Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/8482
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Violência nas escolas: uma comparação entre duas escolas diferenciadas dentro de uma mesma comunidade |
Título(s) alternativo(s): | Violence in Schools: a comparison between two differentiated schools inside the same community |
Autor: | Fernandes, Raquel Brum ![]() |
Primeiro orientador: | Garchet, Helena Maria Bomeny |
Primeiro coorientador: | Coelho, Maria Claudia Pereira |
Primeiro membro da banca: | Sento-sé, João Trajano de Lima |
Segundo membro da banca: | Emerique, Raquel Balmant |
Resumo: | O tema da violência nas escolas vem sendo estudado nos últimos anos por pesquisadores de diversas áreas científicas. Através de uma abordagem interdisciplinar este trabalho procurou compreender o tema por uma nova perspectiva: a partir da percepção dos atores sociais envolvidos nesse contexto. Com base na literatura já existente percebe-se que a violência escolar pode ocorrer de várias formas. As ações consideradas violentas, assim como a definição do próprio conceito de violência divergem em função de quem e do que se fala. Essas divergências influenciam as experiências que os indivíduos têm em relação ao fenômeno, as quais podem estar relacionadas a atos físicos ou verbais, explícitos ou discretos em estigmas e normas sociais. A análise dessas experiências foi feita através do estudo antropológico das emoções suscitadas nelas e percebidas por alunos de duas escolas localizadas em uma mesma comunidade. Possuindo as duas instituições projetos educativos diferentes, uma comparação foi ainda realizada entre as relações das estruturas escolares com as experiências de seus alunos com a violência. |
Abstract: | The subject of violence inside schools has been studied in recent years by researchers from many scientific areas. Through an interdisciplinary approach this study sought to understand the topic with a new perspective: from the perception of social actors involved in this context. Based on existing literature it is perceived that school violence can occur in several ways. The actions considered to be violent as well as the concept of violence itself differ depending on who and what is said. These differences affect the experiences that individuals have in relation to the phenomenon, which may be related to physical or verbal acts, explicit or discrete in stigmas and social norms. The analysis of these experiences was performed using the anthropological study of the emotions aroused in them and perceived by students of two schools located in the same community. Since the two institutions have different educational projects, a comparison was still made between the relations of school structures with the experiences of their students with violence. |
Palavras-chave: | Violence School Emotion CIEP Violência Escola Emoção CIEP Violência escolar - Rio de Janeiro (RJ) Educação e Estado - Rio de Janeiro (RJ) |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Ciências Sociais::Instituto de Filosofia e Ciências Humanas |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais |
Citação: | FERNANDES, Raquel Brum. Violência nas escolas: uma comparação entre duas escolas diferenciadas dentro de uma mesma comunidade. 2010. 89 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/8482 |
Data de defesa: | 23-Set-2010 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Ciências Sociais |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Raquel Brum Fernandes.pdf | 522,34 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.