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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/8478
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Discriminação e preconceito no universo balé clássico |
Título(s) alternativo(s): | Discrimination and prejudice in the universe of classical ballet |
Autor: | Santos, Mariana Alves Prazeres dos ![]() |
Primeiro orientador: | Carneiro, Sandra Maria Corrêa de Sá |
Primeiro coorientador: | Gonçalves, Marcia de Vasconcellos Contins |
Primeiro membro da banca: | Machado, Elielma Ayres |
Segundo membro da banca: | Vassallo, Simone Pondé |
Resumo: | Nessa dissertação, procuro compreender como são construídas algumas formas de discriminação racial no mundo do balé clássico. Ou seja, como ser negro ou ser branco é um diferencial nesse contexto, e como esta discriminação é subjetivamente experimentada pelos bailarinos negros. O estudo qualitativo realizado teve por base as entrevistas realizadas com bailarinos daquele universo, que me ajudaram a compor o quadro das relações vivenciadas, revelando reciprocidades e disputas. O ponto de partida desse estudo foi a minha própria trajetória neste universo e a análise das biografias de Eros Volúsia, dançarina brasileira que se projetou internacionalmente, através de coreografias próprias, inspiradas na cultura brasileira e de Mercedes Baptista, a primeira bailarina negra a pertencer ao corpo de baile do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Meu foco principal foram as relações sociais construídas no contexto do balé clássico, bem como as estruturas de poder. Apostei na ideia de que estas se constituíam em um bom caso para se pensar como determinadas modalidades de relações raciais se apresentam no Brasil. |
Abstract: | In this dissertation, I try to understand how some forms of racial discrimination are constructed in the world of classical ballet. That is, as being black or as being white is a differential in this context, and as such discrimination is subjectively experienced by black dancers. The qualitative study was based on interviews with dancers of that universe. Which helped me to compose the framework of relationships experienced, revealing reciprocities and disputes. The starting point of this study, was to my own path in this universe, the analysis of biographies, one is about Eros Volúsia, a Brazilian dancer who designed internationally trhough its own choreography, inspired by Brazilian culture, and also story life of Mercedes Baptista. The first black ballerina to belong to the corps de ballet of the Municipal Theater of Rio de Janeiro. My main focus was the social relationships built in the context of classical ballet and power structures. I have bet on the idea that these were a good case for thinking as certain forms of race relations present in Brazil. |
Palavras-chave: | Classical ballet Racial relations Discrimination Trajectories Balé clássico Relações raciais Discriminação Trajetórias Balé (Dança) - História - Brasil Balé (Dança) - Brasil - Aspectos sociais |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Ciências Sociais::Instituto de Filosofia e Ciências Humanas |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais |
Citação: | SANTOS, Mariana Alves Prazeres dos. Discriminação e preconceito no universo balé clássico. 2015. 160 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/8478 |
Data de defesa: | 26-Jan-2015 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Ciências Sociais |
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Arquivo | Tamanho | Formato | |
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