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Tipo do documento: Dissertação
Título: O choro que se aprende no colégio: a formação de chorões na Escola Portátil de Música do Rio de Janeiro
Título(s) alternativo(s): The choro learned at school: the formation of choro musicians in the Escola Portátil de Música of Rio de Janeiro
Autor: Alves, Carolina Gonçalves 
Primeiro orientador: Santos, Myrian Sepúlveda dos
Primeiro membro da banca: Birman, Patrícia
Segundo membro da banca: Naves, Santuza Cambraia
Resumo: O objetivo desse trabalho foi analisar a formação de chorões na Escola Portátil de Música (EPM) do Rio de Janeiro. Nesse projeto de formação musical, que reúne alunos interessados pelo choro, é possível perceber como os músicos passam a compartilhar determinados gostos e preferências e como eles se submetem a determinadas regras quanto à forma de tocar. Há regras na formação do pandeirista do choro que o distinguem dos pandeiristas de samba, por exemplo. Na Escola Portátil há a formulação de regras, o fortalecimento do grupo que lá se forma e seu distanciamento de outros grupos que não têm a mesma formação. O uso do pandeiro de couro é uma das regras que contribui para o fortalecimento do grupo. Essas regras, que são passadas por um grupo de professores, direta ou indiretamente, a seus alunos, são apreendidas e incorporadas ao cotidiano da Escola, fortalecendo a identidade do grupo. O resultado é a formação de músicos, pouco receptivos a formulações distintas daquelas geradas na Escola. Por outro ladonovas configurações do choro surgem a partir da disseminação da música que é traduzida na Escola tanto na esfera nacional como internacional. Em suma, este trabalho surge a partir da tentativa de avaliar o universo de regras que surge na Escola Portátil de Música do Rio de Janeiro, levando em conta a afirmação da identidade a partir da diferença.
Abstract: The aim of this study was analyze the formation of choro musicians in the Escola Portátil de Música (EPM) of Rio de Janeiro. In this project of musical formation, which brings together students interested in choro, we can see how the musicians share certain tastes and preferences and how they undergo certain rules on how to play. There are rules in the formation of the pandeirista of choro that distinguish him of the pandeiristas of samba, for example. In Escola Portátil the rules are formed, what strengthens the group formed and increase distance from other groups that don t have the same training. The use of the skin tambourine is one of the rules that increase the strengthening of the group. These rules, which are passed by a group of teachers, directly or indirectly, to their students are captured and incorporated to the daily of the School, strengthening the group identity. The result is the formation of a group of musicians, unreceptive to other types of formulations. Moreover new configurations of choro arise from the spread of music that is translated in the School nationally and internationally. In short this work arises from the attempt to evaluate the universe of rules that appears in theEscola Portátil de Música ofRio de Janeiro, taking into account the statement of identity from the difference.
Palavras-chave: Music
Sociability
Behavior
Música
Sociabilidade
Comportamento
Choro (Música) Rio de Janeiro
Música popular Rio de Janeiro
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Ciências Sociais::Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
Citação: ALVES, Carolina Gonçalves. O choro que se aprende no colégio: a formação de chorões na Escola Portátil de Música do Rio de Janeiro. 2009. 120 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/8451
Data de defesa: 7-Out-2009
Aparece nas coleções:Mestrado em Ciências Sociais

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