Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/8488
Tipo do documento: Dissertação
Título: As cotas na Medicina: perfil, desempenho e percepções
Título(s) alternativo(s): The quotas in Medicine: profile, performance and perceptions
Autor: Nascimento, Tarcília Edna Fernandes do 
Primeiro orientador: Garchet, Helena Maria Bomeny
Primeiro membro da banca: Melo, Doriam Luis Borges de
Segundo membro da banca: Silva, Graziella Moraes Dias da
Resumo: O presente trabalho versa sobre a política de cotas nas universidades brasileiras, sendo analisado o caso da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e especialmente o curso de Medicina desta universidade. A escolha da instituição deveu-se ao fato de se tratar da universidade que recebeu a responsabilidade de inaugurar a política, estando sob as críticas e polêmicas desde os primeiros momentos. O curso foi escolhido por ser de alto prestígio social, historicamente povoado pelas elites, e com grau de dificuldade de entrada muito acentuado. O interesse por descobrir como esta política é encarada em um curso com estas características foi o motor propulsor desta pesquisa. Pretendeu-se descobrir quem são os alunos beneficiários deste programa, atentando para suas características socioeconômicas e culturais. Busquei também compreender como são dadas as relações destes alunos, entre eles, entre os demais estudantes, professores e a vida universitária. A metodologia do trabalho de pesquisa partiu da análise de documentos e de pesquisa de campo. Foram analisadas as atas do Conselho Superior da Uerj (Consun), as leis nacionais e estaduais e o banco de dados estatísticos da Uerj, o DataUerj. Um questionário foi aplicado nas turmas de Medicina, e foram realizadas também entrevistas com alunos cotistas e não cotistas do curso, sobre o que se refere às percepções destes atores sobre a política analisada. O referencial teórico discute conceitos sobre credencialismo, meritocracia e espaços subordinados. A análise dos dados mostrou que os alunos cotistas têm desempenho escolar similar aos não cotistas, apesar de características socioeconômicas inferiores. Foi possível concluir ainda que as percepções dos alunos, cotistas ou não, ainda é carregada de concepções que perpassam os conceitos teóricos aqui analisados.
Abstract: This study deals with the policy of quotas in Brazilian universities, and examined the case of the Universidade Estadual do Rio de Janeiro and especially the medical school of the university. The choice of the institution was due to the fact that it is the university that given the responsibility of inaugurating the policy, being under the criticism and controversy from the very beginning. The course was chosen because of its high social prestige, historically populated by elites and an entry with a high difficulty degree. The interest in discovering how this policy is seen in a course of this nature was the driving motor of this research. It is intended to find out who are the students beneficiaries of this program, noting their socioeconomic and cultural characteristics. I seek also understand how the relationship of these students are given, with themselves, among other students, teachers and university life. The methodology of research work came from document analysis and field research. The minutes of supreme council (CONSUN) of the Uerj were analyzed, national and state laws and the statistical database of Uerj, the DataUerj. A questionnaire was administered in students groups of Medicine and also interviews were conducted with quota students and not quota students, on what concerns the perceptions of these actors on the analyzed policy. The theoretical framework discusses concepts of credentialism, meritocracy and subordinates spaces. Data analysis showed that quota students have similar academic performance to not quota students, despite lower socioeconomic characteristics. It was also possible to conclude that the perceptions of students, with quota or not, is still full of concepts that underlie the theoretical concepts discussed here.
Palavras-chave: Quotas in universities
Credentialism
Meritocracy
Affirmative action
Subordinate spaces
Cotas nas universidades
Credencialismo
Meritocracia
Ações afirmativas
Espaços subordinados
Universidades e faculdades Sistema de cotas Rio de Janeiro (Estado)
Programas de ação afirmativa Rio de Janeiro (Estado)
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Ciências Sociais::Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
Citação: NASCIMENTO, Tarcília Edna Fernandes do. As cotas na Medicina: perfil, desempenho e percepções. 2015. 241 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/8488
Data de defesa: 10-Set-2015
Aparece nas coleções:Mestrado em Ciências Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissertacao - Tarcilia Edna Fernandes do Nascimento.pdf3,1 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.