Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/8459
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Violência escolar: uma análise sobre os seus significados |
Título(s) alternativo(s): | School violence: an analysis of their meanings |
Autor: | Santos, Liliane Motta dos ![]() |
Primeiro orientador: | Garchet, Helena Maria Bomeny |
Primeiro membro da banca: | Coelho, Maria Claudia Pereira |
Segundo membro da banca: | Sento-sé, João Trajano de Lima |
Terceiro membro da banca: | Barbosa, Maria Ligia de Oliveira |
Resumo: | Este trabalho é uma tentativa de verificar quais os fatos considerados como violentos no interior da escola pelos diferentes atores escolares e compreender os seus significados. O cenário escolhido para a investigação foi uma escola estadual, localizada no município de Nilópolis, na Baixada Fluminense do Estado do Rio de Janeiro. Concentrei a atenção sobre duas turmas de 2ª série do Ensino Médio e observei a dinâmica das relações que se davam no interior desta escola. A partir da observação da dinâmica em sala de aula cotidianamente, da realização de entrevistas e aplicação de questionários com os atores deste espaço escolar tentei analisar os discursos sobre o fenômeno violência escolar. A preocupação que orientou a produção deste trabalho é que alguns fatos considerados como violentos pelos atores escolares podem perturbar a ordem escolar e seu incremento pode agir sobre o processo de ensino-aprendizagem e desempenho escolar. |
Abstract: | This work is an attempt to verify the facts considered violent within the school by school actors and understand their meanings.The scenario chosen for the research was a state school, located in Nilópolis in Baixada Fluminense in Rio de Janeiro. Focused attention on two classes of 2nd grade of high school and observed the dynamics of relations within which they gave this school. From the observation of the dynamics in the classroom every day, the completion of the application of questionnaires and interviews with actors of this school tried to analyze the discourse on school violence phenomenon. The concern that has guided the production of this work is that some facts considered by violent actors school may disrupt the order and its increase school can act on the process of teaching-learning and school performance. |
Palavras-chave: | School violence Violent event School actors School Violência escolar Fatos violentos Atores escolares Espaço escolar |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::SOCIOLOGIA DA EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Ciências Sociais::Instituto de Filosofia e Ciências Humanas |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais |
Citação: | SANTOS, Liliane Motta dos. Violência escolar: uma análise sobre os seus significados. 2009. 120 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/8459 |
Data de defesa: | 25-Ago-2009 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Ciências Sociais |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Liliane Dissertacao.pdf | 430,47 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.