Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/8439
Tipo do documento: Dissertação
Título: A violência na escola e o seu papel de socialização
Título(s) alternativo(s): The violence in the school and the role of socialization
Autor: Ferrão, Aline de Araujo 
Primeiro orientador: Sento-sé, João Trajano de Lima
Primeiro coorientador: Garchet, Helena Maria Bomeny
Primeiro membro da banca: Coelho, Maria Claudia Pereira
Segundo membro da banca: Emerique, Raquel Balmant
Resumo: A temática violência e escola como um objeto de estudo já está mais consolidada em alguns países, tais como França, entretanto a definição de violência na escola ainda suscita discussão. No Brasil, ela começou a ser abordada por pesquisadores nas últimas décadas, quando a violência cresceu nas grandes cidades e também quando a rede pública de ensino teve uma grande expansão. Neste contexto, a violência na escola ganha relevância social. Diante de tais fatos, esta pesquisa se propõe a analisar as diversas violências que se entrelaçam às dinâmicas escolares e alteram significativamente a sociabilidade daqueles que pertencem à instituição. Os valores da cultura da violência, como suspensão dos direitos dos outros e imposição através da força ou de sua ameaça, podem conflitar com o papel de socialização da instituição de ensino. Há uma tensão entre dois modelos de orientação na escola que representa um grande desafio para o cumprimento de seu papel social de formação moral e intelectual. Da mesma forma, este trabalho procura analisar se a violência presente na comunidade pode se reproduzir no espaço escolar. Para isso, a entrevista foi realizada com o corpo docente e uma análise de textos escritos pelos discentes de duas instituições diferentes da mesma rede de ensino.
Abstract: Violence and the school as an object of study is already more established in some countries such as France, however the definition of violence in school still in debate. In Brazil, it s begun to be broached a subject by researchers in recent decades, when violence grew up in big cities and also when the public school system had a major expansion. In this context, violence in school gets social relevance. Given these facts, this research is to analyze the various forms of violence that interact with school dynamics and also change significantly the sociability of those in the institution. The values of the violence culture, such as suspension of other rights and imposition by force or it s threat, are contrary to the values that should be incorporated in school. The school is the main role in the process of socializing new generations, so it should be a place that values the otherness, dialogue and tolerance among all. There is a tension between two types of orientation in the school that represents a great challenge to fulfill its social role of moral and intellectual formation. Likewise, this paper analyzes the violence in the community can play in the school. To do this, I interviewed the teachers and analyze texts written by student from two different institutions of the same school system.
Palavras-chave: Violence
School
Socialization
Violência
Escola
Socialização
Violência na escola
Disciplina escolar
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Ciências Sociais::Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
Citação: FERRÃO, Aline de Araujo. A violência na escola e o seu papel de socialização. 2011. 109 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/8439
Data de defesa: 13-Dez-2011
Aparece nas coleções:Mestrado em Ciências Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Aline de Araujo Ferrao Dissertacao.pdf550,59 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.