Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/8470
Tipo do documento: Dissertação
Título: Performance: o desenrolar do drama em um grupo de Capoeira Angola
Título(s) alternativo(s): Performance: the development of drama in a Capoeira Angola s group
Autor: Ferreira, Natasha da Veiga 
Primeiro orientador: Gonçalves, Marcia de Vasconcellos Contins
Primeiro membro da banca: Guimarães, Roberta Sampaio
Segundo membro da banca: Vassallo, Simone Pondé
Resumo: Este trabalho é um estudo de caso cujo objeto consiste em um grupo de capoeira angola que passava por um momento de transição. A partir do rompimento entre os dois principais líderes do grupo sem mestre, investigou-se as tensões existentes reveladoras de diferentes pontos de vista sobre a capoeira e a atuação do mesmo em suas redes de relacionamento. Estas diferenças são significativas uma vez que estão relacionadas com as transformações em torno das concepções sobre esta atividade e também se inserem no contexto de transformações em curso na cidade do Rio de Janeiro. Concebendo-se a capoeira angola como um estilo de vida, as diversas maneiras de pensá-la também geram diferentes maneiras de atuar na sociedade. A metodologia consiste na pesquisa qualitativa com observação participante. Escolheu-se a abordagem pela performance por se acreditar que os valores são comunicados também por meio das diferenças de movimentação. Ao final da pesquisa, concluiu-se que o grupo investigado passava por um momento de transição, que considero como uma passagem apoiada nas considerações de Victor Turner, já em vias de transição para a fase seguinte a partir da indicação do treinel que ficou responsável de se juntar a um grupo já estabelecido.
Abstract: This work is a study of case which object consists of a group of capoeira angola that was passing through a transition moment. From the disruption between the two principal leaders of the group that was without master, there was the investigation of the present tensions revealing different points of view about capoeira and the way the group should act through its relationship nets. These differences are meaningful once they are related to the changes around the conceptions about this activity and they are also inserted on the context of transformations in progress at the Rio de Janeiro's city. Conceiving capoeira angola as a life style, the many ways of thinking about it also generate various forms of acting at the society. The methodology is the qualitative research with participant observation. The performance appproach was chose for the belief that values are communicated also by the differences among the movimention. At the final stage of the research, it was concluded that the investigated group was passing through a transition moment, which was considered as a passage, accordingly to Victor Turner s studies, already going to the next phase from the indication of the responsible treinel to join a established group.
Palavras-chave: Performance
Capoeira angola
Liminarity
Capoeira - Rio de Janeiro (RJ)
Cultura - Rio de Janeiro (RJ)
Performance
Capoeira angola
Liminaridade
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Ciências Sociais::Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
Citação: FERREIRA, Natasha da Veiga. Performance: o desenrolar do drama em um grupo de Capoeira Angola. 2014. 82 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/8470
Data de defesa: 28-Nov-2014
Aparece nas coleções:Mestrado em Ciências Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Natasha da Veiga Ferreira Dissertacao.pdf1,52 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.