Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/8510
Tipo do documento: Dissertação
Título: Sobre duas rodas: emoções e consumo no motociclismo
Título(s) alternativo(s): On two wheels: emotions and consumption in motorcycling
Autor: Luz, Carlos Costa Rodrigues 
Primeiro orientador: Rezende, Claudia Barcellos
Primeiro coorientador: Coelho, Maria Claudia Pereira
Primeiro membro da banca: Prado, Rosane Manhães
Segundo membro da banca: Ayrosa, Eduardo André Teixeira
Resumo: Partindo do questionamento de como as emoções podem se vincular no advento do consumo em um grupo específico esta dissertação de mestrado objetiva compreender esta vinculação nos motociclistas da cidade do Rio de Janeiro. Tendo como principal fonte de dados entrevistas não-estruturados com roteiro aberto analiso os discursos proferidos por estes nativos. Foi necessário compreender a construção do ser motociclista: seus objetivos, trajetórias, participação em moto clubes e no universo motociclístico, a obtenção do primeiro veículo, os processos de troca e customização dos objetos. A relação dos indivíduos com as motos apresentou variações e deslocamentos discursivos, revelando um elaborado contexto de construção de sentido e significado, demonstrando que o objeto pode ser representado e consumido de diferentes formas. Por fim, buscou-se compreender o aparato emocional utilizado nesta prática, tanto os almejado quanto os rechaçados pelos nativos. Pude observar que em muitos momentos mesmo os sentimentos não desejados podem ser reconstruídos com a finalidade de reforçar o comprometimento do indivíduo com sua prática.
Abstract: Based on the question of how emotions articulate consumption in a specific group, this Master's dissertation aims at understanding this is sue among the motorcycle riders in Rio de Janeiro. Based on non-structured interviews, I analyze the speeches made by these riders. It was necessary to understand the construction of being a rider: their goals, life-histories, bike clubs and participation in the motorcycle world, the acquisition of the first vehicle, the processes of exchange and customization of objects. The relationship between individuals and their bikes presented variations and discursive displacements, revealing an elaborate framework of construction of meaning and significance, showing that the object may be represented and consumed in different ways. Finally, I tried to understand the emotional apparatus expressed in this practice, both the emotions valued and rejected by the riders. Many times even the unwanted feelings could be reconstructed with the purpose of strengthening the commitment of individuals to their practice
Palavras-chave: Consumption
Emotions
Build group
Subculture of consumption
Consumo
Emoções
Construção de grupo
Subcultura de consumo
Consumo (Economia) - Aspectos sociais
Motociclismo
Motociclistas - Rio de Janeiro (RJ)
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Ciências Sociais::Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
Citação: LUZ, Carlos Costa Rodrigues. Sobre duas rodas: emoções e consumo no motociclismo. 2009. 157 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/8510
Data de defesa: 12-Mai-2009
Aparece nas coleções:Mestrado em Ciências Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissertacao Carlos C R Luz.pdf1,64 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.