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Tipo do documento: Dissertação
Título: O sentido político do pré-vestibular comunitário da Maré: adesões e resistências
Título(s) alternativo(s): The political sense of the pré-vestibular of the Mare: accessions and resistances
Autor: Santos, Sergio Baptista dos 
Primeiro orientador: Garchet, Helena Maria Bomeny
Primeiro membro da banca: Costa, Vanda Maria Ribeiro
Segundo membro da banca: Sento-sé, João Trajano de Lima
Resumo: O objeto desta pesquisa é a proposta política do Pré-vestibular criado pela ONG Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré (Ceasm), que atua na favela da Maré e propõe não apenas promover o acesso dos moradores da Maré ao Ensino Superior, mas também formar indivíduos para reverterem a realidade opressiva a que estão submetidos. Os organizadores do Curso Pré-vestibular Maré (CPV-Maré) acreditam que o saber acadêmico torna mais credenciados seus alunos para serem sujeitos da transformação social que pretendem, tendo a intenção de formar intelectuais orgânicos (Gramsci 1968). A intervenção na realidade que esperam está vinculada à concepção de justiça social chamada política de reconhecimento (Taylor, 2005), segundo a qual, a identidade de um indivíduo ou grupo pode sofrer danos se as pessoas, ou a sociedade, a refletem num quadro depreciável: a falta de reconhecimento pode ser uma forma de opressão que aprisiona indivíduos ou grupos em um modo de ser falso e deformado. O objetivo desta dissertação é, pois, verificar se a expectativa do CPV-Maré se realiza. Para tanto, aplicaram-se entrevistas a oito ex-alunos do curso que ingressaram na PUC-RJ em 2000. Com a análise das entrevistas, percebe-se que esses alunos fizeram dessa universidade um espaço privilegiado de lutas por reconhecimento
Abstract: The researches object is the politics propose of the Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré (CEASM), that works in the a Maré district and proposes more than promote the access the Maré´s residents to university, it also wants to capacity people to change their oppressive reality. The course s organizers think that academic learning makes the students more capable to promote the social transformation, and they mind to form organic intellectuals (Gramsci, 1968). This intervention on the reality is the entail to the social justice conception named recognition politics (Taylor, 2005), that asserts the person s or group s identity may suffer damage, if the people, or the society, depreciate that identity.: the lack of recognition can be a form of oppression that impression persons or groups in a false and distorted mode of being. Than this dissertation s aim is to verify if the Maré`s preparatory course s expectation becomes true. For this, interviews were made with eight persons that studied at the Maré´s preparator y course and entered at PUC-RJ university on 2000. The interview s analysis allows be perceived that the students made the university a privileged space for the fight for recognition.
Palavras-chave: Preparatory course
Recognition
Education
Pré-vestibular
Educação
Reconhecimento
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Ciências Sociais::Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
Citação: SANTOS, Sergio Baptista dos. O sentido político do pré-vestibular comunitário da Maré: adesões e resistências. 2007. 178 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/8497
Data de defesa: 16-Out-2007
Aparece nas coleções:Mestrado em Ciências Sociais

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