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Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/8437
Tipo do documento: Dissertação
Título: Adultos na fé: os rituais de passagem de católicos e presbiterianos e o posicionamento dos iniciados em relação ao sincretismo religioso
Título(s) alternativo(s): Adulthood in faith: the rituals of passage of catholics and presbyterian and their attitudes toward syncretism
Autor: Jorge, Pedro Henrique Souza 
Primeiro orientador: Mariz, Cecilia Loreto
Primeiro membro da banca: Gonçalves, Marcia de Vasconcellos Contins
Segundo membro da banca: Machado, Maria das Dores Campos
Resumo: Essa dissertação compara os processos de construção identitária das igrejas católica e presbiteriana e a socialização dos fiéis em cada uma delas para identificar a influência desses fatores nas atitudes de católicos e presbiterianos frente ao sincretismo religioso. A adesão à igreja católica é, via de regra, definida em termos da participação nos sacramentos. Nessa identidade sacramental preconiza-se o aspecto encantado e místico sobre o intelectual e a unidade dogmática tende a desempenhar um papel secundário. Contrariamente, no caso do protestantismo a identidade tende a ser definida em termos intelectuais, já que o critério para a participação é a confissão a reta doutrina tal como está definida nas confissões de fé. Além disso, as diferenças organizacionais entre as duas igrejas parecem interferir nesse processo de formação das identidades. A igreja católica, por concentrar em uma imensa unidade as diversas maneiras de se aderir a ela, pode ser classificada como uma organização de massas. Já a igreja presbiteriana mais parece uma organização de quadros, menor, mais inflexível à diversidade, ela doutrina seus quadros internamente através da Escola Bíblica Dominical. Para entender a sociabilidade e educação religiosa de cada igreja escolhi estudar dois grupos de preparação para rituais homólogos: a Crisma no caso católico e a Pública Profissão de Fé no caso presbiteriano. Ambos podem ser classificados como ritos de iniciação, pois dramatizam a passagem dos fiéis da infância para a maturidade espiritual.Uma vez adultos na fé, tanto católicos quanto presbiterianos, deveriam, segundo a visão institucional, repudiar ao sincretismo religioso, pois não se pode servir a dois senhores. Mas será que essa rejeição ao sincretismo de fato acontece? Se não, de que formas ele se manifesta entre católicos e presbiterianos? São essas as perguntas que pretendo responder.
Abstract: This Master´s thesis compares Catholic and Presbyterian churches identity construction processes and the socialization up each of these churches in order to identify the influence of these factors on Catholic and Presbyterian faithfull s attitudes toward religious syncretism. A person is considered as a member of Catholic church if receives Catholic sacraments. This sacramental identity values more the enchantment aspect of faith over the intellectual, also it plays down the faithfull s intellectual adherence to church dogma. In contrast, in Protestantism a church identity is defined in intellectual terms. To be a member of a church is to confess the doctrine defined as right by this church. In addition, organizational differences of the Catholic and Presbyterian churches seem to affect these distinct identity construction processes. Due to its ability to include in a same huge unity a large diversity of being religious, the Catholic Church can be classified as a igreja de massa (or church for the mass while the Prebyterian church organization can be identified as igreja de quadros (or church for leadership ). Smaller, more inflexible toward diversity than Catholic Church, the Presbyterian one indoctrinates their members within the church through Bible Sunday School. In order to understand the sociability and religious education processes in each church, I choose to research two preparatory study groups for similar rites of passage: the ritual of Confirmation , for the Catholic case, and the ritual of Public Profession of Faith , for the Presbyterian. Both can be identified as iniciation rituals because both dramatize the passage of the faithful from Spiritual childhood to Spiritual maturity. Once being adult in faith, both catholics and presbyterians must, acording to their institucional views, repudiate religious syncretism, because one cannot serve two Masters . Would religious syncrestim rejections in fact occur equally in both churches? If not, what differs catholics from presbyterians? These are questions I intend to answer.
Palavras-chave: Catholic church
Presbyterian church in Brazil
Church organization
Religious socialization
Rites of passage
Religious syncretism
Igreja católica
Igreja presbiteriana do Brasil
Organização eclesiástica
Socialização religiosa
Rituais de passagem
Sincretismo religioso
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Ciências Sociais::Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
Citação: JORGE, Pedro Henrique Souza. Adultos na fé: os rituais de passagem de católicos e presbiterianos e o posicionamento dos iniciados em relação ao sincretismo religioso. 2009. 123 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/8437
Data de defesa: 9-Out-2009
Aparece nas coleções:Mestrado em Ciências Sociais

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