalismo em uma comunidade evangélica da Ilha Grande. 2008. 323 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/8436
Data de defesa: 17-Set-2008
Aparece nas coleções:Mestrado em Ciências Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissertação - André Werneck de Andrade Bakker - 2008 - Completa.pdf2,34 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.