Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/8524
Tipo do documento: Tese
Título: Objetos de aprendizagem em Radiologia Odontológica como recursos facilitadores ao Ensino Superior
Título(s) alternativo(s): Learning objects in Dental Radiology as facilitating resources for Higher Education
Autor: Monier, Elza Bernardes 
Primeiro orientador: Araujo, Denizar Vianna
Primeiro coorientador: Oliveira, Ana Emília Figueiredo de
Primeiro membro da banca: Rendeiro, Márcia Maria Pereira
Segundo membro da banca: Rangel, Mary Therezinha Alexandre Simen
Terceiro membro da banca: Marques, Daniele Meira Conde
Quarto membro da banca: Baesse, Deborah de Castro e Lima
Resumo: O conhecimento da Anatomia Radiográfica Oral é fundamental para uma boa interpretação dos exames de imagem, o que pode contribuir na definição do diagnóstico, tratamento e prognóstico dos casos clínicos que rotineiramente utilizam os exames radiográficos. Este trabalho propôs discorrer sobre o uso de objetos de aprendizagem em Radiologia Odontológica como recursos auxiliares ao Ensino Superior. Para isso, dividiu-se o estudo em 02 capítulos. O capítulo 01 consiste em uma revisão integrativa acerca dos recursos educacionais digitais utilizados no ensino da radiologia oral, que permitiu apresentar sobre os principais objetos digitais de aprendizagem desenvolvidos na área em questão nos últimos 10 anos. O levantamento bibliográfico propiciou demonstrar a variedade dos recursos digitais atualmente existentes, além de reforçar a importância da utilização destes no fortalecimento do ensino em radiologia oral. O capítulo 02 apresenta uma pesquisa que avaliou o uso de dois objetos educacionais em Anatomia Radiográfica Oral considerando a metodologia da sala de aula invertida, conforme os critérios de aquisição de conhecimento e satisfação dos alunos. Para tanto, foram desenvolvidos dois livros educacionais na referida temática, sendo um livro em formato eletrônico e outro em formato impresso. Em seguida, realizou-se uma intervenção educacional, a partir de um ensaio controlado com 34 estudantes de Odontologia da Universidade Federal do Maranhão. Os discentes foram randomizados em dois grupos, que disponibilizaram informações de perfil, bem como participaram de uma avaliação de pré-teste de conhecimento. O estudo seguiu com as seguintes ações: disponibilização de acesso aos objetos por grupo em um período de 7 dias; primeira avaliação pós-teste e avaliação dos objetos, por meio do questionário LORI; aula presencial para ambos os grupos; e após 30 dias, segunda avaliação pós-teste para verificação de retenção de conhecimento. Ambos os objetos de aprendizagem estudados receberam avaliações positivas quanto à satisfação dos discentes sobre a qualidade dos recursos. A avaliação de conhecimento revelou que tanto o livro eletrônico como o livro impresso foram capazes de potencializar o desempenho dos participantes. E em combinação ao ensino presencial, o livro eletrônico proporcionou resultado superior na retenção do conhecimento em comparação ao livro impresso.
Abstract: The knowledge of Oral Radiographic Anatomy is fundamental for a good interpretation of the imaging tests, which may contribute to the definition of the diagnosis, treatment and prognosis of the clinical cases that routinely use the radiographic examinations. This work proposes to discuss the use of learning objects in Dental Radiology as auxiliary resources to Higher Education. For this, the study was divided into 02 chapters. Chapter 01 consists of an integrative review of the digital educational resources used in oral radiology teaching, which allowed us to present the main digital learning objects developed in the area in question in the last 10 years. The literature review showed the variety of digital resources currently available, as well as reinforcing the importance of using them to strengthen teaching in oral radiology. Chapter 02 presents a research that evaluated the use of two educational objects in Oral Radiographic Anatomy considering the methodology of the inverted classroom, according to the criteria of knowledge acquisition and student satisfaction. For that, two educational books were developed in this theme, one book being in electronic format and another in printed format. Then, an educational intervention was carried out, based on a controlled trial with 34 students of dentistry at the Federal University of Maranhão. The students were randomized into two groups, which provided profile information as well as participated in a knowledge pre-test assessment. The study followed the following actions: providing access to objects by group in a period of 7 days; first post-test evaluation and evaluation of the objects, through the LORI questionnaire; classroom for both groups; and after 30 days, the second post-test evaluation to verify knowledge retention. Both learning objects studied received positive evaluations of students' satisfaction with the quality of resources. The evaluation of knowledge revealed that both the electronic book and the printed book were able to potentiate participants' performance. And in combination with face-to-face teaching, the e-book provided superior results in retention of knowledge compared to the printed book.
Palavras-chave: Dental Radiology
Oral Health Education
Educational technology
Radiologia Odontológica
Educação em Saúde Bucal
Tecnologia educacional
Dentes Radiografia
Saúde bucal
Livros eletrônicos
Aprendizagem
Tecnologia educacional
Radiologia Livros eletrônicos
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ODONTOLOGIA::RADIOLOGIA ODONTOLOGICA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro Biomédico::Faculdade de Ciências Médicas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas
Citação: MONIER, Elza Bernardes. Objetos de aprendizagem em Radiologia Odontológica como recursos facilitadores ao Ensino Superior. 2018. 74 f. Tese (Doutorado em Ciências Médicas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/8524
Data de defesa: 9-Jul-2018
Aparece nas coleções:Doutorado em Ciências Médicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Elza Bernardes Monier Tese completa.pdf1,64 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.