Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/8462
Tipo do documento: Dissertação
Título: A construção social da identidade da sociologia como disciplina escolar: que sociologia é essa?
Título(s) alternativo(s): The social construction of Sociology as a school subject: what kind of Sociology is that?
Autor: Pereira, Marcia Menezes Thomaz 
Primeiro orientador: Sant'anna, Maria Josefina Gabriel
Primeiro membro da banca: Garchet, Helena Maria Bomeny
Segundo membro da banca: Oliveira, Luiz Fernandes de
Resumo: Este trabalho se insere no debate a respeito da Sociologia como disciplina escolar e tem por objetivo investigar a identidade desta ciência na escola. Que Sociologia é essa? constitui sua indagação efetiva e desdobra-se na proposta de perceber como a Sociologia está sendo construída pelos professores e professoras regentes na sua relação cotidiana com a disciplina, em algumas das escolas da rede pública de ensino do estado do Rio de Janeiro. Quatro são os elementos que, articulados, consideramos relevantes como meio para demarcar aspectos que nos aproximem da identidade desta disciplina. São eles: a sua trajetória na Educação Básica; os sentidos que lhes são atribuídos, sintetizados nos objetivos e na especificidade desta disciplina em relação às demais; os conteúdos e metodologias mobilizados na construção cotidiana do conhecimento escolar da Sociologia; e, por fim, os lugares que ela vem ocupando na escola. A noção de configuração, de Norbert Elias, permitiu enxergar esta identidade como um processo social em construção. Deste modo, além de trabalhos acadêmicos e de documentos oficiais de âmbito nacional e estadual, esta pesquisa teve como fonte entrevistas semi-estruturadas realizadas com professores e professoras desta rede de ensino.
Abstract: The context of this research work is the debate about Sociology as a school discipline. Its goal is to investigate the identity of this science inside the school. What is this Sociology? is its effective question. That question unfolds in the proposal of realize how Sociology is being built by the school teachers in their daily relationship with the discipline in some of the schools of the public school system of the state of Rio de Janeiro. There are four elements considered relevant to line off aspects that make us closer to the identity of this discipline: its trajectory in Basic Education; the meanings ascribed to them, which are synthesized in the objectives and specificity of this discipline in relation to other; the content and methodologies deployed in the daily construction of school knowledge of Sociology; and, finally, the place this discipline has been occupying inside the school. The notion of configuration, by Norbert Elias, allowed us to see that identity as a social process in construction. Thus, this research had as source interviews withteachers of this school system, in addition to academic papers and official (national and state) documents.
Palavras-chave: Teaching sociology
School
Identity
Configuration
Ensino de sociologia
Escola
Identidade
Configuração
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Ciências Sociais::Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
Citação: PEREIRA, Marcia Menezes Thomaz. A construção social da identidade da sociologia como disciplina escolar: que sociologia é essa?. 2014. 180 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/8462
Data de defesa: 26-Ago-2014
Aparece nas coleções:Mestrado em Ciências Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Marcia Menezes T Pereira Dissertacao.pdf936,99 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.